Publicado em 1 comentário

10 perguntas-chave sobre silicone x amamentação

silicone e amamentação

A amamentação para as mulheres que colocam silicone é possível? Se você já implantou a prótese e tem dúvidas sobre o assunto ou se você gostaria de colocar, mas tem receios em como seria depois a amamentação, vale conferir as dicas do cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. André Colaneri. Ele esclarece tudo pra gente:

10 perguntas-chave sobre silicone x amamentação

1. A presença de próteses altera a quantidade de leite produzido? E a qualidade?
Não, pois a prótese quando colocada não interfere nas glândulas mamárias. Independentemente do plano de colocação (subglandular, submuscular, subfascial ou duplo plano), não interfere.

2. O bebê pode rejeitar a mama devido à textura diferente?
Não. A mama com prótese pode ter uma consistência mais firme, porém a textura, o cheiro é o mesmo. O bebê também vai conhecer a mama já aumentada e para ele esse será o padrão normal.

3. O silicone pode vazar durante a amamentação?
Não. As próteses são resistentes e passam por rigoroso teste de qualidade. A amamentação não exerce nenhuma pressão ou trauma sobre a prótese.

4. O período de amamentação de uma mulher com próteses é o mesmo de uma que não passou pela cirurgia?
O tempo possível de amamentação de uma mulher com ou sem próteses é igual.

5. As próteses agravam a flacidez após o período?
A flacidez pós-amamentação é quase inevitável, pois as mamas aumentam de volume com o leite produzido e depois diminuem, o que faz com que a mama laceie mesmo sem ter prótese. A prótese abaixo da glândula, por não ter nenhuma sustentação, pode levar à maior queda, se comparada à abaixo do músculo.

6. O leite pode empedrar por causa das próteses?
O leite fica “empedrado” quando a mama não é totalmente esvaziado durante mamada. Portanto, o silicone não tem nenhuma relação com a situação.

7. Os implantes podem fazer os mamilos racharem?
Não. Na verdade, o que pode causar danos às mamas é a “pega” incorreta (maneira de posicionar o bebê na hora de amamentar), além do ressecamento das aréolas.

8. Os implantes causam dor à mulher durante a amamentação?
A dor durante a amamentação também está relacionada, muitas vezes, à pega. A presença de silicone não aumenta ou diminui as dores.

9. O uso de bombas de sucção de leite pode “estourar” as próteses?
Não, as bombas não interferem nos implantes, mas o uso desses produtos deve ter sempre orientação médica.

10. É possível colocar implantes durante o período de amamentação?
Não, pois as mamas ficam inchadas com o volume extra. É necessário aguardar três meses para realizar a cirurgia, para que as mamas voltem ao tramalho natural e o leite seque.

A pega correta
Sobre a “pega correta”, isto é tão importante que fizemos pessoalmente um vídeo com a pediatra Claudete Teixeira Krause Closs, que era coordenadora do Proama – Programa de Aleitamento Materno da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (PR), ensinando como fazer.

Beijos da Mamãe Prática Mari

Um comentário sobre “10 perguntas-chave sobre silicone x amamentação

  1. Boa noite!

    Eu estou escrevendo apenas para parabenizar o conteúdo do seu blog, parabéns.

Os comentários estão fechados.