Como aprender inglês com alegria e diversão

Olá meninas, nossos filhos aprenderem outro idioma, de preferência o inglês, é uma preocupação que nós, mamães, temos ou teremos. Recentemente, por meio da experiência dos nossos priminhos Arthur e Helena, eu e a Fabi conhecemos uma forma mais prazerosa e muito divertida de aprender o inglês: uma metodologia criada pela professora Daniela Teixeira, que tem como inspiração a Pedagogia Waldorf.

A ideia é super interessante: as crianças aprendem o idioma por meio de atividades lúdicas e artísticas, da expressão corporal e musical, de trabalhos manuais e até da culinária e da jardinagem. Achamos o máximo!

Esse projeto chama-se Espiralando – Núcleo de Aprendizagem e Vivência Bilíngue. “Assim como na Pedagogia Waldorf, desenvolvo o aprendizado do inglês de forma espiral: os assuntos sempre são retomados, mas a cada momento de uma maneira de acordo com as habilidades que as crianças vão desenvolvendo”, explica Daniela. Vejam que bacana:

Helena modelando cerejas durante a aula

Dica: o uso da massinha à base de cera de abelha é proposital. “Como ela é mais dura, a criança precisa esquentá-la com as mãos para conseguir usá-la e assim mexe suas articulações”, explica a professora.

Epiralando
Aula de pintura e, ao mesmo tempo, aula de inglês
Epiralando
Sapatinhos de inverno feitos com técnica de feltragem molhada com lã cardada
Técnica de feltragem molhada com lã cardada feita pelos alunos
Técnica de feltragem molhada com lã cardada feita pelos alunos
Aprendendo a usar giz de cera de abelha
Aprendendo a usar giz de cera de abelha
Aprendendo sobre as direções
Aprendendo a fazer pizza!
Aprendendo a fazer macarrão

Segundo a professora Daniela, os pais podem ajudar muito os filhos para que aprendam e gostem do idioma. Vejam as dicas da Dani:

O papel dos pais no ensino do inglês
• Mostrarem-se interessados (mesmo aqueles que não têm conhecimento de inglês), pois os pais que participam e interagem com os filhos no momento do estudo auxiliam bastante no desenvolvimento de qualquer matéria – eles passam maior segurança, conforto e despertam a curiosidade e o gosto por determinada matéria.
• Brincar com as crianças pedindo que mostrem as lições e que os ensinem o que aprenderam.
• Tentar repetir as palavras em inglês e perguntar outras novas.
• Inserir comandos ao longo da rotina diária que estimulem a criança a falar em inglês, como ao falarem bom dia, boa tarde, boa noite, tenha um bom dia, tenha uma boa aula ou até como se pede água em inglês.
• Incentivar as crianças a assistirem filmes em inglês sem legendas para praticarem a audição.
• Ouvir músicas em inglês junto com os filhos .
• Procurar na internet atividades interativas que podem auxiliar na aprendizagem do idioma.

Mais sobre a Pedagogia Waldorf

  • Em termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais profunda visão do conteúdo exposto é oferecida.
  • Uma das principais características é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano. Essa concepção leva em conta as diferentes características das crianças e adolescentes segundo sua idade aproximada (dividida em setênios). O ensino é dado de acordo com essas características: um mesmo assunto nunca é dado da mesma maneira em idades diferentes.
  • As matérias são dadas em épocas: época de matemática, época de português e assim por diante, e cada uma tem a duração de três a quatro semanas.
  • Quando uma época acaba, entende-se que aquele aprendizado deve adormecer para ser internalizado e posteriormente retomado em uma outra época.
    Fonte: professora Daniela Teixeira

Meninas, espero que tenham gostado deste tema aqui no blog e que a forma de trabalho da professora Daniela possa inspirar vocês na educação de seus filhos.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Fotos: Divulgação/Espiralando (na foto de abertura o nosso priminho Arthur)

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.