Publicado em Deixe um comentário

Como incorporar a música no dia a dia do seu filho

Olá meninas, já falamos aqui no blog sobre musicalização infantil, uma forma de contato que bebês e crianças podem ter com a música, por meio de professores especializados. Mas além da escola, também podemos incentivar em casa mesmo o contato dos pequenos com a música. Então, como fazer isso?

Em primeiro lugar, temos que ficar mais atentos ao que nós mesmos ouvimos e às canções que colocamos para nossos filhos. Segundo a professora de Musicalização Infantil Débora Munhoz Barboni, que também é mãe e autora da página Cantinho Musical, temos a responsabilidade de oferecer nossa cultura musical aos nossos filhos. Por isso, ela lembra: sempre observe a letra das canções porque todo estilo musical faz parte de uma cultura que poderá influenciar nos gostos, comportamentos e até na forma de se vestir. Veja outras dicas práticas da Débora às leitoras do blog Mamãe Prática:

Como incorporar a música no dia a dia do seu filho

1. Nas atividades rotineiras
Existem músicas que podem ser utilizadas em diversos momentos da rotina da criança, como na hora de acordar, de dormir, de tomar banho e na hora do lanche. Mas o objetivo aqui não é ficar cantando o tempo inteiro com o filho e sim estar atento às necessidades dele, ou seja, ter a sensibilidade para perceber o momento adequado que tornará aquele momento mais interessante de se utilizar música.

2. Nas brincadeiras tradicionais
Observe se seu filho gosta de dançar, cantar e dramatizar e separe um tempo para brincar com ele por meio da música, que é um “brinquedo cantado” que pode ser utilizado em qualquer lugar.

3. Nas brincadeiras musicais
Se você tiver dificuldade em brincar com a música e perceber que seu filho gosta desta linguagem, uma dica é matricular a criança em um curso de musicalização e participar junto com ele das aulas, ampliando assim o repertório musical de brincadeiras musicais que podem ser praticadas em casa.

Assista agora a história “O Tambor do Tom”, de autoria da educadora musical Elvira Drummond, e aqui apresentada pela professora Débora. Muito bacana!

Meninas, na rotina aqui em casa, eu inventei uma “música” para a minha filha Manuela escovar os dentes e ela adorou. É assim: “Escova, escova, escova, pra ficar limpinho. Escova, escova, escova, pra não ter bichinho …”. Ela andava meio resistindo a escovar os dentes, mas depois disso não reclamou mais (risos).

Beijos, da Mamãe Prática Mari.

Foto ilustrativa: Lidilopez Fotografia

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.