Publicado em Deixe um comentário

Cuca de banana com doce de leite

Quem é do Sul do Brasil ou viaja muito para essa região deve conhecer essa sobremesa chamada cuca, um tipo de bolo/ pão doce com farofa bem tradicional, também conhecida como cuca gaúcha.

Eu experimentei a cuca em Curitiba (PR), onde a minha irmã mora, e também é uma sobremesa tradicional por lá. A cuca combina muito com final de semana e chazinho da tarde. Só de lembrar dá água na boca (risos)!

Essa receita foi enviada pra gente pela Bunge, dona de marcas como Delícia, Soya e Primor, que costuma participar com dicas de receitas aqui no blog. Veja como fazer:

Ingredientes:
– 6 bananas nanica bem maduras, sem casca (500 g)
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)
– 1 xícara (chá) de aveia em flocos (100 g)
– ½ xícara (chá) de açúcar (100 g)
– 2 tabletes de margarina (200 g)
– 1 pote de doce de leite (200 g)
– 1 xícara (chá) de requeijão cremoso (240 g)
– Canela em pó a gosto

Modo de preparo:
Corte as bananas ao meio no sentido horizontal.  Coloque em uma tigela a farinha de trigo, a aveia, o açúcar e a margarina, misturando tudo até formar uma farofa bem úmida. Em uma assadeira com 14 x 22 cm, monte a cuca começando por uma camada de farofa, outra de banana, uma de doce de leite e outra de requeijão, colocadas às colheradas. Repita a operação terminando com a farofa. Leve para assar em forno preaquecido (200 ºC) durante 35 minutos ou até dourar bem. Deixe esfriar e desenforme.

Dica:
Você pode variar o sabor da cuca substituindo a banana por maçã, também fica delicioso!

O tempo estimado de preparo é de cerca de 1h10, sendo 35 minutos de forno. Espero que tenham gostado da receita de hoje!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Bunge Brasil

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.