Publicado em 98 comentários

Como fazer o bebê dormir a noite toda

Se eu pudesse voltar no tempo para a milha filha, na época bebê, dormir a noite toda, eu faria algumas coisas diferentes …

Só depois que a minha filha completou 1 ano e meio, pude finalmente dizer: “A Manuela dorme a noite inteira!”, o que pra mim era digno de uma comemoração com fogos de artifício.

Fiz um balanço de como foram aqueles 18 meses em que eu SONHAVA em ver a minha filha adormecer quietinha, sem chorar, além de poder voltar a dormir a noite toda.

Se eu tivesse um novo filho ou pudesse voltar atrás do tempo, acho que faria algumas coisas diferentes para ajudar a bebê a dormir a noite toda. Por isso, selecionei algumas dicas baseadas na minha experiência.

Acordar o bebê para mamar de madrugada

Não, de jeito nenhum!!! Tenho certeza que alguns dos motivos da Manu continuar acordando para mamar de madrugada até 1 ano e meio é que ela se acostumou a isso, porque a acordávamos quando recém-nascida a cada três horas para mamar (e fizemos isso até os 3 meses).

Mas converse com o seu pediatra sobre isso, pois há médicos que dizem que o recém-nascido deve acordar para mamar de madrugada, pois, caso contrário, pode haver risco de hipoglicemia.

Não estou dizendo que você não deve dar de mamar de madrugada, é claro que se o seu bebê solicitar você vai precisar dar de mamar, principalmente quando ele for recém-nascido.

A Mamãe Prática Fabi, por exemplo, amamentou em livre demanda e dava de mamar de madrugada sempre que meu sobrinho pedia. E isto variava (às vezes ele acordava para mamar, outras não).

Apenas estou dizendo que, no meu caso, como seguíamos horários rígidos (mamar de 3 em 3 horas), acredito que ela pegou esse rítimo, esse hábito. 

Dar chupeta

Sim. Demoramos um mês para insistir na chupeta e aí ela já não queria mais. O resultado foi que eu virei a chupeta dela! E ser a chupeta do seu bebê é muito pior do que ter que tirar a chupeta depois.

Não vou entrar em detalhes agora, mas o sofrimento é grande, como já escrevi nesse outro post. Dar ou não a chupeta é sempre um assunto polêmico , muita gente é contra (porque o uso da chupeta pode prejudicar, sim, a amamentação, além da própria dentição) e até entendo os motivos, mas hoje penso que poderia ter sido uma opção.

Fazer o bebê dormir sempre no mesmo horário

Não, isso é uma ilusão. Para algumas crianças isso pode dar certo, concordo, mas para outras não funciona. A gente queria que a Manu sempre dormisse por volta das 21h e o resultado é que ela lutava contra o sono, chorando muito, muito mesmo.

Hoje ela dorme por volta das 22h30/23h, às vezes mais tarde ou outras mais cedo. O que importa é que ela não briga mais com o sono e dormir tornou-se algo bem mais agradável.

Acostumar o bebê a dormir com barulho durante o dia

Sim, sim, sim! Deixar a claridade entrar no quarto e uma TV ligada de fundo são dicas que valem a pena para o bebê se acostumar a dormir, mesmo em locais com mais barulho e iluminação. Além disso, ele começa a entender a diferença de dia e de noite.

Fazer de tudo para o bebê adormecer no berço

Não! Sei que isso é o ideal, concordo. Você pode tentar colocá-lo no berço quase dormindo, sonolento, para que ele acostume. Se der certo, ótimo!

Mas no nosso caso isso gerou um grande sofrimento e ela só passou a relaxar e adormecer tranquila quando deitamos do lado dela em um colchão, no chão, na nossa cama ou no sofá.

Cada criança é de um jeito, por isso não acredito que a técnica de deixar a criança chorando no berço seja a melhor solução.

Amamentar até um ano ou mais

Depende! Cada pessoa pode decidir até quando amamentar de acordo com a sua realidade. Se seu filho te fizer de chupeta, ele pode passar a noite toda querendo mamar para voltar a dormir (aqui em casa isso aconteceu até quase 1 ano e meio!!!).

Então, analise o que é melhor para você e seu bebê (lembrando a recomendação do Ministério da Saúde para o seu filho mamar no peito de forma exclusiva até os seis meses e depois até os 2 anos).

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

*Post atualizado em 14/06/2022

98 comentários sobre “Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Mari, estou passando pelo mesmo problema que vc. Meu bebe de quase 1 ano só quer dormir com a chupeta dele, ou seja, EU. Fora que acorda a noite inteira, dá umas bicadas – porq não possso chamar isso de mamada. Me ajude como fazer para tirar do peito sem tanto sofrimento, pois tentei faze-lo dormir sem dar o peito e foi um griteiro só.
    bjs

    Luciane

    1. Lú! Comecei a responder seu comentário e a resposta virou um post! Na próxima segunda-feira vou detalhar no blog como consegui fazer minha pequena parar de mamar. Não foi fácil, mas com persistência e ajuda consegui! Algumas dicas que já vou adiantar pra você:
      – Se preferir, ao invés de tirar por completo de uma vez (há pediatras que recomendam isso), inicie tirando uma mamada de cada vez. Exemplo: primeiro a da manhã, depois a mamada de antes de dormir e enfim as mamadas da madrugada.
      – Combine com um parente próximo (como o maridão e os avós) para ELES colocarem a criança para dormir. Com você, a briga para ganhar o mamar será sempre pior. E na madrugada é o maridão que terá que acalmar a criança.
      – Encontre uma maneira de tornar a hora de dormir um momento agradável para a criança, um momento gostoso e sem sofrimento.

      Lú, cada caso é um caso, pois cada criança é única. Espero que a minha experiência possa te inspirar a encontrar o melhor caminho para vocês! Não deixe de ver meu post, pois contarei mais detalhes.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

      1. está acontecendo exatamente também isso comigo. Minha bebe tem 11 meses, já come outras coisas e toma leite tb em mamadeira. Nunca aceitou bico, chupeta, usa meu peito como chupeta para dormi. Isso acontece sempre que ela quer dormi, está chegando há um estágio que não aguento mais ficar acordando , cada churumingo dela ela acorda, senta no berço e chama mama… pra só por a boca no peito e adormecer novamente. A noite inteira isso, mesmo após duas horas de tomar uma mamadeira de leite.Acontece que meu peito fica tão dolorido de tanto ela chupetar, já não tem quase leite, vejo que isso é alimenta mais é só mania mesmo…. então estou sofrendo bastante com isso, na hora que vou tirar a boca do peito ela abre o berreiro… só sai mesmo qnd tá profundamente durmindo… então li que quando fosse tirar, que tirasse de uma vez, e mantivesse firme na decisão, acho que seria mt traumatico isso, então não sei se estou fazendo certa ou até confundindo ela.. estou fazendo por etapas… pela manhã ela toma leite em formula, depois de algumas horas vem o coxilo da manhã, sei que estar saciada e não estar com fome, quer durmi, então não ponho pra chupetar… venço ela pelo cansaço… ela chora, fica irritada, procura peito, eu faço a mesma estratégia que mamae faz a tarde qnd poe ela pra durmi, pois vou trabalhar e ela fica com minha mãe.. ela não dar trabalho adormece numa boa, churuminga um pouco, mas sabe que ali não tem peitim… consegui fazer isso pela manhã… a tarde qnd chego lá pras 17h ela tá enjoadinha e busca peito, só pra acalmar…. tb to tirando, invento algo, ponho ela pra brincar, fico com ela.. dar dó por ela fica puxando a blusa, procurando peito.. só eu sei como sofro.. rsrrs… e assim ela janta e fica numa boa depois.. mas qnd chega anoite ai o bicho pega… pra durmi mesmo ainda não consegui.. haja vista que o sei fica um pouco cheio pq ela não pegou nela o dia todo…. então eu me rendo e dou……
        o que vcs acham?? eu tiro de vez?? só que nas madrugadas qnd ela acorda tenho evitando.. pego ela, acalento… e ponho novamente pra durmi…. as vz dar certo.. outras não.. to fazendo errado..??? será que devo tirar de vez mesmo??
        me ajudem, please!!!

        1. Nossa Alice, querida! Lendo seu depoimento lembrei bem do sentimento que eu estava vivendo na época, muito parecido! A gente fica super angustiada com isso, queremos que eles mamem ainda, mas precisamos (com razão) dormir bem a noite (nós e eles, todos precisamos dormir bem – palavra do médico da minha filha sobre isso). Segundo o nosso pediatra, se tem algo atrapalhando, prejudicando a vida da mãe, então já não está “legal”, não está fazendo bem nem pra você e nem pra ela que fica confusa – por que uma hora pode e outra hora não pode mamar? é Um sofrimento pra vocês duas.

          Eu vivi exatamente isso! E consegui levar a situação até 1 ano e cinco meses quando decidi que iria parar de amamentar (depois de alguns dias, eu já estava dormindo a noite toda). Então, eu sabia que era por isso que ela acordava na madrugada, não era fome. E pelo que você descreveu é bem parecido o que você está vivendo.

          Então, se você tem muita vontade de continuar amamentando, te sugiro tentar primeiro fazê-la entender que só precisa mamar quando acordar e antes de dormir, por exemplo (veja qual é a orientação da sua pediatra para isso – da minha pediatra era essa orientação para 1 ano de idade). Agora, dar uma vez e negar outra durante o dia pode ser confuso pra ela … Te sugiro ser mais assertiva e explicar por exemplo: “Durante o dia, quando a mamãe está com você, você pode mamar, mas a noite é hora de dormir e quando você acordar irá mamar novamente”. Tente também usar o objeto transicional, como explicamos neste texto: Socorro, meu peito virou chupeta

          Alice, a decisão de parar ou não de amamentar é muito pessoal e te sugiro avaliar alguns pontos:
          – Converse com a sua pediatra (quais os benefícios do leite materno a partir dessa idade? Quantas vezes ela ainda precisa mamar? Duas vezes por dia? Só de manhã? Talvez sua pequena precise que você seja mais pontual …)
          – O quanto você quer continuar amamentando? Vale estabelecer um prazo para você?
          – Tente fazer essas mudanças que citei acima para, sobretudo, não haver sofrimento pra você e pra ela. Depois, avalie como foram essas mudanças, se surtiram efeito ou não e aí decida o que fazer.

          Alice, Vou ficar aqui torcendo muito por vocês! Bj grande Mari

        2. Eu estou exatamente na mesma situação. Minha bebê tem 1 ano e 2 meses. Ela acorda entre 5 e 6 vezes por noite para chupetar, pois não da para chamar de mamada. A diferença é que a minha não pegou fórmula de jeito nenhum. Já não sei mais o que fazer!

          1. Olá Danna! Primeiramente, desculpe pela demora em responder seu comentário, entrou no spam e só agora vimos!! Bom, espero que as coisas estejam melhor por aí… Realmente o bebê já com essa idade acordar várias vezes é cansativo. A Mamãe Prática Mari passou pelo mesmo problema e contou aqui nesses posts o que fez para a situação melhorar:
            http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/
            http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/06/03/socorro-meu-peito-virou-chupeta/
            Espero que possamos ter te ajudado, de alguma forma, bjss Fabi

    2. Luciane vivo o mesmo dilema.. Meu filho tem um ano e meio.. Nao sei mais o que fazer meu bico já machucou mts vezes.. Sem contar q do nada ele endureceu e isso dói muuito… Se descobrir o segredo me conta… Abraço !! Paz e bem !!!

      1. Olá Máyra! É muito importante você amamentar sem dor. Geralmente, quando o bebê não faz a chamada “pega correta” acaba machucando a mama, o bico. Fizemos um vídeo sobre a pega correta, com a coordenadora do Programa de Amamentação da Prefeitura de Curitiba, o Proama. Embora seu filho já tenha 1 ano e meio, te sugiro ver esse vídeo. Você pode conferir aqui: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/08/02/dicas-para-amamentar-sem-dor/

        Se você não está conseguindo fazer o desmame, aqui eu explico como foi a minha experiência: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

        Espero poder te ajudar ou pelo menos te inspirar a encontrar uma solução.

        Beijo grande, da Mamãe Prática Mari.

    3. Oi Mari, eu tenho uma bebe de quase 9 meses, ela nunca pegou chupeta, e assim fez meu peito de chupeta tambem, nao queria pegar mamadeira de forma alguma, entao me endinaram a colocar um pitadinha de quick, no começo foi dificil , hj estou no quarto dia sem o peito, eu tenho que cantar , passar a mamadeira na boca dela e tirar, e assim vai de golinho em golinho, e mesmo nesses momentos ela procurando o peito e eu insistindo , coloco um bracinho dela embaixo do meu braço , para fazer com que ela se mexa conforme o meu corpo.De madrugada, ela acordava e nao pegava a mamadeira, procurava o peito e eu da mesma forma me esquivava e ela balançando conforme meu corpo, e agora ela ja esta ciente que nao tem mais peito.Mais hoje tenho outro proplema, ela acorda de duas em duas horas so psra eu balançar ele kkkk. Um detalhe durante o dia se voce fica con ela o dia todo como eu , sempre que ela reclamar nao de o peito, sempre de alguma coisa pra ela biliscar, frutas, sucos, voce vai ver ela vai ficar ate mais calma.Espero ter ajudado.Abraço

      1. Olá Alline! Obrigada por contar a sua experiência 🙂 Beijos pra bebê, Mamãe Prática Mari.

    4. Estou passando por isso tbm e acabou q pelo cansaço deixo ela na nossa cama p não levantar tanto pois ela acorda muito e agora ela acostumou não fica no berço d jeito nenhum , pode estar dormindo pesado é só por no berço q ela acorda aos gritos e só acalma quando tira ela de lá ..ela tem 7 meses , eu durmo mto mal cm ela na cama alem d continuar acordando com freqüência p ela dar as bicadas no mama … esse jeito d deixar ela chorar no berço ate dormir não consigo , uma pq fico cm dó e outra pq tenho vizinhos e ela grita alto mesmo RS ..o q posso fazer p ela acostumar no berço e parar d usar eu d chupeta ??? Obs : Ela pega chupeta mas mtoooo raramente e por poucos minutos

      1. oi Amanda, entendo que você está passando por uma fase difícil e bastante cansativa, não é fácil mesmo. Posso te contar um pouco da minha experiência para te inspirar… meu filho sempre dormiu bem e aos poucos fui acostumando ele no berço. Para isso, sempre coloquei ele pra dormir no berço, já sonolento, e dizia “hora de nanar, mamãe vai ficar aqui até você dormir, amanhã tem mais”. E então eu acalmava ele e ficava no quarto (às vezes até deitada do lado do berço porque ele levantava a cabeça pra me procurar). Nesse post eu conto um pouco sobre a rotina e as minhas dificuldades, espero que ajude: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/03/09/sono-da-crianca-como-corrigir-os-problemas/ bjs Fabi

    5. Ola passei pelo mesmo sofrimento …. Meu bebe tinha 1 e 5 meses e me fazia de chupeta….foi quando eu engravidei do segundo e fui obrigada a para a amamentação…. Ele chorou 3 dias e recusava a mamadeira…mas depois dos três dias ele pegou a mamadeira de leite com mucilon e dormiu a noite toda….ate acordei para verse estava respirando! E isso seja forte que vai durar 3 noites de choro….mas depois ele vá dormir a noite toda!

      1. Oi querida, obrigada por compartilhar a sua experiência aqui com outras mamães. Beijos, Fabi

  2. oi eu tenho o mesmo problema de Luciane… meu filho ja tem mais de 2 anos e faz meu peito de chupeta,acorda a noite toda pra mamar,nao consigo tirar a mama dele de jeito nunhum.ta dificil me ajundem..bjuss Nailane

    1. Olá Nailane! Vou repetir aqui as dicas que passei para a Luciane, mas não deixe de ver meu post da próxima segunda-feira, que terá mais detalhes sobre a minha experiência!

      Algumas dicas:
      – Se preferir, ao invés de tirar por completo de uma vez (há pediatras que recomendam isso), inicie tirando uma mamada de cada vez. Exemplo: primeiro a da manhã, depois a mamada de antes de dormir e enfim as mamadas da madrugada.
      – Combine com um parente próximo (como o maridão e os avós) para ELES colocarem a criança para dormir. Com você, a briga para ganhar o mamar será sempre pior. E na madrugada é o maridão que terá que acalmar a criança.
      – Encontre uma maneira de tornar a hora de dormir um momento agradável para a criança, um momento gostoso e sem sofrimento.

      Nailane, fique confiante e acredite que irá dar certo! Depois me conte como foi a sua experiência. Bjs, da Mamãe Prática Mari

  3. Oi Mari, sua resposta me inspirou a tentar ir tirando devagar. Tenho a impressão que este é o meu caminho. Para ajudar outras mamães desesperadas como EU, vou contar minha tentativa . Comecei a tirar o peito com a mamada noturna. Não com a que eu coloco ele para dormir – pelas 21:30 h. , mas sim com todas as outras da madrugada (que eram um monte – de duas em duas horas). Como meu filho janta lá pelas 19:00 h e muito bem, ele quase não pede peito na hora de ir para cama , então eu dou uma água ou cházinho de alface ( para quem não acredita é super natural e é um poderoso calmante – sonifero natural – me ajudou bem). Depois com ele dormindo entre 23:30 e 00:00 o meu marido (não eu) entra no quarto e da uma mamadeira para ele. Não pode ser nós mamães, senão ele não pega a mamadeira. Se ele acorda de madrugada eu não entro no quarto – ou se dorme no mesmo quarto fique bem longe dele(a) para não sentir sua presença, meu marido pega e tenta fazer dormir com um pouco de água (para ajudar a desacostumar com o leite de madrugada) se a coisa ficar preta então ele dá um pouco mais de mamadeira. E vamos assim até de manhã. Já faz uma semana que estamos nesta rotina e posso lhes dizer que desde que ele nasceu ontem , foi a primeira vez que ele dormiu das 00:00 (depois da mamadeira) até as 7:20h. Estourei balões de alegria, mas eu sei que nem todo dia será assim, mas percebi claramente que sem a minha presença de noite perto dele ,ele acabou não acordando tanto, mas apenas uma vez entre 00:00 h e 07:30h da manhã (o que para nós é um grande progresso).
    Mari, muito obrigada pelas suas dicas, foi o que realmente me incentivou.
    Bjs

    1. Oi Lú! Que ótimo que começou a dar certo, como é bom voltar a dormir, né? Fiquei MUITO feliz das dicas estarem te ajudando! Sei que se queremos que nosso bebê continue mamando após um ano é mais difícil ele não ficar pedindo de madrugada (se nos faz “de chupeta”), mas acredito que você está no caminho certo.

      Quando chegar o momento de tirar totalmente o “mamar”, sugiro este outro texto: Como minha filha parou de fazer meu peito de “chupeta”. .Parar de amamentar é uma decisão muito pessoal e só a mãe sabe realmente quando é o momento certo. Um beijo grande, Mari.

  4. Mariana, minha filha tem 11 meses, faz 1 ano dia 30/4 e só dorme no colo balançando e ainda acorda de madrugada, mas pra me fazer de chupeta mesmo, pq fome não é. Estou angustiada com essa situação porque fazê-la aprender dormir sozinha, mas ela não chupa chupeta. Como vc conseguiu reverter a situação na sua casa? Adorei seu blog. PArabéns.

    1. Oi Ju! Eu só consegui mudar isso quando também decidi que era hora da minha filha parar de mamar, o que aconteceu até um ano e meio. Parando de mamar, ela parou de acordar a noite.

      Mas mesmo se você quer continuar amamentando, a minha sugestão é tentar achar uma forma de tornar a hora de dormir agradável. Nós fizemos assim:

      Sempre a mesma rotina antes de dormir: trocar a fralda e colocar o pijama, comer fruta/leitinho, escovar o dente e deitar com a gente na nossa cama. Aí sempre falamos a mesma coisa: está escuro, todos já foram dormir (ela pergunta se cada pessoa que ela conhece foi dormir) e que agora é a hora dela dormir também. Fazemos carinho nela e a deixamos com seus bonecos que ficam com ela a noite toda. Quando ela dorme, a colocamos no berço.

      Sei que o ideal é ela adormecer sozinha, no seu berço/cama, mas pra mim como está já é uma grande vitória, e futuramente vamos partir para o desafio da pequena adormecer na sua cama.

      Ju, conforme ela vai ficando maior, será mais fácil. Espero que você encontre um caminho interessante pra vocês! Boa sorte, depois nos conte como foi. Bjs Mari

  5. Nossa me sinto mais aliviada, pois achava que meu filho tinha algum problema!rsrs.Adorei seu post e irei seguir as dicas à risca. Meu filho tem 5 meses e não me deixa dormir nem 3 hrs seguidas, e quem paga o pato é o pai que me aguenta com um mau humor terrível.Obrigada Mari!!!

    1. Oi Fernanda, sabemos como essa situação é difícil! Esperamos que as dicas possam ajudar. Logo ele começará a comer papinha, frutas e suco o que também ajuda porque ele não terá mais tanta necessidade de mamar a toda hora, boa sorte! Beijos, Fabi e Mari

    2. MAri, muito obrigada! Vou ver o que consigo e depois te conto! Mas acho que vai ser dificil mesmo enquanto ela mamar. Tem que ser aos poucos e cada criança tem um ritmo, não é mesmo? Eu não sou adepta das técnicas mais agressivas, sou coração mole mesmo (rsrsrs).
      A sua pequena chupa chupeta? Bjs Ju

      1. Oi Ju! A minha nunca chupou chupeta, nunca aceitou chupar chupeta, e aí virei a chupeta dela, né?

        Concordo com você, tanto que tiramos o “mamá” de forma gradual, como eu relato neste outro post: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

        Espero que você consiga mudar essa situação, mesmo ela mamando. O começo sempre é difícil, mas depois eles se acostumam à nova rotina. Boa sorte!

        Bjs

        Mari

  6. nossa estava aqui desesperada atrás de ajuda lá esse assunto e vê tanta gente na mesma situação me acalmou RS. tenho um filho mais velho que mamou até 9 meses. E teve o desmame totalmente sem preparo já que um dia passei mal e fui pro hospital e lá mesmo fiquei vários dias…mas o mais velho era tranquilo tinha pego a chupeta e dormia a noite toda. o mais novo o Gabriel tem 11 meses faz um ano daqui a 15 dias e faz meu peito de chupetas mesmooooo a noite toda e isso tem me deixado mal peito dolorido e tal. pra completar vou precisar viajar daqui a uma semana e assim aproveitar para desmamar mas tô angustiada sem saber como vai ser. estava tentando tirar antes da viagem mais não deu. ele chora muito e muito alto e acaba acordando o irmão. entao acabo voltando atrás . pra piorar ele também não pegou mamadeira nem gosta de leite….o que faço???

    1. Olá Priscila!

      Entendo bem a sua situação. A minha bebê também me fez de chupeta e só resolvi a situação quando chegou o momento de tirar a amamentação, quando ela tinha quase um ano e meio. No começo do processo, ela também chorava muito, e muito alto, ficava muito nervosa, pois queria voltar a dormir como estava acostumada: no meu peito.

      Então, nos primeiros dias, era meu marido quem fazia ela dormir, pois com ele ela “brigava” menos, pois sabia que não teria o seu “mamá”. Todo esse processo eu conto no post Como minha filha parou de fazer meu peito de “chupeta” que também pode te ajudar.

      A minha filha também não aceitou outro leite que não fosse o meu. Tentei o Ninho e outros e nada, ela não gosta, mas gosta de comer o leite Ninho pra idade dela na colher (nesse caso é importante dar água pra ir tomando junto, pois o leite na colher é seco). Então, a noite, um pouco antes de dormir, ela sempre come uma fruta e o “leitinho” na colher. Mas você também pode tentar dar uma banana amassada com o leite apropriado pra idade dele, fazendo um mingau, por exemplo. Ou então apenas dar fruta, o que segundo a pediatra dela é suficiente (mas é importante que também tenha jantado antes).

      Priscila, fica a dica daquele meu outro post pra você. Depois nos conte como foi o processo, se você conseguiu. Boa sorte e muita persistência e paciência pra você. Vai dar tudo certo 🙂

      Beijos, da Mamãe Prática Mari.

  7. O meu esta com 3meses e 11dia ele dorme a noite o problema e de dia chora muito nada acalma nao dorme de dia nao faço nada ate pra come esta dificil e um alivio quando ele dorme,

  8. O meu esta com 3meses e 11dia ele dorme a noite o problema e de dia chora muito nada acalma nao dorme de dia nao faço nada.

    1. Oi Creuza, realmente é uma fase difícil, mas o bom é que isso passa. Com três meses os bbs geralmente dormem bastante durante o dia, mas cada criança tem seu ritmo. É bom avaliar se existe algum incomodo, por exemplo muita cólica, frio ou fome. De qualquer forma algumas dicas costumam ajudar como ambiente tranquilo, pouco barulho, mamadas frequentes, música de ninar e até massagem shantala para acalmar o bb. Esperamos que essas dicas possam te ajudar, boa sorte e conte com a gente , bjs Fabi e Mari

  9. Boa noite, estou com o mesmo problema da creuza. O meu bebé tem 2 meses e faz o mesmo quer mamar de hora a hora esta sempre a chorar, não dorme nada durante o dia já não sei o que fazer?

    1. Olá Andreia, o seu bebê ainda não sabe o que é dia e o que é noite e muitos bebês nessa idade mamam praticamente de hora em hora, mas com o passar do tempo podem começar a mamar de 3 em 3 horas (a minha filha sempre mamou de 3 em 3 horas). Muitos pediatras acreditam na amamentação em livre demanda no primeiro ano e que não se deve passar 3 horas entre uma mamada e outra. Observe com atenção em quais momentos seu bebê chora. Ele acabou de mamar? Ele pode estar com fome, com a fralda cheia ou algum outro desconforto (como frio ou calor). Chorar é a única forma de os bebês saberem se manifestar, então é normal chorarem muito no início. Com o passar do tempo você irá começar a identificar “os choros”, que são diferentes para cada incômodo, para cada situação. O choro de cólica, por exemplo, costuma ser bastante característico, mais agudo. Essa fase realmente é muito difícil, não conseguimos fazer nada mesmo, mas irá passar, pode ter certeza. Tudo ficará mais fácil com o passar do tempo. Beijo grande pra você e seu bebê.

  10. Eu tenho um pouco de medo de deixar a minha pequena no berço pra dormir o que FAZER como ser forte na hora do choro

    1. Olá Andressa! Quantos meses tem a sua bebê? Olha, cada caso é um caso. Conheço mães que conseguiram fazer essa técnica de deixar a criança adormecer no berço (aguentaram 3 ou mais dias de choro e aí a criança se acostumou a adormecer no berço sozinha), mas, novamente, cada criança é única. Eu mesma não consegui adotar essa técnica. Na minha opinião, mais de 15, 20 minutos chorando é muito … mas essa é só a minha opinião (tem mães que deixam a criança chorar 30 minutos e dizem que depois de uns 3 dias a criança acostuma e dorme logo).

      Eu preferi fazer assim: ensinei minha pequena a adormecer na nossa cama e aí levava ela para o berço, onde ela sempre dormiu a noite toda (desde 1 mês de idade). Quando ela estava maior e saiu do berço pra cama (foi esse ano), passou a adormecer na sua própria cama (mas ainda com a gente junto). Hoje ela adora dormir na sua cama, no seu quarto, mas para adormecer ainda precisamos ficar junto. Não vejo problema nisso, hoje ela dorme rapidinho, em 10 minutos. Antigamente, levava muito mais tempo para adormecer, mas agora é bem mais rápido.

      Seja qual for a atitude que você vai tomar, você precisa estar segura do que fazer e passar essa segurança para seu bebê. Depois nos conte como foi. Fique tranquila, tudo passa, e logo seu bebê vai aprender a dormir no seu quarto. Beijos, Mari.

  11. Sou muito tranquila quanto a isso. Pra mim, as crianças mamam/acordam à noite enquanto precisam. Um dia elas deixam por conta própria, seja aos 2, 3 ou 4 anos. Não sou muito adepta a ficar controlando o desenvolvimento infantil. Meu mais velho acordou à noite até os 3a, daí desmamou e parou, assim, simples, por conta própria.

    1. Aline, legal você dividir com a gente a sua experiência! Continue nos acompanhando. Bj grande Mari

  12. Eu também estou com este probleminha… na verdade minha filha está com 1 ano e sete meses, e se utiliza do meu peito como chupeta… só que agora estou grávida novamente, e essas mamadas noturnas estão acabando comigo… na verdade, durante o dia não me importo de amamentá-la, e também não pretendo desmamá-la… porém, durante a madrugada, fico muito irritada com isso… já não sei mais o fazer….

    1. Olá Ana Pauta, parabéns pela nova gravidez! Olha, te entendo perfeitamente! Sugiro você conversar com a sua pediatra sobre isso. Eu decidi parar de amamentar a minha filha com quase essa idade e foi assim que minha filha parou de me fazer de chupeta.

      Mas se você quer continuar, a minha sugestão é conversar com a sua bebê, explicar que agora ela não precisa mais ficar acordando de madrugada para mamar. Nessa idade eles já começam a entender sim. É importante ela se alimentar bem a noite: jantar bem e fazer mais uma ceia antes de dormir (a minha pequena não aceitou nenhum outro leite além do meu e sempre comeu frutas antes de dormir – orientação da pediatra dela).Quando ela acordar de madrugada, verifique se não está com fome ou outro desconforto e tente ensiná-la a voltar a dormir sem mamar. Não é fácil, ela vai reclamar, mas com o tempo poderá entender. Boa sorte!
      Outros textos podem te ajudar:
      Socorro: meu peito virou chupeta
      Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta

      Beijo grande, Mari

  13. Muito obrigada Mari, você mim ajudou bastante , ainda não tinha encontrado um Blog que mim ajudasse tanto. Amei!
    Sophia minha princesa de 5 meses, só vai dorme 1 da manha, estou pra morre de tanto sono porque tenho que levantar 5 da manha. Estou muito estressada. Ela passa o dia dormindo e a noite acordada… Acho que estou fazendo errado , porque meu quarto é muito claro , e barulhento já o quarto da minha mãe é escuro e calminho , eu coloco ela pra dormi durante o dia no quarto da minha mãe e a noite no berço em meu quarto, alias tenho que ficar balançando ela em uma rede pra ela poder dorme. Aff’sss , ela fica brincando, kkk’s morro de ri. Ela acorda todo mundo a que de casa.

    1. Olá Katiana! Fico muito, muiiiiito feliz em te ajudar!!! Olha, pela sua descrição ela realmente está trocando o dia pela noite, então, o jeito é tentar mudar isso aos poucos, pois ela ainda é muito novinha. Boa sorte! Depois nos conte se você conseguiu! Beijos pra você e a bebê! Mari

  14. Ah , alias só dorme mamando.

    1. Nossa estou na mesma situação. Meu Isaías de 8 meses so dormi me fazendo de chupeta. Me ajudem o q faço

      1. Olá Osanete. Como já disse aqui no blog algumas vezes, cada criança é única. O seu desafio é ensiná-lo a dormir de outro jeito, que não seja mamando. Sugiro você também ler estes outros 2 posts e analisar o que se encaixa melhor na realidade de vocês.

        Entrevista com a psicóloga e psicanalista Clarice Wichinescki Zotti:
        http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/12/25/posts-lidos-socorro-meu-peito-virou-chupeta/

        Relato da minha experiência:
        http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/01/06/posts-lidos-como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

        Tenha em mente que está situação é apenas uma fase. Seu bebê ainda é muito novinho e tudo vai passar, fique tranquila. Boa sorte! Depois volte aqui pra me contar como foi.

        Beijos, da Mamãe Prática Mari

  15. Tive coragem e perguntei ao medico sobre a chupeta e pasmem: faz bem!!! A sociedade americana de pediatria recomenda! Crianças que usam chupeta morrem menos de mau subito, o movimento de chupar fortalece a mandibula… e assim ele, o medico, foi elencando razoes para dar sim a chupeta… minha bb esta com 15 dias e estou tentando habitua-la….

    1. Olá Luci! Obrigada pelo seu depoimento! O fato é que há pediatras que seguem uma linha (que é totalmente contra dar chupeta) e outros que seguem essa linha que você falou. E nós, pais, ficamos confusos, não é mesmo? Por isso, também considero importante ficarmos atentos aos nossos sentimentos, afinal, cada criança é única. Boa sorte com a sua bebê! Bem-vinda ao lindo mundo da maternidade! Beijocas, da Mamãe Prática Mari.

  16. Aqui em casa tá assim tbm. Thierry meu filho tem um ano e comecei a tentar o desmame noturno. difícil demais. E o pior é que meu marido disse que não pode me ajudar por que ele tem que trabalhar no dia seguinte. ele é um pai super presente, mas nessa ele pulou fora . essa noite dormiu no outro quarto, e eu aguentei sozinha. mas não vou desistir. Não aguento mais acordar de madrugada. tô exausta.

    1. Oiii Mari, minha xará!!
      Te entendo perfeitamente, afinal eu também vivia assim: exausta! Mas a boa notícia é que essa situação vai passar, acredite! Mas você vai precisar ensinar seu bebê que ele não precisa ficar mamando de madrugada apenas por hábito (já que não é por fome). Outra boa notícia é que, pelo menos pra mim, sofri muito mais por antecedência. No meu caso, levou apenas 3 dias pra ela entender e parar de chorar (e cada dia ficava mais fácil). Assim, minha sugestão é fazer esse processo no final de semana (duas noites), com a ajuda de alguém, como do seu marido. Vai ser um esforço, mas vai valer a pena (ou que tal aproveitar o feriado de Carnaval?).

      Lembre-se de criar um ritual novo para ele dormir (adormecer) que o agrade, ou seja, que ele se sinta seguro e amado. Vocês podem cantar uma música calma, ler um livrinho ou contar histórias sem livro mesmo ou outra coisa que seja ideal para vocês (cada família é única). Paciência e amor são importantes! Aqui neste post eu detalhei como foi a minha experiência: – Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta

      Outra sugestão de leitura é este artigo da nossa colunista Ana Flávia Fernandes, psicóloga infantil: – Qual o melhor momento para o desmame?

      Depois nos conte como foi!

      Beijos, da sua xará (Mamãe Prática Mari)

  17. Minha BB tem 9 meses e mama na mamadeira de 4 em 4 horas, a dentista mandou eu tirar o mama das madrugadas e não sei o q fazer? Me ajudem por favor

    1. Oi Graziela! Imagino que esse pedido da dentista seja por causa das cáries de mamadeira, muito comum de acontecer quando os bebês tomam mamadeira antes de dormir e não escovam os dentes… é uma situação muito delicada porque a sua bebê ainda é pequenina, mas com o tempo ela vai começar a dormir a noite toda. A minha sugestão é tentar observar se o cochilo da tarde tem sido muito tarde, ou seja, se ela acorda só lá pelas 17 ou 18 horas, pois isso pode interferir no sono noturno, fazendo com que ela acorde mais de madrugada. Outro ponto é observar se ela está indo dormir com fome. Também fica a dica de sempre fazer a higienização da boca e dos dentinhos antes dela dormir. Estou colocando aqui alguns posts que talvez possam te ajudar. Depois volte para contar se deu certo! Beijos, Fabi

      Talvez você já tenha visto, mas seguem alguns links de posts que já escrevemos sobre o assunto. Espero que nossas experiências e informações te ajudem, de alguma forma, a encontrar um caminho e que as noites da sua família sejam mais tranquilas, depois avise se melhorou, beijos, Fabi
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/08/29/a-primeira-vez-no-dentista/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/09/08/quando-levar-o-bebe-ao-dentista/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/03/19/o-que-voce-precisa-saber-para-seu-filho-ter-uma-boa-noite-de-sono/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/01/14/como-ensinar-o-bebe-a-dormir-sozinho/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/11/12/a-evolucao-do-sono-das-criancas/
      http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/07/22/por-uma-rotina-de-sono-mais-tranquila/

  18. Bom dia! O meu bebê está com quase 5 meses e dorme de 30 ou 1 hora de sono durante o dia, e à noite ele dorme às 20:00 ou 20:30 h. Mas acorda várias vezes de madrugada é nem sempre está com fome. O que eu faço pra resolver isso? ?

    1. Olá Juliane,

      De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, após os 6 meses, o bebê tem cochilos diurnos (em torno de dois por dia) que podem durar de 2 a 4 horas, e só a partir de 1 ano o sono noturno fica mais consolidado. Então, a nossa sugestão é que você também converse com seu pediatra. Seu bebê está ganhando peso e crescendo dentro do esperado? Assim, seu bebê também precisa dormir bem durante o dia e se alimentar bem durante o dia para ter uma boa noite de sono. Sugerimos que com a ajuda do seu pediatra você verifique esses aspectos.

      Este outro post explica tudo isso em mais detalhes:
      “A evolução do sono das crianças”: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/11/12/a-evolucao-do-sono-das-criancas/

      Esperamos que logo ele tenha uma boa noite de sono. Bjs, Mamãe Prática Mari

  19. Oi mãmães ha uns meses atras passei para pedir ajuda pois passava a noite dando mama ao meu pequenino…Hj estou passando para dizer que consegui uuhruu .Agora dormimos a noite toda, mas a minha opçao foi tirar ele do peito levei p/dormir na casa da vóvó 4noites p/ele nao foi tao dificil pq trabalho e ele ja passa o dia c/ela mais p/mim Ôoo sofrimento!!!nos primeiros dias ele procurava mais no 5ºdia nem lembrava mais,fico tao feliz pq hj nós deitamos na sala p/ver a novela ele deita no meio e quando vejo ja dormiu…vcs nao tem ideia o quanto mim sinto feliz !!! boa sorte e obrigado por todas as dicas que vcs dao!!!!!bjuss

    1. Olá Joelma! Uhuuu, você conseguiu! Parabéns! Fiquei muito, muito, muito feliz em ter te ajudado! E a minha pequena também dorme agora assim como seu filho: no sofá da sala, enquanto vemos TV. Sem choro, sem sofrimento, e dorme a noite inteira. Fiquei muito feliz com seu retorno! Obrigada por contar pra gente! Beijo grande, Mamãe Prática Mari.

  20. Oi Fabi e Mari, meu bb tem 3 meses e 13 dias, lendo vários comentários percebi que nada sofri com o Luigi, dorme bem a noite, geralmente por voltas das 20:30/21h já está dormindo e acorda lá pelas 8/9h de novo.Mas percebi que o dia que ele não dorme bem durante o dia, pra dormir a noite e terrível hehehe. Criei pra ele uma rotina … banho, pijama e mama … e resultado super bem aceito pelo pequeno.

    Deixo ele dormir tbem com um barulho, enquanto vemos tv ele vai fechando os olhinhos e tcharam kkk dormiu kkkk.

    Bjos meninas … muito bom o post de vcs .

    1. oi Laura, que legal e que sorte seu bebê já tão pequeno está dormindo bem à noite! Alguns bebês dormem menos durante o dia, mas sugiro que você observe alguns detalhes (aonde ele dorme, se tem muita luz e muito barulho…) dormir durante o dia nessa idade também é saudável para os bebês. Nesse post eu pesquisei sobre a evolução do sono das crianças, fica a dica: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2013/11/12/a-evolucao-do-sono-das-criancas/ Beijos, Fabi

  21. Isso é complicado mesmo Mari, a hora do sono aqui em casa é torturante eu fiquei com ele 38 dias no hospital e como era só nois dois não tinha visto que eu estava me tornando CHUPETA até pela condição em q ele se encontrava até voltar para casa, ao a ficha caiu e ser chupeta do seu bebê não é fácil não. Ainda não arranjei coragem pra mudar isso ele está dormindo na cama comigo e acorda umas três vezes na madrugada para mamar. Não tá fácil não kkkk

    1. Olá Cristina, te entendo muito! Dá vontade de chorar, né? Quanto meses tem seu filho? Pense que essa fase vai passar, porque vai passar sim! Também sugiro que você leia estes outros posts:

      – Meu relato em “Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta”
      – Dicas da psicóloga e psicanalista Clarice Wichinescki Zotti em “Socorro, meu peito virou chupeta”

      Sei que é muito difícil, mas acredite que você vai conseguir mudar isso. Você vai precisar ensiná-lo a dormir (adormecer) de outro jeito. É possível sim. Estes outros textos falam um pouco sobre isso.

      Boa sorte aí. Depois volte aqui pra nos contar como está indo.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  22. Minha filha tem 1 ano e 7 meses e acorda várias vezes a noite para mamar e muitas vezes não quer voltar a dormir…..
    Não sei como estou aguentando esse tempo todo.
    Sonho com o dia que ela vai dormir a noite toda.

    Bjos

    1. Oi Thais, por volta dessa mesma idade meu filho também teve uma fase de acordar de madrugada e não querer dormir de jeito nenhum! Ainda bem que meu marido me ajudava a ficar com ele, depois passou. É difícil, mas respira fundo porque com o tempo vai passar. Tenta analisar melhor a rotina de sono dela, se ela dorme muito a tarde (principalmente no final da tarde), se vai dormir com fome ou se tem frio, às vezes um pequeno detalhe interfere no sono dos pequenos. Beijos e boa sorte! Fabi

  23. Mari sinceramente tenho feito td isso q VC mencionou, porem minha filha de 1 ano e 1 mês não dorme a noite toda, ou melhor acordar de 3 a 4 vezes na noite, estou esgotada, mas com a certeza de que um dia isso passa assim como foi com o meu filho mais velho, bjo

    1. Olá Dany!

      Sugiro você dar uma olhada nesta entrevista que fiz com a a psicóloga e psicanalista Clarice Wichinescki Zotti. Talvez as dicas da Clarice possam te ajudar: http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2014/12/25/posts-lidos-socorro-meu-peito-virou-chupeta/

      E quando você decidir parar de amamentar, vem ler meu relato: Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta

      Dany, logo sua bebê vai estar com 1 ano e meio. Sugiro você colocar uma meta até quando deseja amamentar, assim fica mais “fácil” passar por isso, pois fica mais claro que é apenas uma fase. Sim, é uma fase muito, muito, muito cansativa, mas vai passar! Tudo vai ficar bem e ela vai aprender a dormir de outra forma. Mas você vai precisar ensiná-la. Veja como eu fiz nesse outro post.

      Boa sorte aí! Depois volte aqui pra me contar como foi 🙂

      Espero ter te ajudado.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  24. Nos estamos sofrendo pois meu bebê de 2 meses desde que nasceu dorme no berço se contorcendo, fazendo sons e acordando a cada hora. Entao acabo lhe pegando no colo e dormimos na poltrona de amamentação onde ele fica melhor, coloco na cama e ele começa a chorar. Sei do erro, me ajudem por favor. Obrigada

    1. oi Luciane, sei que é cansativo, mas seu bebê ainda é muito novinho com o tempo ele vai aprender a dormir sozinho. Meu filho sempre dormiu razoavelmente bem, claro que com algumas fases difíceis, mas é realmente um aprendizado para você e para ele. Nesse post eu explico como fui ensinando meu filho a dormir sozinho, dá uma olhada, espero que te ajude (ou te inspire): http://mamaepratica3.hospedagemdesites.ws/2015/01/14/como-ensinar-o-bebe-a-dormir-sozinho/ Beijos, Fabi

  25. Meu pequeno Yan não me dá tanto trabalho assim para dormir, mesmo ainda tendo dois meses. No primeiro mês ele queria mamar a noite toda sem parar, foi então que falei com a pediatra e ela disse que poderia dar um complemento para ele, o nan. Então como ele so dorme mesmo 23:00 é quando dou a ele. Ai raramente ele acorda de madrugada para mamar, quando acorda mama bem pouco.

    1. oi Jannye, meu filho também nunca deu tanto trabalho para dormir (claro que teve algumas fases difíceis). Eu optei por amamentar o maior tempo possível e consegui amamentar até os 11 meses.

  26. Minha ex patroa já mais de idade ela falava muito pra mim que quando eu tivesse um filho acorda-se ele as 21:00 e desse uma mamadeira de nan e depois o bebê dorme a noite inteira.

    1. oi Suelen, algumas pessoas adotam esse hábito de dar mamadeira ou dar de mamar quando o bebê já está dormindo para ele dormir o resto da noite… olha, comigo não funcionou, tentei fazer isso (dar de mamar pro meu filho quando estava dormindo) mas ele acabava despertando. Optei por continuar a livre demanda e com a rotina do sono que criei ele sempre dormiu bem. Beijos, Fabi

  27. Não concordo com algumas coisas ditas no post… sou mãe de quarta viajem e sim tem como vc fazer seu bebê dormir no berço sem ter problemas de choros e tal… Tudo é uma questão de rotina e se o bebê der trabalho no começo isso não vai durar mais q uma semana se vc fizer as técnicas repetitivas… Sofri muito com meus 2 primeiros filhos e um pouco com o terceiro. .. Hoje estou com minha bebê de 3 meses e vivendo momentos maravilhosos graças a muitas pesquisas de Internet, não sei o q é passar sono a noite nem sei o q é um bebê dormir fora de seu berço….
    o fato é q tem q começar ainda na maternidade… Vou resumir pra ser rápida …
    minha bebê dorme sempre no horário da novela das nove. .. as vezes um pouco antes ou um pouco depois mas sempre dorme e vai assim até umas 4 da manhã qndo ela acorda pra mamar.. eu poderia faze-la dormir novamente sem dar o mama mas optei por alimenta-la ja q ela me deixou dormir bem, horas seguidas,porém, uma.mamada q não dura mais do 15min e ela ja dorme novamente… e vai direto até 7 ou 8 da manhã…
    Como fazer isso? Rotina… Ja q quero q minha bebê durma tal horário a noite qndo esse horário se aproxima ofereça o peito até q o bebê se sinta satisfeito, ele fica meio bêbado o famoso ta mamado… evite conversar com ele nessa hora fazer voizinhas de bebê … isso estimula a mante-lo agitado… Depois de mamado faça dormir no colo mesmo. .. ao perceber q ele está dormindo bem coloque-o no berço. .. mas não acaba por ai…. muitas vezes os bebês acordam 5 min depois e é ai q erramos… Se o bebê acordar vai começar a rotina q falei…. pegue o bebê sem conversar com ele pq a intenção é que ele volte a dormir e uma vez q ele esteja mamado não precisará amamentar novamente… pois bem pegue o bebê e faça novamente ele dormir ao ver q está dormindo coloque-o novamente no berço…. Essa rotina deverá ser repetir toda vez q o bebê acordar … as vezes isso acontecerá 4 vezes mas as vezes isso vai acontecer 10, 15 ,20 vezes… Calma isso é pq vc ta adaptando o bebê numa rotina q ele não ta acostumado. .. vc vai notar q ao passar os dias essas repetições vão diminuindo até o momento q vc colocar o bebê no berço e ele não acordar mais até o dia seguinte… se depois q ele pegou no sono de madrugada ele acordar pra mamar se vc quiser amamenta-lo tudo bem amamente mas sem conversar para não estimular o bebê, mas se não quer dar mamar apenas faça o dormir no colo repetindo a rotina e pronto vc vai ver q em 1 a duas semanas vc terá noites longas de sono… Não é fácil no começo mas o resultado e maravilhoso…

    1. Olá Silvia!

      Legal conhecermos a sua história e a sua opinião. Olha, comigo tudo foi muito diferente. Tentei também a técnica de deixar o bebê dormir no berço, mas foi impossível. Quando as tentativas passam de uma semana e o choro dura mais de meia hora, na minha opinião, essa técnica não vale para essa criança. Acredito que toda criança é única, então, infelizmente, algumas crianças dão mais trabalho que outras neste aspecto.

      Claro que é para amamentar na madrugada se o bebê solicitar, não acredito que uma mãe tenha coragem de negar isso para seu bebê. Mas o que relatei foi a experiência de ACORDAR o bebê para isso, criando o hábito de acordar para mamar não uma vez durante a noite, mas de 3 em 3 horas!

      Beijos,

      Mamãe Prática Mari

  28. Estou com o mesmo problema

    1. Osanete, espero que logo tudo se resolva por aí. Beijos, Mamãe Prática Mari

  29. Oi meu bb tem 1 mês. .. sei q ele é novinho e precisa mamar bastante. . Meus seiios inflamaram e o direito sangra muito… estou achando amamentar horrível por essa razão e pelo fato de o meu bb n estar engordando O pediatra me recomendou nan supreme para dar a ele de noite ele pegou e tudo mas n da 5 minutos q ele arrotou ele acorda chorando e nao para enquanto n dou o peito… e ai vai ele fica uma hora e meia (nunca mamou em menos tempo) mamando e mamando mesmo nao só sugando… minha dúvida é se o nan n sacia ele… ele acorda as duas da manhã e da seis hrs ainda esta acordado resmungando ou chorando.. dei chupeta ele pegou ben. Mas mesmo assim n dorme… fica la com os arregalados a noite toda..

    1. Olá Letícia!

      Seu bebê ainda é bem novinho e vocês ainda estão se adaptando à amamentação. É MUITO importante seu bebê fazer a pega correta, pois dessa forma ele irá mamar bem (ficará satisfeito) e não irá machucar seu bico. Quando você diz que os seios inflamaram, seria porque você tem muito leite e “empedrou”? Olha, isso aconteceu comigo (tive até febre por conta disso) e a melhor solução foi minha bebê aprender a mamar direitinho, ou seja, fazer a pega correta pois dessa forma ela mesma foi aliviando as mamas que estavam muito ingurgitadas.

      Então, sugiro você procurar uma ajuda qualificada de uma consultora de amamentação. Se você estiver em Curitiba, te sugiro ir até o Programa de Amamentação da prefeitura, o Proama. Eles foram a minha salvação e super recomendo! Eles também tiram dúvidas por telefone.

      Aqui neste post fizemos uma seleção de consultoras de amamentação em várias regiões do Brasil: “Elas querem fazer a diferença” (eu e a Fabi conhecemos pessoalmente o trabalho de duas delas: Proama/Curitiba e Matrice/São Paulo)

      Por favor, procure ajuda qualificada (e não é qualquer pessoa, qualquer instituição). Se for o caso, dependendo de onde você estiver, vale você verificar com essas instituições que citamos se elas conhecem alguma consultora perto de você. Fique calma e tenha a certeza que com ajuda qualificada você vai amamentar sem dor e por muito tempo. Eu passei dificuldades no início, superei com a ajuda do Proama e amamentei até quase 1 ano e meio.

      Aqui tem textos e vídeos (que fiz com o Proama) que podem ser muito importantes para você:
      As 3 posições para amamentar
      Como ter sucesso na amamentação
      Como amamentar sem dor (pega correta)
      Os primeiros (e difíceis) dias de amamentação (meu relato pessoal)

      Sobre o tempo que o bebê fica mamando, isto varia muito de uma criança para outra. A minha filha também levava 1 hora e até 1 hora e meia. A tendência é com o tempo eles mamarem mais rápido, às vezes leva tempo (no meu caso foram alguns meses).

      Depois me conte como foi.

      Beijo grande

      Mamãe Prática Mari

  30. minha bebe vai fazer 1 aninho não to conseguindo tira ela to peito preciso muito de ajuda ela não come nada e isso ta fazendo ela esmagrecer ela só quer peito toda hora

    1. oi Rebeca, precisa analisar direitinho se ela não está comendo porque só quer mamar ou porque está com dificuldade para aceitar os alimentos… é delicado porque a amamentação é recomendada até dois anos ou mais (e é muito bom para sua filha!). Minha sugestão é tentar aos poucos introduzir outros alimentos sem deixar de amamentá-la, tem que ter mesmo muita paciência, oferecer diferentes sabores e texturas, converse com o pediatra também… espero ter ajudado, beijos, Fabi

  31. Olá, minha bebê fez 1 mês deixo ela dormindo no carrinho no meu quarto do meu lado, pois tenho medo de se engasgar e ela resmunga muito RS assim fica mais fácil de eu vê-la…ela dorme bem o dia todo e costuma acordar entre 22:00 22:30 ela mama o peito em torno de uma hora faço a arrotar e ela fica acordada, costumo esperar um pouco e ofereço o complemento. Mesmo após o complemento a maioria das vezes fica acordada até as 03:00 e depois dorme, cada dia acorda em horários diferentes pela manhã…não sei o que fazer para mudar essa rotina que ela criou… E gostaria de uma dica se a deixo no carrinho no meu quarto ou a coloco para dormir no quartinho dela no berço…

    1. oi Ariane, tudo bem? A sua bebê ainda é muito novinha! Com o tempo ela vai passar a dormir períodos mais longos e acordar menos durante a madrugada. Sei que é difícil e cansativo, mas isso é normal, a rotina de sono vai sendo ajustada aos poucos ao longo dos meses. No início meu filho também acordava várias vezes em horários diferentes, mas depois foi mudando. É tudo um aprendizado tanto para ela quanto para você. No meu caso, usei um carrinho e depois um berço portátil no meu quarto para o bebê dormir, isso até por volta dos três meses, depois passei a colocá-lo para dormir no berço no quarto dele. Eu usava uma babá eletrônica com vídeo/imagem para monitorá-lo e assim não precisava ficar levantando o tempo inteiro para ver se estava tudo bem. Espero ter ajudado, beijos, Fabi

  32. Oi! não aguento mais!! meu bebe tem 8 meses comi bem, frutas e verduras, ele não gostou de mucilon então não toma mamadeira de madrugada só mama, não sei mais o que fazer!! rotina ele ja tem! e não dormi nem 2 horas seguidas a noite, tem o sono muito inquieto só quer ficar no peito, isso esta afetando minha saude!!! não aguento mais!!!! só Jesus na causa.

    1. oi Cecilia!! Puxa, sei como é difícil e cansativo… Imagino que você já faz isso, mas é sempre bom lembrar que vale checar se não está com frio, com calor, com fome… Também converse com o pediatra, pois pode ajudar. Espero que as coisas melhorem por aí! beijos, Fabi

  33. Preciso muuuito da ajuda de vcs… Minha filha tem 8 meses e não dorme direito! Estou exausta não sei mais o que fazer, ela tem o sono muito leve e quando ver que está no berço chora, e Olga que não coloco na minha cama de jeito nenhum… O que eu faço?

    1. oi Daniele! Puxa, sabemos como é difícil porque cada bebê é de um jeito e alguns crianças demoram mais para começar a dormir bem e mais horas seguidas. Tente observar se o local faz muito barulho de noite, se ela sente frio ou calor, ou mesmo fome. Ao mesmo tempo, vale lembrar que tudo é um aprendizado para você e para ela, tente ver como ela dorme melhor e crie aos poucos a rotina de sono que funciona melhor para vocês. Espero ter ajudado! Beijos, Mari

  34. Minha filha está com 1 ano e 2 meses e nunca dormiu a noite toda, desmamei ela com 10 meses pois achei que estava fazendo meu peito de chupeta acordando de hora em hora, mas ela trocou a chupeta do meu peito pela chupeta mamadeira. Quando desmamei ela com 10 meses começou a dormir um pouquinho melhor mas agora acorda de 2 em 2 horas pra chupetar a mamadeira e já dorme em minha cama, pois o sono dela é agitado e temos que bater na bundinha dela o tempo todo pata voltar a dormir nessas 2 horas, mas aí ela senta na cama e chora sem parar até dar a mamadeira. Estamos exaustos, 1 ano dormindo a prestação e pouquissimo. Ja conversei com a pediatra, mas ela nao me ajuda em nada, diz que é normal algumas crianças fazerem isso devido a necessidade de sucção ate os 3 anos… Nem penso se vou conseguir aguentar esse tempo todo, pois tenho mais 2 filhos e com eles foi mais tranquilo, uma chupa dedo desde bebezinha e dormia bem a noite toda. Nao sei mais o que fazer…SOS…

    1. Olá Nice,

      Muitos especialistas dizem realmente que a criança pode continuar a acordar durante a noite ao trocar o peito da mãe pela mamadeira. Na minha opinião (de mãe, não de especialista), sua pequena precisa aprender a dormir de outra forma, ou seja, por ela mesma. Ela já associou essa forma para voltar a dormir (mamar, neste caso na madeira, e as batidinhas no bumbum). Ela apenas não sabe como adormecer por ela mesma (esse também foi o caso da minha filha).

      Mas com muita paciência e amor a gente conseguiu ensiná-la a adormecer sozinha, ou seja, por ela mesma (e no nosso caso isso não significou deixá-la sozinha no quarto e no berço, não, pois ela ainda precisava da gente junto dela na hora de dormir). Mas foi possível mudar.

      Por favor, veja a minha experiência aqui nesse post: https://mamaepratica.com.br/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/

      Ela vai aprender também, acredite!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  35. Meu filho tem 1 ano e 2 meses e não mama mas fica querendo o peito toda hora.nak sei mas o que fazer

    1. oi Leidiane. Realmente essa é uma situação delicada. A Mamãe Prática Mari passou por situação parecida e preparou alguns posts sobre isso. Veja se te ajuda, beijos, Fabi
      Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta – https://mamaepratica.com.br/2014/02/10/como-minha-filha-parou-de-fazer-meu-peito-de-chupeta/
      Socorro, meu peito virou chupeta – https://mamaepratica.com.br/2013/06/03/socorro-meu-peito-virou-chupeta/
      Quando o bebê só dorme no peito: entenda o que fazer – https://mamaepratica.com.br/2015/10/15/quando-o-bebe-so-dorme-no-peito-entenda-o-que-fazer/

  36. O meu Samuel desde o início acorda duas vezes à noite pra mamá, agora aos 7 meses dorme bem, mas ainda pede mama de madrugada umas duas vezes, mas acho que isso se deve ao fato dele dormir muito cedo, entre 18 e 19 ele já ta caindo de sono, ai acorda por volta de meia noite e depois lá pelas três da manhã, ou seja, eu durmo cedo também e tenho um bloco de 2,3 horas e depois um de 4 horas pra dormir. Mas como dormimos no chão, ele se mexia muito até pouco tempo, batia a cabeça na grade do berço e acordava chorando, e eu tinha medo dele cair da minha cama, eu dou o mamá, e cinco minutos já está dormindo de novo, nem sinto muito esse despertar, eu durmo fácil, mas também acorda as 5, 6 da manhã. Muito bom o seu alerta sobre conversar com o pediatra sobre acordar o baby a noite ou não, quase perdi o meu por causa de hipoglicemia, ele dormiu direto, não acordava por nada, e eu nem sabia o que estava acontecendo, só Deus pra guardar. Gostei das dicas, realmente algumas coisas faria diferente também.

    1. Olá Lívia,

      Que bom que gostou do nosso post! Legal conhecer a sua experiência também!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  37. O Mari… adorei o post…

    Minha situação também está sendo difícil! Meu bebê tem 6 meses e só mama no peito. Ele acorda entre 5 a 8x na noite e só volta a dormir depois de me chupeta kkk.. fico exausta e ainda não consigo fazer com que ele adormeça sozinho nem no berço nem na cama. Toda noite é uma choradeira para dormir e depois de muito embalo ele dorme.
    Desde recém nascido ele não dorme bem nem durante o dia. Chego a pensar que não é normal e me preocupo com o desenvolvimento dele.

    1. Olá Loraine,

      É muito difícil mesmo. A gente fica exausta! É importante o pediatra do seu bebê acompanhar direitinho o desenvolvimento dele, se está crescendo e ganhando peso dentro do esperado.

      Dá uma olhada também neste outro post que fiz com a Mariana Zanotto, orientadora em cuidados com recém-nascidos: https://mamaepratica.com.br/2015/10/15/quando-o-bebe-so-dorme-no-peito-entenda-o-que-fazer/

      Ela dá algumas orientações e dicas de livros. Também cito nesse post a técnica do Dr. Jay Gordon (Método Remoção Gentil para bebês acima de 1 ano que associam sugar o bico do peito para dormir). O médico cita esta técnica apenas a partir de 1 ano de idade. Espero que até lá tudo melhore por aí.

      Ah, você deve começar a fase das papinhas, certo? Temos algumas dicas também sobre isso:

      https://mamaepratica.com.br/2013/05/25/chegou-a-hora-de-comer-papinha-e-agora/

      https://mamaepratica.com.br/2014/04/21/como-preparar-a-papinha-do-bebe/
      Força! Vai passar!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  38. Oii , quando estava montando o quarto do Arthur e tomei por decisão q ele iria dormir no quarto dele no berço dele, pois tinha muito medo de colocar ele para dormir comigo, recebi muitas criticas mas foi a melhor decisão, durmo no quarto de frente para o dele onde ve o berço , fora q qlq coisa fora do normal as minhas cachorras me acordam kkkk, a unica coisa que sintoé ele acordar 2 vezes para mamar de madrugada pois ele nasceu com baixo peso e no hospital ele fez hipoglicemia pois nao consegui amamentar n hospital, em casa nao tive nenhum problema , mas sonho muito com uma noite td dormindo

    1. oi Mayra, obrigada por passar por aqui e compartilhar a sua experiência com outras mamães. Logo logo seu pequeno começará a dormir mais horas por noite, principalmente à medida em que ele for crescendo e vocês forem criando uma rotina de sono. Beijos e boa sorte! Fabi

  39. Então, meu caso está sendo inverso, meu filho sempre dormiu sozinho e até uns 7 meses dormia muito bem, tinha noites que não acordava e quando acordava era 1 vez. Passando esse período ele começou a aumentar a quantidade de vezes em que acordava para mamar e já com 1 anjinho começou a acordar de 5 a 7 vezes para chupetar, então decidimos tirar o peito e quando ele acordava oferecia água e ele voltava a dormir, com isso aos poucos foi diminuindo a frequência, tinha noites que não acordava e quando acordava ele pegava o copo e bebia água. Hoje ele tem 1a4m e tem uns 15 dias em que ele acorda aos berros, chora muitooooooo e só volta a dormir quando damos algo pra ele comer. Na primeira semana deixei ele chorar e não ofereci nada, até percebermos que o choro era de fome. Ele come muitooooooo bem, janta e antes de dormir ainda comi uma frutinha. Ele não toma mamadeira, leite, nada, e também não quero que ele acostume a comer durante a madrugada, mas não sei o que fazer. Alguma dica?!

    1. Olá Michelle,

      Cada criança é única. Seria necessário um acompanhamento de perto de um profissional (como pediatra ou especialista em sono de bebês) para avaliar seu caso. Mas, de qualquer forma, você pode se perguntar:

      – Mudou algo na rotina da casa ou na rotina de sono desde que ele passou a acordar aos berros?
      – Não há nada físico que precise ser investigado?
      – Ele realmente dorme sem fome ou sede?
      – O que você pode fazer na rotina para deixá-lo mais tranquilo na hora de dormir?
      – Será que ele tem realmente fome ou está acostumado e criou o hábito de acordar para comer/beber?

      Nesse outro post (Como minha filha parou de fazer meu peito de chupeta) eu relato como fiz o desmame diante de um cenário em que minha filha não sabia adormecer sozinha (ela precisava do apoio, que era mamar no peito, para dormir). Criamos uma rotina para a hora de dormir. Sugiro você dar uma olhada nesse post.

      A minha filha tinha 1 ano e 5 meses nessa época. Sugiro você criar uma rotina para a hora de dormir na qual você também explique para ele que “agora é hora de dormir e só acordar de manhã” (fazendo essa mesma rotina e dizendo isso todas as noites). Com atenção, afeto e carinho, ele pode aprender que não precisa mais acordar durante a madrugada, assim como a minha filha aprendeu.

      Espero que a minha história te inspire. Depois me conta como foi, tá?

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  40. Realmente o sono dos bebês é muito complicado no inicio, e uma noite mal dormida traz muitos “prejuízos” para a mamãe que passa a viver exausta.

    Tive muitas dificuldades com minha primeira filha. Com o segundo foi mais tranquilos, já sabia onde havia errado e busquei muita informação para não cometer os mesmos erros.

    Foi bem mais tranquilo.

    1. Aline, obrigada pelo seu depoimento. Realmente com o segundo filho deve ser mais fácil! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  41. Meu filho tem um ano e meio e não conseguia dormir nada durante a noite, até que um certo dia fui pesquisar sobre isso e encontrei esse método, agora ele dormi que é uma beleza

    https://www.maesabetudo.com.br/fada-do-sono/#resultados-depoimentos

  42. Minha bebê tem 3 meses e dorme a noite toda desde os 10 dias!
    Ela é amamentada por livre demanda, nunca acordei ela pra mamar!
    Eu estipulei um horário pra ela dormir, as 21 eu dou banho, dou bastante peito e quando ela dorme, geralmente as 21:45 eu coloco no berço. No começo foi difícil pq ela acordava quando eu colocava no berço, aí eu pegava novamente, colocava no peito até ela dormir e devolvia pro berço, repeti isso até ela cair no sono. Nunca deixei minha bebê chorando, sou contra demais. Nos primeiros dias acho que pegava ela umas 6 vezes do berço, depois umas 2 e agora quando eu coloco ela já fica direto. Ela dorme 7h seguidas graças a Deus, porém durante o dia ela dorme menos, só que não tem nada melhor do que uma noite bem dormida!
    Tiara Feitosa

    1. oi Tiara, obrigada por compartilhar a sua experiência aqui com outras mamães! Também não achamos legal deixar o bebê chorando no berço sem acolhimento. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  43. O Fada do Sono é a salvação para as mães que não conseguem mais dormir porque seus filhos não dormem a noite, ou não conseguem dormir sozinhos e acabam indo para a cama dos pais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.