Publicado em 1 comentário

Bom momento para engravidar

Estudo mostra que chegada da primavera aumenta fertilidade masculina

Primavera é o mês das flores, mas o motivo dessa estação do ano ganhar destaque aqui no blog é outro. Vejam que curioso: a boa notícia para quem está tentando engravidar é que, com a chegada da primavera, os homens ficam mais férteis!

Um estudo realizado pelo Instituto Sapientiae, braço científico do Grupo Fertility, em São Paulo (SP), revela que na estação mais florida do ano o sêmen contém mais espermas, com mais motilidade (faculdade de mover-se espontaneamente) e menos defeitos, resultando num aumento de chances para a fertilização.

De acordo com o Dr. Edson Borges, médico urologista especialista em Medicina Reprodutiva, há um salto nas taxas de fertilização de 67,9%, no inverno, para 73,5%, na primavera. Segundo ele, assim como outros estudos internacionais nesse sentido, as causas exatas para esse aumento da fertilidade masculina não são totalmente conhecidas. “Aparentemente, o esperma é mais afetado durante os períodos de muito frio ou muito calor. Sabemos que essa diferença tem algo a ver com temperaturas agradáveis, exposição adequada à luz natural, e, consequentemente, uma variação hormonal que favorece a fertilização”, explica.

Além disso, o comportamento dos casais durante essa estação também pode ter alguma influência. Para o médico, os casais podem manifestar uma diferença de comportamento nessa época do ano, com uma atitude mais positiva, com menos estresse, menos sedentarismo e uma disposição maior em adotar hábitos que favoreçam a fertilidade (veja abaixo). “Todo esse conjunto é altamente benéfico para os casais que desejam engravidar”, diz.

O estudo do Instituto Sapientiae acompanhou 1.932 pacientes submetidas à fertilização in vitro (FIV) durante um ano: 444 na primavera, 469 no verão, 584 no outono e 435 no inverno. Estudo semelhante foi realizado em Israel, na Universidade Ben-Gurion, na região do Negev. Nesse caso, foram avaliados mais de 6 mil homens em tratamento de infertilidade. Os resultados foram semelhantes, evidenciando que no final do inverno e começo da primavera são encontrados espermas em maior quantidade, mais motilidade e menos anormalidades que poderiam eventualmente dificultar o tratamento de fertilização.

Hábitos para o casal que deseja engravidar:
– Largar o cigarro e o álcool
– Aumentar a ingestão de frutas, verduras e alimentos integrais
– Reduzir o consumo de gordura trans e carne vermelha
– Dormir bem

Mamães, o que acharam dessa notícia?

* Foto: Vídeo Arte estúdio

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Um comentário sobre “Bom momento para engravidar

  1. Bem curioso este estudo … não imaginei que poderia ter influência a primavera na fertilização.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.