Publicado em 6 comentários

Papinhas passo a passo: como oferecer ao bebê

papinhas passo a passo

Começar a fase das papinhas passo a passo é um tema de muito interesse entre as nossas seguidoras, mas também de muitas dúvidas. Por isso, selecionamos neste post dicas da querida Claudete Teixeira Krause Closs, que também era coordenadora do Proama – Programa de Aleitamento Materno, de Curitiba (PR), e foi pediatra da minha filha.

Fatores de sucesso

Na minha opinião, o sucesso das papinhas se deve a dois fatores: muita insistência da mãe e uma correta orientação profissional. Mas veja que quando digo “insistência” não significa enfiar pela goela abaixo a papinha, mas sim não desistir, continuar a oferecer sempre, mesmo que em alguns dias seu bebê não queria comer nada.

Outros dois pontos para o sucesso da introdução das papinhas é seguir sempre uma mesma rotina alimentar e não usar o liquidificador, ou seja, amassar tudo com o garfo e não passar na peneira .

Também é importante a introdução das papinhas passo a passo para que o bebê possa ir acostumando aos poucos com as diversas texturas e sabores dos alimentos. É o que eu mostro a seguir, conforme a sugestão/orientação da Dra. Claudete:

Introdução das papinhas passo a passo (para os bebês que mamam no peito)

6º mês
Chegou o momento tão esperado: seu bebê vai conhecer as papinhas! Veja a rotina para o 6º mês:

Manhã Mamada ao acordar

Fruta da manhã: mamão papaia, maçã ou banana* (cerca de 2 horas e meia depois da mamada)
*Não há restrição ao tipo de banana, mas os bebês tendem a aceitar melhor a banana nanica, por ter um sabor mais adocicado. O mamão papaia também é prático no dia a dia: a mamãe come uma metade e o bebê a outra.

Tarde Almoço: papinha salgada (com arroz ou batata, cenoura*, carne moída e temperos como salsinha e cebolinha)
*Depois de 15 dias, você também pode começar a oferecer chuchu, abobrinha e abóbora.Mamada da tarde (pelo menos 1 hora depois da papinha salgada)Fruta da tarde (mamão papaia, maçã ou banana) ou suco de laranja lima
Noite Mamadas da noite

Importante: recomenda-se um intervalo de, pelo menos, 1 hora para dar a mamada após as refeições, pois tanto o cálcio quanto o ferro são absorvidos pelo organismo por meio do intestino. Então, o cálcio do leite materno “compete” com o ferro, não deixando este último ser absorvido e podendo assim gerar anemia no bebê.

7º mês
No 7º mês, deve-se seguir a mesma rotina do 6º mês, mas com os seguintes acréscimos: incluir papinha salgada no jantar e começar a oferecer feijão*.

Em relação às papinhas de frutas, você também pode começar a incluir outras frutas além do mamão, da maçã e da banana, pois apenas o morango (pelo agrotóxico) e o abacaxi (pela grande acidez) possuem restrição no primeiro ano.

Como oferecer e preparar o feijão

1. Ofereça não apenas o caldo, mas o grão cozido e passado na peneira (para tirar “a casquinha”). E depois de algum tempo, quando o bebê já tiver dentinhos, pode-se apenas esmagar o feijão cozido com o garfo, sem passar na peneira.
2. Para oferecer o feijão e evitar dores na barriguinha do bebê, antes de cozinhá-lo, deixe-o de molho na água de um dia para o outro. Quando for cozinhá-lo na panela de pressão, despreze a água e cozinhe com uma nova água. Depois de pronto, abra a tampa da panela de pressão e deixe ferver por 5 minutos.

8º mês
No 8º mês, deve-se seguir a mesma rotina do 7º mês, mas com as seguintes novidades: você pode começar a variar as papinhas salgadas com lentilha e grão de bico (repetindo o mesmo processo de preparo do feijão), com outros legumes (como brócolis, couve-flor, couve manteiga e espinafre) e também com frango desfiado, miúdos de frango e fígado bovino.

Também é por volta do 8º mês que começa a se acrescentar a gema do ovo. Faça isso de forma gradual, ou seja, não coloque a gema inteira de uma vez, vá aumentando a quantidade aos poucos, mês a mês.

9º mês
No 9º mês, deve-se seguir a mesma rotina do 8º mês. Além disso, se não houver histórico familiar de alergia ao peixe, você também pode começar a incluir peixe na papinha salgada.

10º mês até 1 ano
A partir do 10º mês o bebê pode começar a comer o cardápio da família, com exceção dos alimentos com glúten (recomendados a partir de 1 ano). Mas a comida não deve conter sal e os alimentos ainda precisam ser amassados com o garfo.

Assim, recomenda-se incluir o macarrão (de preferência o macarrão de letrinhas, por ser bem pequeno) e o sal, de forma moderada, somente a partir de 1 ano de idade.

Espero que você também goste desta rotina para a introdução gradual das papinhas. Aqui em casa foi excelente, por isso divido esta experiência também com você.

As orientações da pediatra têm como referência o documento Dez passos para uma Alimentação Saudável – Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos, do Ministério da Saúde.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: freeimages.com/kimi bono

6 comentários sobre “Papinhas passo a passo: como oferecer ao bebê

  1. Calcio só compete com ferro quando se trata de leite de vaca ! Leite materno isso não acontece , o próprio Ministério da Saúde informa isso!

    1. Olá Juliana,

      Verificamos com a nossa entrevistada (pediatra) e ela nos confirmou que o cálcio do leite materno também compete com o ferro da alimentação complementar (a papinha de legumes), pois isto é comprovado cientificamente.

      Beijos, da Mamãe Prática Maria

  2. Olá, Mari!
    Vc conhece sobre introdução alimentar blw?

    Olha aqui um link legal:

    http://pediatriadescomplicada.com/2015/02/06/introducao-alimentar-entenda-o-metodo-baby-led-weaning-blw/

    😉

    É um método moderno de introdução alimentar. Que respeita a curiosidade do bebê em pegar nos alimentos e permite que ele experimente as texturas dos alimentos.
    O ganho disso tudo?
    Crianças melhor acostumadas com vários tipos de alimentos e comendo melhor.

    Vale a pena conhecer.
    😉

    Abraços fraternais,
    Aline

  3. Gostaria de saber as quantidades de frutas e papas que devo oferecer em cada mês.

    1. oi Roberta. As quantidades podem variar dependendo da fase e apetite do bebê. Encontrei essa dica no site da revista Crescer que talvez possa te dar uma referência:
      – dos 7 aos 9 meses: de quatro colheres (das de sopa) a uma xícara
      – dos 10 aos 12 meses: uma xícara cheia
      – de 1 a 3 anos: um prato infantil cheio

      Espero que ajude! Beijos, Fabi

  4. gostei muito do seu artigo! achei bem interessante o manual que vc indicou. valeu

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.