Publicado em 1 comentário

Vivendo a experiência da Gestação do Coração (adoção)

Ensaio fotográfico gestante do coração (adoção)

Olá meninas, já mostramos aqui no blog o lindo ensaio fotográfico da Gestação do Coração que foi feito pela Priscilla Aitelli, nossa parceira no Mentes Maternas e autora do blog Mamy Antenada. Futura mamãe à espera de seu filho adotivo, ela se define como gestante do coração. “Sou gestante há 3 anos e 7 meses”, conta.

Pedimos pra Pri contar pra gente um pouco mais sobre esse tipo de ensaio fotográfico, sobre seu processo de adoção e sobre um curso que ela criou (junto com outras duas blogueiras) para ajudar outras famílias em busca da adoção.

Qual foi o seu objetivo ao fazer o ensaio fotográfico?
O primeiro objetivo foi o de ter um registro dessa gestação, dessa espera, para podermos mostrar aos nossos filhos o quanto eles foram desejados, esperados e já amados. Mas claro que o momento de empoderamento dessa gestação refletida nas fotos não se pode negar. Essa é uma gestação um pouco invisível, ainda muito cheia de mitos e preconceitos. Poder vivenciar essa gestação de forma plena é libertador e começa a quebrar muitas dessas barreiras.

Também poder envolver a família nessa espera e nesse processo foi muito bom. No dia do ensaio, minha sogra e meu cunhado estavam passando o final de semana na nossa casa; não quiseram aparecer nas fotos, mas participaram do backstage [bastidores], além da minha enteada que fez questão de participar desde o começo da nossa decisão, e acredita que ela vibrou mais quando falamos que os irmãos viriam através da adoção?!

Como foi o seu marido participar das fotos?
Claro, toda essa parte “glamour” da gestação é mais da mulher, né?! É ela que sonha com todos os detalhes. Quando comecei a mostrar a ele esses ensaios, ele achava legal, mas nunca chegou e falou: “Vamos fazer!” (rs rs, homens!). Mas quando decidi que queria deixar registrada a Gestação do Coração, sentei e conversei, disse que era algo importante pra mim e para os nossos filhos e perguntei se ele toparia fazer, e ainda bem que ele disse: “Sim! Por vocês eu faço!”.

Como tem sido esse processo de espera?
O processo tem seus altos e baixos. Tivemos algumas dificuldades durante a habilitação pela falta de profissionais na Vara de Infância e Juventude de nossa residência (levaram 2 anos e 8 meses para nos habilitarem). Depois disso nos mudamos de cidade e tivemos que mover o processo, o que está sendo mais uma dificuldade, temos tido vários entraves burocráticos. Atualmente instituímos um advogado para nos auxiliar no processo, o que foi muito válido, pois os desgastes com os profissionais do fórum estavam me deixando ansiosa.

O que você gostaria de dizer para outras mulheres que também vivem essa gestação?
Minhas lindas gestantes do coração, vivam essa gestação com plenitude, apodere-se dela, não deixe se abater por comentários preconceituosos! Façam o registro dessa gestação, mesmo que seja um registro caseiro mesmo! Envolvam a família e os amigos nesse processo; eles é que formarão a sua rede de apoio quando a sua bolsa “estourar”. Informem-se e estudem sobre adoção e sobre o processo, exijam seus direitos como cidadãs.

Qual o status atual do seu processo de adoção? Pode contar pra gente?
Claro que posso. Estamos habilitados para adoção e esperando. A qualquer hora nossa bolsa pode “estourar”!

Fale sobre o curso Gestação do Amor. Qual a proposta?
Após vivenciarmos a carência de informações na temática da adoção, eu e duas amigas, uma gestante do coração e uma psicóloga e doula – Luciane Cruz, do Blog Gravidez Invisível, e Juliana Sell, do Blog Apoio Materno –, começamos a compartilhar as experiências e dilemas que permeiam esse universo por meio de nossos blogs pessoais. Identificamos que os mesmos sentimentos angustiavam outros futuros pais e pais através da adoção, todos ansiosos por esclarecimentos, acolhimento e aceitação. Foi então que idealizamos o Gestação do Amor – 1° Curso para Gestantes do Coração do Brasil, visando a humanização do processo de adoção, voltado a tentantes (em habilitação para adoção) e gestantes do coração (habilitados para adoção).

A primeira turma do curso já está em formação na cidade de Florianópolis (SC) e o curso está dividido em duas partes: pré-natal da gestação do coração e pós-natal da gestação do coração, ou seja, o pós-adoção. Estamos também considerando levar o curso para outros estados do Brasil, bem como oferecê-lo na plataforma digital.

Meninas, quem quiser saber mais sobre o curso pode acessar a página www.facebook.com/gestacaodoamor/

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Mamy Antenada (uma das fotos do ensaio da Gestação do Coração da Priscilla com o marido).

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Um comentário sobre “Vivendo a experiência da Gestação do Coração (adoção)

  1. Porque existem pessoas preconceituosas ainda a respeito dessa atitude de amor tão linda?
    Conheci uma mãe do coração também, ela já com sua filha nos braços, em um amor tão pleno, tão puro e principalmente, tão igual aos outros!!

    Parabéns e Boa hora!!!

    http://www.eueosquatro.blogspot.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.