Publicado em 1 comentário

5 maneiras de fazer a criança arrumar o próprio quarto

Consultora organizacional dá dicas que podem mudar a rotina aí na sua casa

LOGO_DICAS_PRATICASQuem não conhece uma criança que é muito bagunceira e deixa os pais de cabelo em pé quando abrem a porta do quarto do filho? Ou, então, quem de vocês também era assim quando criança?

O fato é que existem pessoas que são mais organizadas que outras. Eu mesma sou bem menos organizada que a minha irmã gêmea, a Fabi. Confesso! Então, fiquei pensando: como posso ajudar a Manuela a ser uma pessoa mais organizada que eu? Mas, claro, sem neuras …

Nada melhor do que perguntarmos para uma pessoa que trabalha com o tema. Pensando nos pais que têm crianças pequenas e filhos que fazem birra para não arrumar o quarto, pedi para a consultora organizacional Simone Lima, de São Paulo (SP), preparar cinco dicas sobre o assunto. Veja a seguir e depois me conta o que você achou.

5 maneiras de fazer seu filho arrumar o próprio quarto

1) Procure deixar toda a casa arrumada
Mantenha o quarto do seu filho sempre limpo e arrumado para que a criança se sinta incomodada num ambiente diferente deste. O resto da casa também deve seguir a mesma ordem, caso contrário, a criança se sentirá desestimulada a manter a organização.

2) Não guarde as coisas de qualquer jeito
Lembre-se: guardar não é empilhar, nem embolar tudo e colocar num canto, mas guardar cada coisa em seu lugar.

3) Fique de olho na rotina
Manter bons hábitos e regras também ajudará seu filho a ser mais organizado. Portanto, rotina é a palavra de ordem. As crianças devem ter hora certa para o banho, que deve ser um momento de prazer e diversão. Outra rotina importante se refere ao horário das refeições. Isto é muito relevante para a criança evitar comer fora de hora e acabar pulando refeições importantes. Outras dicas: cuidado com o excesso de brincadeiras na hora das refeições e comer com as mãos é legal e necessário, mas até certa idade.

imagem_release_98343_Simone Lima
Simone Lima: “Guardar não é empilhar”

4) Ensine brincando
Brincadeiras e jogos envolvendo a arrumação têm sempre ótimos resultados. Desta forma, a criança aprenderá uma coisa importante para o dia a dia se divertindo.

5) Seja persistente
Não desista nunca. Provavelmente não será na primeira tentativa que o sucesso surgirá, mas vale continuar insistindo, pois toda a família sairá ganhando.

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Você também pode gostar de ler:
“Como salvar o planeta no quarto do bebê”

Um comentário sobre “5 maneiras de fazer a criança arrumar o próprio quarto

  1. Gostei realmente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.