Publicado em 24 comentários

Medo de barulho: como ajudar as crianças

Criança chorando: medo de barulho

Conheço alguns casos de crianças pequenas (até 5 anos) que realmente ficam muito assustadas e com medo de barulho, principalmente de bexigas que estouram, de fogos de artifício e do barulho de trovões.

E a gente fica com o coração apertado ao ver uma criança tão pequena sentindo tanto medo de barulho!

Então, depois que também recebi uma mensagem de leitora muito preocupada com o filho, que chega a passar mal por causa desses tipos de barulhos, acionei nossa querida colunista, a psicóloga infantil Ana Flávia Fernandes, para contar pra gente o que podemos fazer nesses momentos tão delicados. Com a palavra, a Ana Flávia:

Criança com medo de barulho

O medo é um a reação natural que ativa os sinais de alerta do nosso corpo em situações que acreditamos serem perigosas para nós. Em excesso faz com que a gente se feche numa espécie de prisão emocional e a falta de medo pode nos expor ao risco de vida.

Por isso, nosso desafio é ajudar os pequenos a identificar seus medos, aprender a lidar com eles e assim manter esse equilíbrio tão necessário para o desenvolvimento afetivo das crianças.

Sentir medo de barulho costuma aparecer por volta dos 2/3 anos, na fase em que as emoções começam a se transformar em imagens como balão, fogos de artificio e trovão.

Isso acontece porque o sistema emocional das crianças ainda não dá conta de compreender muito bem algumas informações recebidas.

Então, essas imagens ficam armazenadas na sua cabeça, aparecendo de vez em quando para assustar. O medo se instala e a criança tem dificuldade em seguir tranquilamente a sua rotina.

Esse medo pode ir até os 6 ou 7 anos, quando as crianças passam a ter uma percepção menos inocente dos acontecimentos, uma maior capacidade de compreensão dos fatos e a imaginação mais fraca.

Antes disso, sua cabeça ainda está desenvolvendo o pensamento lógico e abstrato, então, ao dizer “Precisamos voar porque estamos atrasados”, é comum que as crianças imaginem pessoas voando.

Cada criança vai reagir ao medo de uma maneira e os sintomas mais comuns são coração acelerado, suor nas mãos e dificuldade para dormir.

As reações comportamentais podem prejudicar a rotina da criança e da família e sem os cuidados necessários podem se agravar e se transformar em psicopatologias, como, por exemplo, a fobia social.

Para nós, fica claro que essas figuras não colocarão nossa vida em risco, mas para as crianças, que ainda estão desenvolvendo esta noção de fantasia e realidade, não está tão claro assim.

Nosso papel fundamental é auxiliá-las nessa compreensão dos medos que ajudam e dos medos que não ajudam.

Quando o medo já se instalou, podemos ajudar cuidando da nossa reação, do respeito e empatia com o que a criança está sentindo.

Ao rir e dizer que não é verdade, estamos desvalorizando a percepção das crianças, o que pode dificultar ainda mais a sua compreensão daquele medo.

Com as crianças menores pode ser mais difícil reconhecer o que assusta. Nesses casos, vale tentar eliminar possibilidades como, por exemplo, questionar se ficar abraçado com a mãe quando um balão estourar ajuda a sentir menos medo. Demonstrando segurança, podemos entrar na fantasia das crianças e desenhar, criar uma história sobre balões heróis.

Podemos amenizar o medo utilizando a imaginação e acrescentando o humor ou um final em que fique evidente o lado chato da história e o lado legal e corajoso. Isso tira o balão da realidade e o coloca no mundo das histórias, o que pode gerar uma simpatia da criança com essa figura que tem medo.

O Explode Balão é um jogo que gosto muito e que também pode ajudar os pequenos a dar um novo significado para o medo de barulhos.

“Demonstrando segurança, podemos entrar na fantasia das crianças e desenhar, criar uma história sobre balões heróis”

A experiência do brincar com algo assustador faz com que o grande medo vá embora, deixe espaço para os medos que ajudam e o coração se tranquiliza, pronto para enfrentar os próximos desafios da vida.

psicóloga infantil Ana Flavia FernandesPsicóloga Infantil com especialização em Psicodrama, Ana Flávia Fernandes atende as crianças e suas famílias há muitos anos. “Para cuidar bem dos pequenos, também é preciso cuidar dos adultos a sua volta”, explica. Muito querida e atenciosa, ela também nos brinda com a sua sabedoria e experiência clínica no blog Terapia de Criança.

Veja outros textos da Ana Flávia, como o artigo “A primeira vez na escola: como ajudar seu filho”, ou ainda entrevistas que fizemos com ela, como o post (super lido por aqui!) “Como educar sem precisar bater ou colocar de castigo”.

Foto: freeimages.com/Milan Jurek

24 comentários sobre “Medo de barulho: como ajudar as crianças

  1. Ao ler estas informações sobre o medo de barulho, estou sensibilizada, meu filho de 4 anos está com esta fobia, quando levei ele no dia das criancas num ginásio, ele começou a passar mal, e me implorava para ir embora. Hoje fui comprar um salgado numa quermesse com ele, o músico estava testando o som, e novamente ele passou mal, e tive q ir pra fora do espaço fechado para ele melhorar. Na verdade este é um desabafo de mãe que quer o melhor para seu filho.

    1. oi Andréia, espero que nosso post possa te ajudar e que seu filho consiga superar esse medo. Realmente deve ser muito angustiante para ele. Torcendo para dar tudo certo! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  2. Bom dia. Meu filho tem 1 ano e 9 meses rede um tempo pra cá ele tem um medo incrível em festas principalmente dos canto dos parabéns onde apaga-se as luzes e canta todo mundo ele chora muito. Em casa e muito sapeca, canta, brinca, corre, uma inteligência sem igual, faz tudo como uma pessoa normal. Na rua também e uma criança normal. No shopping nao, mas nesses lugares onde tem muita gente ele quer sair dizendo que esta com medo e estou aprienssivo com isso rudo. Ele tem um irmãozinho de 3 meses e é um ciúme de mim com o irmão. Estou com medo dele estar com autismo ou algo do tipo. Me ajudem por favor..

    1. oi Eduardo, imagino a sua angústia e preocupação. É preciso ter muita paciência, não brigar e tentar mostrar para ele que está em um ambiente seguro e que nada de mal vai acontecer. Pode ser que a chegada do irmãozinho também esteja deixando-o mais inseguro. O medo é algo comum nas crianças pequenas e não devemos menosprezar, fazer piada ou brigar, pois ele pode estar sentindo uma ameaça ou medo (mesmo que para nós adultos não faça sentido). Procure conversar e estar bastante presente e, se achar que é o caso, vale consultar uma psicóloga ou terapeuta para fazer uma avaliação. Espero ter ajudado! Abraços, da Mamãe Prática Fabi

  3. Olá meu filho tem 4 anos e tem pavor de foguete, não consegue fazer nada. Quando escuta o barulho do foguete, mesmo que de longe, começa a suar frio, tremer e chorar muito. Já expliquei que não faz nada, que está longe… Mas não adianta.

  4. Olá meu filho tem 4 anos e tem pavor de foguete, não consegue fazer nada. Quando escuta o barulho do foguete, mesmo que de longe, começa a suar frio, tremer e chorar muito. Já expliquei que não faz nada, que está longe… Mas não adianta. O que posso fazer?

    1. Oi Amanda, tudo bem? Imagino a sua preocupação, pois é muito difícil ver nossos filhos com tanto medo assim. As dicas da psicóloga infantil Ana Flávia Fernandes são ótimas. Como ela mesma colocou “Quando o medo já se instalou, podemos ajudar cuidando da nossa reação, do respeito e empatia com o que a criança está sentindo. Ao rir e dizer que não é verdade, estamos desvalorizando a percepção das crianças, o que pode dificultar ainda mais a sua compreensão daquele medo”
      Outra ideia é seguir a linha de brincar com algo relacionando, tentando abordar o tema de forma lúdica: “A experiência do brincar com algo assustador faz com que o grande medo vá embora, deixe espaço para os medos que ajudam e o coração se tranquiliza, pronto para enfrentar os próximos desafios da vida”

      Espero que essas dicas possam ajudar. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  5. Amei as dicas meu filho é muito recluso e 6em medo de barulho qualquer barulho.
    Estou a me preocupar ele tem 5 anos

    1. Oi Lucileide, espero que as dicas sejam úteis para você! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  6. Olá meu filho tem 5 anos e muito pavor de foguete e balões quando estouram. Ele fica em pânico, chora muito e coloca as mãos no ouvido. Geralmente tenho que sair do ambiente no caso dos balões ou confortá–lo até parar os foguetes.Procuro passar tranquilidade a ele e estamos buscando ajuda médica . As dicas me auxiliaram a compreender melhor seus medos.

    1. Oi Cristiane. Obrigada pelo seu depoimento! Ficamos felizes em saber que o post ajudou. Boa sorte com o seu pequeno, esperamos que ele supere esses medos em breve. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

    2. Ola cristina minha filha também tem os mesmos medos do seu filho.
      Eu gostaria de saber qual medico vc procurou?

  7. Olá, minha filha hoje em 2019 está com 13 anos, e o medo dela por fogos de artificio, ou balões é enorme, pensei que com o passar do tempo ela iria se acostumar, mas ela chora de pavor. Isso é normal? ela tem alguma síndrome???

    1. Olá Pamela, conforme o artigo da nossa colunista, é preciso buscar ajuda sim, principalmente porque você descreve uma reação de pavor por muitos anos. Seria indicado buscar ajuda de um profissional, como de um psicólogo para que este a ajude a lidar com essas emoções e sentimentos e possa criar uma nova relação com balões e fogos de artifícios.

      Também gosto do livro “A caixa de preocupações – Perfeito para crianças cheias de medos”, de Suzanne Chiew e Sean Julian (Ciranda Cultural). Além de ler o livro, a família pode construir junto com a criança a caixa de preocupações.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari.

  8. Eu também tenho medo de barulho de fogos e as vezes do barulho do trovão muito forte , o Bono não tem medo de barulho nenhum

    1. Obrigada pelo comentário, Leno! Não podemos esquecer que nós, adultos, também temos medos, né?

      Abs, da Mamãe Prática Mari.

  9. Oi meu filho tem 6 anos já quase com 7 e tem um medo imenso de trovão fogos e bichigas estourando, nem tenho mais a alegria de pensar em final de ano pois sei que tem fogos, e ele passa A virada desesperado. Não sei o que fazer com esse medo dele. Mesmo eu explicando para ele que tá tudo bem ele não entendi, e tapa os ouvidos e chora muito!

    1. Oi Clauciele, nesse caso talvez o ideal seja você procurar uma psicóloga para ajudá-lo com técnicas adequadas para que ele possa aprender a lidar e superar esse medo. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  10. O meu filho de 2 anos e 4 meses ele se assusta com o barulho chega até chorar. Foi por esse motivo que eu vim na internet pesquisar. até em aniversários na hora dos parabéns ele não gosta e se assusta e chora, ou até mesmo fogos em época de festas ele se assusta e chora muito

    1. Oi Priscila, imagino a sua angústia. Espero que as dicas ajudem e que seu filho supere esse medo. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  11. Oi, o meu filho tem 4 anos e meio e tem medo de ronco de carros… já tentei dizer que não é nada… e infelizmente a moda de carros barulhentos está em alta aqui no condomínio. Já tentei associar a outros barulhos e brincadeiras mas não surtiu efeito. Alguma outra idéia? E também gostaria de perguntar qual especialidade médica cuidaria desse tema. Obrigada, Ruth.

    1. Oi Ruth, penso que o ideal é você conversar primeiramente com um médico(a) pediatra e psicólogo(a) infantil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.