Publicado em 36 comentários

15 Dicas para diminuir náuseas e vômitos na gravidez

Uma das principais preocupações de quando a gente fica grávida é se vamos sentir enjoos e náuseas. Durante a minha gravidez tive a sorte de não sofrer com isso apesar de ter tido muito mal estar por outros motivos (sobre isso já comentei aqui neste post).

Mas o fato é que muitas mulheres passam o início da gravidez com enjoos e vômitos, situação muito comum e que só melhora, geralmente, entre a 12ª e 16ª semanas de gestação.

Em alguns casos (felizmente não na maioria), a intensidade e a frequência desses sintomas são tão fortes que a gestante pode perder peso, ficar desidratada e ter até alterações no sangue. Esse quadro é chamado de hiperêmese gravídica, assunto que ganhou destaque nos últimos dias na mídia, já que a duquesa Kate Middleton, do Reino Unido, está passando por isso pela segunda vez agora que está grávida do segundo filho.

Foto: Sueli Zischler

De acordo com o ginecologista e obstetra Igor Padovesi, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, de São Paulo, as mulheres diagnosticadas com hiperêmese gravídica precisam ficar atentas caso a perda de peso seja superior a 5% e a desidratação intensa. “Urinar poucas vezes ao dia, urina concentrada, mal estar, tontura e fraqueza são sinais de desidratação, podendo resultar na perda de sódio e potássio”, diz o médico.

Ele explica que esses sintomas fazem parte da gestação e estão associados à produção de um hormônio exclusivo da gravidez (bHCG) que é necessário para preparar o útero para o crescimento do feto no início da gestação. Por isso, quanto maior for à produção do hormônio, mais intenso será o mal estar.

Uma curiosidade: grávidas de gêmeos têm mais propensão a sofrer do problema e mulheres diagnosticadas com a doença na primeira gravidez possivelmente terão o mesmo quadro na segunda gestação.

Foto: Sueli Zischler

15 Dicas para diminuir a sensação de náusea e vômitos durante a gravidez:

  1. Fracione as refeições, comendo de três em três horas em pequenas porções. Não fique muito tempo de estômago vazio.
  2. Evite alimentos condimentados, apimentados e ácidos.
  3. Dê preferência a alimentos ricos em proteína, carboidratos e com baixo teor de gordura.
  4. Evite alimentos gordurosos, frituras e doces.
  5. Mastigue devagar e não beba líquidos durante as refeições.
  6. Na hora de beber, prefira ingerir líquidos gelados (enjoam menos).
  7. Evite refrigerantes. Prefira sucos naturais, água de coco ou bebidas isotônicas.
  8. Evite o consumo de café.
  9. Tome as vitaminas nos horários em que os enjoos são menores.
  10. Evite deitar-se logo após as refeições.
  11. Nos horários em que sentir mais náuseas, comece as refeições pelos alimentos secos (como torradas, bolachas de água e sal, pães) e deixe os líquidos por último, pois tendem a aumentar o enjoo.
  12. Leve sempre com você bolachas secas ou barras de cereais na bolsa para emergências.
  13. Tome picolé de limão ou algo com sabor de menta, pois ajudam a reduzir os enjoos.
  14. Evite locais com perfumes e odores muito intensos, como comidas fortes, produtos de limpeza e cosméticos, pois geralmente são causadores de náuseas.
  15. Cuidado com  movimentos bruscos, como se levantar rapidamente, que podem provocar a queda da pressão arterial, causando mal estar, enjoo e até desmaio.

Mamães e futuras mamães, espero que essas dicas possam te ajudar a minimizar esses sintomas tão desconfortáveis da gravidez. Você tem alguma dica diferente? Conte pra gente!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fontes: Hospital e Maternidade São Luiz e Hospital Albert Einstein

*As lindas fotos que ilustram este post são da fotógrafa Sueli Zischler, parceira do blog 😉

Nossos projetos ligados à alimentação infantil

Loja Mamãe Prática – marmitas, lancheiras, garrafinhas, cortadores e utensílios para lanchinhos e comidas divertidas
Criando AMORas – como fazer seu filho comer com prazer alimentos variados e saudáveis

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

36 comentários sobre “15 Dicas para diminuir náuseas e vômitos na gravidez

  1. Boa noite! Eu vi as suas dicas para cortar naúseas e enjoos e como Eu estou passando por isso decidi colaborar com o meu conhecimento de experimentar e comprovar a eficácia do que Eu li e aprendi.
    Alimentos para cortar naúseas e enjoos:
    Gengibre é o número um
    Abacaxi
    Erva Doce
    Anis Estrelado (Só de cheirar alivia!)
    Canela (O Trident canela é ótimo!)
    Cravo
    Salmão Grelhado (incrívelmente gostoso e corta as naúsea devolvendo o prazer de comer)
    Sushis (por dois motivos, o salmão está sempre presente e todo sushi é preparado com o suco de abacaxi, a bromelina enzima presente no abacaxi é inclusive suplemento alimentar, o efeito é imediato, Você come e se sente bem).
    Outros peixes com poder de cortar as nauseas e te dar prazer em comer são o atum e o dourado.
    A banana Eu achei fraca em relação a todos os outros alimentos que citei aqui.
    Espero ter ajudado pois Eu estou sentido falta de um material sério sobre o assunto.

    1. Olá Silvia, obrigada por compartilhar as suas dicas e experiências aqui com a gente. Para quem está acompanhando, apenas lembro que o peixe cru não é recomendado durante a gravidez. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

    2. Olá moro na ItaItá e estou na 12* semana de gravidez tenho 40anos e sinceramente não esperava por essa sorpresa,mas estamos felizes eu e meu marido,mas tbm sofro de náusea e a única xoisa q resolve é Nalsil ,é um produto natural q Meu médico falou não ter nenhum contra indicação

  2. Estou de 38 semanas e 1 dia to com muita cólica e queimação vontade de vomitar oque Fasso para parar já tomei dramim soro e não adianta oque eu Fasso?

    1. Oi Caroline, como você já está de 38 semanas na reta final da gravidez, a nossa sugestão é que você converse com o seu obstetra ou procure um PS para melhor orientação. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

    2. Eu estou gestante de 11 semanas. Eu vômito tanto que fico 2 dias em casa e 3 no hospital. Meu médico já passou inúmeros remédios e nenhun resolve, já chegou a falar que e psicológico agora eu emagreci 12 kgs em 1 mês. Já estou com anemia. Me ensinaram chá de gengibre meu médico falou que e abortivo. Já não sei o que fazer.

  3. Olá minha esposa está 7 semanas a gente já foi em muitos obstetricos e ela tá normal mais tudo que ela coloca na boca ela vomita até água o que fazer? Ela está muito fraca

    1. Oi Luiz, tudo bem? Primeiramente, parabéns pela gravidez! Imagino a sua preocupação, realmente nos primeiros meses muitas mulheres têm problemas com enjoos e vômitos. Na minha gravidez a minha médica receitou um remédio quando eu estava com 10 semanas e ajudou bastante. Infelizmente, por não ser médica e não conhecer o histórico da sua esposa, não posso te indicar a medicação. O ideal é que vocês tentem procurar outro obstetra para fazer uma avaliação e verificar se a sua esposa pode tomar algum medicamento.
      Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  4. Boa tarde meu nome é Josiane e estou grávida de 9 semanas e 3 dias e no começo eu não sentia nada mas agora estou muito enjoada nem o remédio de enjoo passa as náuseas também me sinto fraca mas mesmo assim tento comer por causa do bebê e outra coisa que devem prestar a atenção é nos peixes devem pesquisar quais os melhores peixes pra ser consumido a por grávidas não são todos recomendados por conter mercúrio e esse mercúrio pode atravessar a placenta e fazer mal ao bebê

    1. Oi Josiane! Também estou grávida (16 semanas) e tive muito, muito enjoo até 12 semanas, depois melhorou bastante. Espero que com o tempo seus enjoos e náuseas melhorem também. Sim, é importante estar atenta aos alimentos que consumimos, peixes devem ter boa procedência e os crus são proibidos durante a gravidez. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  5. Boa noite estou com 14 semanas de gestação e passo mal o dia inteiro todos os dias, desde que descobri tenho perdido muito peso e vômito tudo absolutamente tudo que como ou bebo não consigo nem tomar os medicamentos que minha médica me passou estou perdendo as forças.

    1. Oi Verônica, realmente para algumas mulheres essas fase é intensa e os enjoos demorar a passar. Estou torcendo para que você melhor e possa curtir melhor sua gravidez. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

    2. Bem minha esposa ate vomitava sangue de tão intenso q tava o medicamento que ajudou um pouco foi o vonal 4 mg sabor morango o de abacaxi aumenta o fluxo de vómitos nao tome o de 8 mg ele è indicado somente para os paciente de quimioterapia . e prefira alimentos secos e frutas que nao seije ácidas.

  6. Olá,bom dia !
    Queria muito achar algo que evitasse o meu enjoou estou de 16+4 semanas e dês da 5 semana de gestação eu sinto náusea e já corro pro banheiro ,não vejo a hora disso passar, hoje tenho que ir buscar alguns resultados de exames ,estou com tanto medo de vomitar no ônibus vou andar umas 3 vezes, e como na minha última consulta eu cheguei em casa e vomitei muito, Só não vomitei no ônibus por que estava de jejum.
    Me ajuda por favor!!

    1. Oi Laís! Imagino a sua angústia. Eu estou com 21 semanas de gestação e tive muita náusea e enjoos até a 13a semana. Geralmente, com o passar das semanas os sintomas costumam melhorar, principalmente após a 18a semana. Na verdade, segundo os especialistas, ficar muito tempo sem comer, em jejum, poder piorar os enjoos. Alguns alimentos cítricos como limão, abacaxi e laranja podem ajudar a minimizar os sintomas. Eu tomava bastante água com gelo e limão. Em alguns casos, o médico ginecologista/ obstetra pode receitar medicamentos para controlar e diminuir os enjoos, então vale conversar com o seu médico. Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte e parabéns pela gravidez! A boa notícia é que uma hora vai passar (ou pelo menos melhorar bastante os enjoos). Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  7. Olá, estou com 9 semanas e sofro muito com náuseas e vômito, de uns dias pra cá só piora a situação, vomíto tudo q como e tô muito fraca. Por favor me ajuda!

    1. Oi Heloiza. Infelizmente é muito comum sofrer com náuseas e vômitos no início da gravidez. Estou grávida de 28 semanas e também tive muito problema com isso, só foi melhorar por volta da semana 14 a 18 mais ou menos… Mas vai passar, acredite! Converse com seu médico ginecologista, pois dependendo do quadro ele pode indicar medicação para amenizar esses enjoos e vômitos. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  8. Fabi !!! Que otimóotim encontrei seu blog, muitas dicas boaa, gostei muito, parabéns!!
    Eu estou bemmmmm no inici da minha segunda gestação, assim como na primeira, ontem comecei com a sessão de vômitos, enjoos já fazia alguns dias que estava sentindo,as de ontem pra hoje foi a gota, até o ar que entrava na boca voltava pra fora. Eu tive apenas duas refeições hoje, eu tento comer, mas nada me desce, e parece que se fico de estômago vazio, piora, mas aí quando penso em comer, a ânsia aumenta e sei que vai voltar tudo.
    Estou extremamente enjoada, e como foi fim de mês, so “sobrou” as porcarias ,doces e coisas gordurosas para comer, o que acredito eu que piora a situação. Não vejo a hora de bater uma vitamina de frutas e comer um prato recheado de brócolis rsrs
    Mas enfim, está bem difidif esses vômitos, só hoje foram duas vezes, e na minha cabeça é que isso tende a piorar ou continuar por um longo tempo !!! Me preocupa o fato de eu não conseguir nem engolir nada !

    1. Oi Thainá, fico feliz que você tenha encontrado o nosso blog, espero que nossas dicas sejam bastante úteis! Geralmente os enjoos e vômitos tendem a melhorar à medida em que a gravidez vai evoluindo. Sei que não é fácil, eu também tive muito enjoo nessa minha segunda gravidez (agora estou de 29 semanas!), mas o bom é que passou. Vale conversar com a sua obstetra, pois existem medicamentos que ajudam nos casos mais extremos e você precisa, de alguma forma, se alimentar tanto para a sua saúde quanta do bebê. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  9. oi fabi aqui é a Gaby eu sou mãe de primeira viagem eu estou de 6 semana não consigo comer nada tudo que eu como eu passo mal até água eu tentei e passo muito eu estou me sentindo muito fraca sinto muita dor nas Costa Também o que eu faço pois eu já tomei dramim é nada resolveu

    1. Oi Gaby, tudo bem? Realmente é muito desconfortável e provavelmente vai demorar algumas semanas para esse enjoo e náuseas passarem (mas geralmente passa!). Além das dicas que colocamos no post, você pode conversar com seu ginecologista para ver se é o caso de receitar outro medicamento. Tenha paciência que a medida que a gravidez vai evoluindo essa questão costuma melhorar (torcendo!). Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  10. Olá pelo meus cálculos estou indo PRa 2 meses mas ainda não fiz o teste. Mas já passo muito mal, sem vômitos e muitas náuseas. Queimação de estômago, muita fome, muita sede, urinando bastante. Intestino preso e umas dores embaixo do umbigo lembra cólica

    1. Oi Emily, a gravidez pode trazer com ela muitos incômodos mesmo, na minha opinião não tem nada de glamourosa ou mágica kkk. Beijos e parabéns pela gravidez! Beijos, da Mamãe Prática

  11. Estou de 9 semanas e tenho enjoado bastante e quase não consigo me alimentar pq tudo eu vomito e tenho sentindo dores de cabeça tontura e ate tremedeira no corpo ando passando muito mal.

    1. Oi Elenilde, infelizmente esse mal-estar é bastante comum na gravidez. Vale fazer um acompanhamento médico de perto e, principalmente, checar a sua pressão arterial por causa das dores de cabeça e tonturas. Boa sorte querida, tudo melhora. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  12. Oi boa

  13. Olá boa noite mim chamo Naiara grávida de14 semanas,Paso muito mal vomito enjo muito ,queria sabe o que fazer tomo até remédio e nada.

    1. Oi Naiara, sei que não é fácil… As dicas do post podem ajudar. Talvez vale rever com seu médico o medicamento, pois existem algumas opções. Tem que ter paciência porque uma hora os enjoos e vômitos passam ou amenizam. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  14. Ola estou de 8 semanas e desde q descobri nao paro de vomitar e sentir muita dor no corpo e de cabeça nao sei mais oq fazer ja fiquei internada tomei remedios mais nao passa e nao consigo comer ja nao sei oq fazer minha gravidez ja e mais dificil pois engravidei com DIU ja retirei ele mais nao paro de passar mal…

    1. Puxa Fabi, minha xará, que difícil, é realmente muito ruim passar mal durante a gravidez. A tendência é que o mal-estar passe nos próximos meses, torcendo! Beijos, daM Mamãe Prática Fabi

  15. Eu tenho passado tanto mal.Meu Deus tem horas que acho que vou desmaiar de tanto vomitar…tô vomitando amargo e azedo…mas sei que vai valer a pena quando estiver com meus filhos em meus braços !!!! Que Deus nos ajude a suportar até o fim com muita saúde,!!!!

    1. Oi Aline, sim, tudo vai passar. Não é fácil mesmo, mãe já começa a sofrer desde a gravidez kkk boa sorte! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  16. Aki ea kassia é normal sentir injoo do pai do seu filho

  17. Oi eu estou com 11semanas, sentia os enjoos normal que cortava com o remédio. Só que hoje estou vomitando o dia todo. Tudo que como vômito.. Alguém pode ajudar.

  18. Olá futuras mamas ! Estou de 29 semanas e passo o dia inteiro cheio de náuseas e vómitos já não sei mais o que fazer para aliviar esses sintomas e mau estar ‍♀️

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.