Publicado em Deixe um comentário

Vacinar para proteger: calendário de vacinas

Nosso bebezinho acabou de nascer e, nem mesmo começou a conhecer o mundo, precisa receber as primeiras vacinas. É comum que mamães e papais fiquem apreensivos nesse momento, afinal ninguém gosta de ver seu bebê chorando ou com dor, mas nesse caso o instinto de proteção deve falar mais alto!

A vacinação do bebê desde os primeiros dias de vida é muito importante para garantir a imunidade da criança contra diversas doenças causadas por vírus e bactérias. Logo ao nascer, o bebê deve receber a BCG (contra a tuberculose e suas formas mais graves) e a vacina contra hepatite B, cuja primeira dose deve ser dada nas primeiras 12 horas de vida.

Segundo o Ministério da Saúde, “a vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, febre amarela, entre outras”, conforme divulgado em seu site.

No total, são 33 vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) até a criança completar 18 meses de idade, incluindo pneumocócica, meningocócica, rotavírus, influenza e outras.

Depois disso, somente a partir dos quatro anos será necessário fazer o reforço de algumas vacinas. Acesse aqui o calendário sugerido pela SBP e aqui a grade recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Felizmente, o Brasil possui um dos melhores programas de imunização gratuita oferecidos em todo o mundo, sendo que muitas vacinas estão disponíveis em postos de saúde de todo o País (mas algumas delas você só vai encontrar em clínicas de vacinação particulares).

Veja abaixo o Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde (clique na imagem para aproximar):calendario vacinacao 11_06_2013

Vale lembrar, para cuidar da saúde dos nossos filhos é importante manter sempre a carteirinha de vacinação atualizada, além de ficar atento às campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Photl.com

logo_ClubeMamaePraticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para acompanhar nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.