Olá meninas, nossos filhos aprenderem outro idioma, de preferência o inglês, é uma preocupação que nós, mamães, temos ou teremos. Recentemente, por meio da experiência dos nossos priminhos Arthur e Helena, eu e a Fabi conhecemos uma forma mais prazerosa e muito divertida de aprender o inglês: uma metodologia criada pela professora Daniela Teixeira, que tem como inspiração a Pedagogia Waldorf.
A ideia é super interessante: as crianças aprendem o idioma por meio de atividades lúdicas e artísticas, da expressão corporal e musical, de trabalhos manuais e até da culinária e da jardinagem. Achamos o máximo!
Esse projeto chama-se Espiralando – Núcleo de Aprendizagem e Vivência Bilíngue. “Assim como na Pedagogia Waldorf, desenvolvo o aprendizado do inglês de forma espiral: os assuntos sempre são retomados, mas a cada momento de uma maneira de acordo com as habilidades que as crianças vão desenvolvendo”, explica Daniela. Vejam que bacana:

Dica: o uso da massinha à base de cera de abelha é proposital. “Como ela é mais dura, a criança precisa esquentá-la com as mãos para conseguir usá-la e assim mexe suas articulações”, explica a professora.





















Segundo a professora Daniela, os pais podem ajudar muito os filhos para que aprendam e gostem do idioma. Vejam as dicas da Dani:
O papel dos pais no ensino do inglês
• Mostrarem-se interessados (mesmo aqueles que não têm conhecimento de inglês), pois os pais que participam e interagem com os filhos no momento do estudo auxiliam bastante no desenvolvimento de qualquer matéria – eles passam maior segurança, conforto e despertam a curiosidade e o gosto por determinada matéria.
• Brincar com as crianças pedindo que mostrem as lições e que os ensinem o que aprenderam.
• Tentar repetir as palavras em inglês e perguntar outras novas.
• Inserir comandos ao longo da rotina diária que estimulem a criança a falar em inglês, como ao falarem bom dia, boa tarde, boa noite, tenha um bom dia, tenha uma boa aula ou até como se pede água em inglês.
• Incentivar as crianças a assistirem filmes em inglês sem legendas para praticarem a audição.
• Ouvir músicas em inglês junto com os filhos .
• Procurar na internet atividades interativas que podem auxiliar na aprendizagem do idioma.
Mais sobre a Pedagogia Waldorf
- Em termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais profunda visão do conteúdo exposto é oferecida.
- Uma das principais características é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano. Essa concepção leva em conta as diferentes características das crianças e adolescentes segundo sua idade aproximada (dividida em setênios). O ensino é dado de acordo com essas características: um mesmo assunto nunca é dado da mesma maneira em idades diferentes.
- As matérias são dadas em épocas: época de matemática, época de português e assim por diante, e cada uma tem a duração de três a quatro semanas.
- Quando uma época acaba, entende-se que aquele aprendizado deve adormecer para ser internalizado e posteriormente retomado em uma outra época.
Fonte: professora Daniela Teixeira
Meninas, espero que tenham gostado deste tema aqui no blog e que a forma de trabalho da professora Daniela possa inspirar vocês na educação de seus filhos.
Beijos, da Mamãe Prática Mari
Fotos: Divulgação/Espiralando (na foto de abertura o nosso priminho Arthur)