Publicado em 4 comentários

Como estimular a produção do leite materno

Pouco leite materno

Olá meninas! O que fazer se você desconfiar que não está produzindo leite materno suficiente para o seu bebê? Em primeiro lugar, é preciso se manter confiante e segura e acreditar que você é capaz de produzir leite. Segundo a nutricionista Rosane Baldissera, consultora em amamentação de Porto Alegre (RS), essa é a melhor receita para as mamães que querem amamentar.

Outra dica de Rosane é procurar ajuda de um profissional especializado, e acredito que ela está certíssima, pois foi assim que consegui amamentar a minha filha até quase 1 ano e meio, como já contei aqui.

Mas a gente ainda precisa de mais dicas, não é mesmo? Por isso, pedi para a Rosane elencar algumas orientações práticas do que fazer se a produção de leite materno não parecer suficiente. Vejam as recomendações da consultora para as leitoras do Mamãe Prática:

Intensifique a amamentação
Quanto mais o bebê mama, mais leite a mamãe produz. Algumas orientações da consultora:
– A mãe deve deixar o bebê recém-nascido mamar, no mínimo, 8 vezes dentro de 24 horas.
– Alguns bebês mamam de 3 em 3 horas, outros de 2 em 2 horas, isso vai depender de cada bebê.
– O importante é dar de mamar várias vezes ao dia e não limitar o tempo das mamadas, deixando que o bebê mame em um seio de cada vez até esvaziar bem a mama, para que ele receba o leite do final da mamada que é rico em gordura e faz o bebê ganhar peso.
– Amamentar a noite faz com que a mama produzida mais leite, já que durante a noite a nutriz tem um aumento da produção de prolactina, o hormônio produzido no cérebro que tem a função de ativar a produção de leite materno nas glândulas mamárias.
– Ainda é importante verificar se a pega está correta.

Evite o estresse e o cansaço
Durante a amamentação, a mãe deve escolher um lugar tranquilo e fazer algo que a deixe calma, como olhar televisão ou escutar música. A nutriz deve descansar sempre que possível e aproveitar para dormir quando o bebê dorme é uma boa dica. Quando a mãe descansa e dorme, o estresse diminui e a prolactina é produzida em maior quantidade. O apoio do pai ou de pessoas amigas nas tarefas da casa também é muito importante para deixar a mamãe segura e calma para amamentar.

Beba líquidos e cuide da alimentação
Alimentar-se bem e ingerir muitos líquidos (água, chá ou suco natural) também são dicas importantes. Uma alimentação saudável e em horários regulares assim como a ingestão de 3 litros de líquidos por dia faz com que a mãe produza bastante leite (em média, o organismo destina 2 litros para a mãe e 1 litro para a produção do leite materno).

Outras dicas
Você ainda pode fazer massagens com movimentos circulares em todo o seio antes de amamentar e utilizar compressas quentes, pois estas duas medidas fazem com que aumente a circulação sanguínea nas mamas, aumentando a produção de leite.

Fique atenta ao peso do seu bebê
A dica final de Rosane é perceber se seu bebê está ganhando peso. Se ele não estiver, segundo ela, pode ser realmente baixa produção de leite ou pode ser que o bebê não esteja conseguindo ordenhar o leite posterior, do final da mamada, o qual é rico em gordura. “No caso de baixa produção de leite, a nutriz deve seguir as dicas acima, e no segundo caso a nutriz deve deixar o bebê sugar por bastante tempo no primeiro seio, até esvaziar bem a mama, para depois oferecer o outro seio”, orienta.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Lidi Lopez Fotografia

4 comentários sobre “Como estimular a produção do leite materno

  1. Olá!!!
    Super obrigada pelo post! Foi muito util!
    Grande beijo

    1. Olá Priscila!

      Fico muito feliz com sua mensagem!!! Que bom que ajudou!

      Beijo grande

      Mamãe Prática Mari

  2. Fiz tudo isso mas mesmo assim produzo pouco leite ainda tenho que tomar equilid pra produzir um pouco mais e tenho Q complementar com fórmula. Sendo ainda Q só produzo leite em 1 seio no outro quase nada mesmo

    1. Olá Juliana.

      No seu caso, seria interessante uma avaliação com uma consultora em amamentação e, se necessário, também com um médico, a fim de uma investigação mais profunda. Não sei em que cidade você está. A Rosane, a nossa entrevistada neste post, fica em Porto Alegre. Já fizemos um post com outras referências – texto “Instituições parceiras da amamentação (onde procurar ajuda)”

      Espero ter ajudado.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.