Publicado em Deixe um comentário

Como convencer seu bebê a escovar os dentes

O post de hoje traz dicas da nossa nova colunista, a odontopediatra Milena Louzas, que se junta ao nosso querido time de especialistas! O seu artigo de estreia pode ajudar muitas mamães que têm filhos resistentes a escovar os dentes. Direcionamos as dicas para mães de bebês (sobre o início da escovação), mas muitas orientações também são interessantes para as crianças maiores. Não deixe de também assistir aos vídeos infantis sugeridos pela doutora! Com a palavra, a Dr. Milena:

Como convencer o seu bebê a escovar os dentes

A hora da escovação é uma briga? Seu bebê chora, esperneia e não colabora? Saiba que isso não acontece somente na sua casa; existem bebês que ajudam e outros que são difíceis na hora da escovação. E quanto mais as mães demoram a introduzir o uso da escova (ficam só com a dedeira) mais difícil fica, o ideal é iniciarmos o uso da escova assim que os primeiros dentes apontarem.

Seguem algumas dicas para ajudar, mas cada criança reage de um jeito:

  1. Deixe-o escovar primeiro sozinho e depois diga que irá dar “um brilho”.
  2. Use uma pasta que ele goste. A indicação de pasta com flúor ou sem flúor segue a orientação do odontopediatra do seu pequeno (a).
  3. Escove os dentes na frente do bebê. O exemplo constrói mais do que muitas palavras.
  4. Utilize duas escovas, uma para ele e outra para você.
  5. Escove por partes. Na maioria das vezes, eles ficam de boca aberta menos que três segundos. Então, posicione a escova no dente do fundo, ele ira fechar a boca e, quando abrir, faça o movimento de vai e vem. Vá alternando as áreas a serem escovadas.
  6. Eles não entendem, mas são influenciáveis. Se o seu pitoco assiste um pouco de TV ou vídeos pelo smartphone, busque vídeos de escovação nos sites de vídeos. Eu brinco que às vezes é necessário fazer “lavagem cerebral”. 🙂 VEJA ABAIXO ALGUNS VÍDEOS!
  7. Faça massagens intrabucais com o seu próprio dedo quando ele estiver tranquilamente deitado no seu colo. Com o dedo indicador, vá alisando a bochecha do bebê num movimento de trás para frente. Muitos bebês apresentam muita sensibilidade na boca; a massagem vai acostumá-lo ao toque e facilitar a aceitação da escova. A boca vai desensibilizando conforme a criança vai saindo da papinha – nessa fase, ofereça frutas inteiras e durinhas para ele provar com as mãos.
  8. Faça da escovação assunto constante. Deixe uma escova na caixa de brinquedos. Sentou no chão pra brincar com ele, brinque de escovar os bichos, os bonecos, o papai ou qualquer outra coisa que aparecer na frente!

Dicas de vídeos
A maioria destes vídeos não é focada para os bebês, mas alguns são bem interessantes:

O rap da escova (A Turma do seu Lobato) faz as crianças aprenderem e cantarem ao mesmo tempo.

A animação “Sid, o cientista” dá uma aula sobre escovar os dentes.

Esse vídeo fofíssimo de um bebê gargalhando ao escovar os dentes pode, quem sabe, ajudar o seu bebê a associar o momento da escovação a algo feliz.

Um jeito de envolver uma criança é NÃO falando diretamente com ela ou exigindo a sua atenção, fale sobre escovar com os brinquedos como se você estivesse brincando sozinha e espere ele voltar a atenção a você.

Espero ter ajudado.

Beijo grande!

Milena Louzas

Milena LouzasEspecialista em Odontopediatria e com especialização em Ortopedia Funcional dos Maxilares, a Dr. Milena é de São Paulo e costuma dizer que a Odontopediatria a escolheu, pois suas primeiras oportunidades de trabalho foram com crianças. Ela se apaixonou pela área e seus desafios, como atender crianças consideradas de comportamento difícil. “Mas, juntas, conseguimos resignificar a relação delas com o dentista”, conta.

Mamães, espero que vocês tenham gostado do post, nós  curtimos! E se você quer saber mais sobre quando levar o bebê ao dentista, AQUI tem mais dicas da Dr. Milena. Já neste outro post, ela dá mais dicas de como convencer seu filho a escovar os dentes.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Sueli Zischler Photography

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.