Publicado em 2 comentários

Cuidados com as crianças no verão

O verão já está aí e parece que todo mundo começa a ficar meio doido. Primeiro tem a loucura das festas de final de ano e depois a corrida para curtir as tão desejadas (e merecidas) férias! Mas em meio a tantos compromissos não podemos esquecer alguns cuidados com as crianças para que esses dias de descanso não se tornem verdadeiras “férias frustradas” (risos).

Recentemente, falamos aqui no blog sobre os cuidados com a pele das crianças no verão e até mesmo sobre como o horário de verão, que acontece na maioria dos Estados brasileiros, pode afetar a saúde dos pequenos.

Agora trazemos as dicas de saúde e alimentação do pediatra e neonatologista Jorge Huberman, de São Paulo, sobre os cuidados que devemos ter com as crianças no verão. Veja que bacana:

Alimentação
Os alimentos naturais e frescos devem ser prioridade, mas certifique-se de que folhas, verduras e legumes foram bem tratados. Frutas como melancia, melão, abacaxi, manga, laranja e uva são uma boa pedida. Tente evitar produtos industrializados. Comidas gordurosas ou compradas fora de casa devem ter atenção redobrada. Nem sempre o processo de preparação, conservação e refrigeração é conhecido, o que pode oferecer riscos à saúde.

Hidratação
O consumo de água deve ser reforçado, embora não exista uma quantidade extra ideal. Os pais devem oferecer água e sucos regularmente durante todo o dia, principalmente quando os pequenos estiverem expostos ao sol. É importante não esperar que a criança peça água, porque quando ela sente sede, já pode estar desidratada. Umas das maneiras de avaliar se a criança está precisando de água é observar a cor da urina e a frequência com que ela faz xixi. A cor escura e o pouco volume podem ser sinais de falta de ingestão de água.

Picadas de insetos
Até seis meses não se pode passar na pele do bebê antimosquitos. Após esse período, use os protetores em gel. O uso de sapatos, calça e blusa de manga comprida em regiões muito infestadas também ajuda a prevenir as picadas. Se por ventura a criança for picada, procure o médico para este orientar o melhor tratamento.

Proteção solar
Até o sexto mês nenhuma proteção solar pode ser usada a não ser ficar longe do Sol. Após essa idade, fazer o uso a cada duas horas de protetores solares fator 30 ou mais para evitar queimaduras ou consequências futuras para a pele. Os bebês com menos de um ano de idade merecem cuidados extras. Devem ser expostos ao sol até às 10h. Se os pais notarem febre, sede intensa, pele seca, olhos fundos, ausência de lágrimas e moleira baixa devem consultar um pediatra.

Mamães e papais, espero que essas dicas e lembretes possam ser úteis e que vocês possam aproveitar bastante o verão com os seus filhos!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Marcos Santos

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

2 comentários sobre “Cuidados com as crianças no verão

  1. Boas dicas, não podemos esquecer dos Chapéus, roupas leves.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    1. É verdade Desirée, bem lembrado! Bjssss

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.