Mamãe na Cozinha: arroz de forno à mineira

Se tem uma combinação que a Manu (minha bebê de 1 ano e meio) tem gostado ultimamente é arroz com feijão! Mas ela gosta de arroz  de qualquer jeito e, por isso, gostei muito dessa receita que recebi da empresa Josapar, que faz o famoso Arroz Tio João. A receita parece ser bastante saborosa e nutritiva, principalmente porque traz couve entre seus ingredientes (fonte de cálcio e potássio, por exemplo). Então, se seu filho é muito resistente à couve, quem sabe assim ele consiga comê-la …

Em termos de calorias, esse arroz de forno não parece ser dos mais lights (o ponto negativo é a linguiça frita), mas se a gente não fizer da fritura algo diário, mas só de vez em quando, aí pode, né? Mas vamos à receita:

Arroz de forno à mineira

Ingredientes:
 – 3 colheres (sopa) de óleo
– 2 xícaras (chá) de arroz
– Sal
– 600 g de linguiça fresca
– 3 colheres (sopa) de margarina
–  ½ maço de couve higienizada e fatiada finamente
– 1 xícara (chá) de queijo tipo meia cura em cubos (150 g)

Modo de preparo:

Aqueça 2 colheres (sopa) de óleo em uma panela pequena por 1 minuto. Junte o arroz e deixe-o fritar por cerca de 30 segundos, mexendo bem. Acrescente 4 xícaras (chá) de água quente e sal. Cozinhe em fogo alto até ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até que a água seque. Tire a panela do fogo e deixe abafada por 5 minutos para terminar a cocção.

Retire a pele da linguiça e amasse-a ligeiramente com um garfo. Aqueça o óleo restante em uma frigideira grande por 1 minuto em fogo alto e frite a lingüiça até ficar bem sequinha. Misture com o arroz e reserve.

Na mesma frigideira, ferva ¼ de xícara (chá) de água com a margarina, cozinhe a couve por 30 segundos em fogo alto e misture-a ao arroz com linguiça. Junte os cubos de queijo, disponha em um refratário e leve ao forno a 180ºC, pré-aquecido, por cerca de 25 minutos ou até que o queijo esteja derretido. Sirva quente, acompanhando uma salada de alface.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Mamães, achei essa receita super simples e rápida de fazer. Se você for colocá-la em prática, conte pra gente como ficou.

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Você também pode gostar de ler:
Mamãe na cozinha: Frango xadrez super light
Mamãe na Cozinha: bolo de fubá de liquidificador
Mamãe em Festa: Tema Moranguinho Baby

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.