Publicado em 4 comentários

Dicas para o desfralde com sucesso

Para quem já vive em casa tentativas de desfralde ou para os pais que ainda estão começando a pensar sobre o assunto, o blog Mamãe Prática apresenta 5 passos para obter sucesso no processo de desfralde. As orientações (muito bacanas!) são da psicóloga e psicanalista Clarice Wichinescki Zotti, de Curitiba (PR). Mamãe de quatro filhos, ela fala com grande propriedade sobre o tema. Vale checar suas dicas!

Passo 1 – Tenha calma
Os pais devem, em primeiro lugar, observar e respeitar o tempo de desenvolvimento de seu filho. Tirar as fraldas precocemente, em nome de um orgulho social, ao invés de respeitar o tempo de maturação neurológica do seu filho, poderá trazer consequências futuras no desenvolvimento psíquico do mesmo.

Passo 2 – Veja os sinais
Normalmente, quando a criança está pronta para isso, ela começa a observar os pais indo ao banheiro e começa a querer fazer como eles. É um bom momento de explicar e começar a ensiná-la a usar o banheiro.

Passo 3 – Fique tranquila
A tranquilidade da mãe nesse processo é fundamental para o sucesso do empreendimento. Brigar, gritar ou bater no filho quando ele não faz o xixi e o cocô no lugar e hora certos trará consequências futuras. Forçar esse controle esfincteriano muito cedo pode desenvolver comportamentos compulsivos, obsessivos e teimosos, além de desvios de caráter no futuro.

Passo 4 – Entenda que, às vezes, é melhor adiar
Se a mãe começa a tirar a fralda e vê que está sendo um processo doloroso e difícil para seu filho, não custa esperar mais um pouco. Observe os avanços psicomotores de seu filho. Quando ele começa a demonstrar agilidade motora, controle das mãos, pernas e pés, estará mais apto a dar o próximo passo e se livrar das fraldas que tanto o incomodam nas brincadeiras.

Passo 5 – Acredite, o momento certo virá!
As crianças querem sempre fazer como os adultos, querem evoluir, e chega um momento em que elas praticamente pedem para tirar a fralda, seja pelo incômodo que lhes causa ou por um processo de identificação com o adulto ou irmãozinho mais velho.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Freeimages.com/ Ramona Gaukel

Você também pode gostar de ler:
“Dicas para seu filho largar a chupeta”

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

4 comentários sobre “Dicas para o desfralde com sucesso

  1. O meu bebê tem dois anos. É já gosta de ficar sem fralda. Porém ele só faz cocô se eu colocar a fralda. É toda vez qui meu filho vai ao banheiro ele vai junto pra observar.

    1. oi Ana Maria! Meu filho de 3 anos ainda está no processo de desfralde. Xixi faz direitinho no vaso ou pinico, mas cocô por enquanto apenas na fralda. Temos que ter paciência porque aos poucos eles aprendem. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  2. O meu bebê tem 2 e 6 meses e tbm faz só xixi no peniquinho e cocô na fralda .. eu não fico cobrando dele pois eu creio q tudo tem seu tempo

    1. Oi Dani, legal que você tem essa consciência (e paciência) para esperar o tempo dele. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.