Publicado em 2 comentários

Quando levar o bebê ao dentista

Primeiros dentinhos

Mães de primeira ou muitas viagens (já que a gente esquece, né?) sempre ficam em dúvida sobre como devem cuidar dos dentinhos do seu bebê. Entre as perguntas, a gente se questiona: quando levar ao dentista pela primeira vez? É preciso ter algum cuidado antes dos dentes nascerem?

É sobre esses assuntos que trata este post, e nada melhor do que uma odontopediatra para contar tudo pra gente. Veja que bacana as orientações enviadas ao nosso blog pela doutora Milena Louzas, especialista em Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares, de São Paulo (SP).

O início

A partir dos 3 meses de idade, realize a limpeza da boca com gaze e água filtrada, uma vez ao dia, até os primeiros dentinhos nascerem, o que costuma acontecer por volta dos 6 meses de idade. Mas antes dos 3 meses apenas faça a limpeza com gaze e água filtrada caso observe placas de leite na boca do bebê.

Os primeiros dentinhos

A erupção dos primeiros dentes pode vir acompanhada de coceira, agitação, irritação e comprometimento do sono do bebê, além de levar a um quadro de febre leve. Utilize muitos mordedores gelados e frutas mais duras, em pedaços grandes, para que a criança faça um “esfregaço”.

Uma curiosidade é que a “babação” começa aos seis meses pela maturação das glândulas salivares e nem sempre está associada à erupção dos primeiros dentinhos.

A visita ao dentista

A primeira visita ao odontopediatra é indicada com o surgimento do primeiro dente ou no primeiro ano de vida, o que vier primeiro.

O uso da escova de dentes 

Introduza a escova assim que perceber que os dentinhos estão nascendo (quando já houver a erupção). Use-a como mordedor ou mesmo uma brincadeira para o bebê ir se adaptando à nova rotina. Deve-se usar a escova para limpar os dentes assim que a criança tiver metade da coroa dos dentes na boca.

E na hora de mamar …

Ao utilizar a mamadeira com a criança sentada no seu colo imitando a posição de amamentação natural, amamente um pouco do lado direito e um pouco do lado esquerdo, pois dessa forma a musculatura de ambos os lados receberá a mesma dose de estímulo.

Mamães, espero que vocês consigam cuidar bem dos dentinhos de seus bebês e que essas dicas sejam úteis para vocês.

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Foto: Freeimages/ Alicia Veronica Monje López

10799609_753530831384867_836884265_nCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

2 comentários sobre “Quando levar o bebê ao dentista

  1. O dente do meu bebe de 9 meses está crescendo com uma placa amarela no meio do dente, é normal???

    1. oi Marcia, é importante você levar seu bebê para uma odontopediatra avaliar. Meu filho Serginho tem um dentinho da frente “duplo” e a dentista disse que é normal, mas tem que tomar cuidado com a limpeza porque fica mais sujeito à cáries. Então, talvez não seja nada, mas vale levar para a avaliação. Beijos, Fabi Fontainha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.