Publicado em 13 comentários

7 produtos super úteis para fazer o desfralde com sucesso

menina no vaso sanitario

Olá meninas! Até o final do ano espero começar o desfralde do Serginho. Ele já vai completar 3 aninhos, mas ainda não parece estar pronto para deixar as fraldas. Isso porque ele sempre diz que não quer colocar fralda, confundi xixi com cocô, faz o número dois e não avisa que está sujo, se recusa a sentar no penico… Então, para não apressar as coisas, achei melhor esperar mais um pouco para começar o desfralde (quem sabe no verão …).

Geralmente, o desfralde completo acontece entre 2 e 4 anos de idade, mas depende muito de cada criança e do contexto familiar. Veja 10 sinais que podem te ajudar a entender se seu filho está preparado para deixar de usar a fralda:

10 sinais de que seu filho está pronto para deixar as fraldas

  1. A criança já consegue falar e andar bem.
  2. Pede para tirar a fralda, pois se incomoda se está suja ou molhada.
  3. Fica inquieta e tenta tirar sozinha a fralda.
  4. Avisa que está com vontade de fazer xixi ou cocô.
  5. Sabe a diferença entre xixi e cocô.
  6. Pede para sentar no penico ou no vaso sanitário, demonstrando curiosidade por estes objetos. Não demonstra resistência.
  7. Consegue ficar sentada por alguns minutos no vaso sanitário ou penico.
  8. Consegue abaixar e levantar as calças.
  9. A fralda fica seca por até 3 ou 4 horas. Isso mostra que a criança está iniciando o controle dos esfíncteres (músculos que controlam a liberação e retenção da urina e das fezes).
  10. Demonstra interesse pelos hábitos de higiene como lavar as mãos, escovar os dentes e tomar banho (geralmente imitando os pais).

Para quem já vai iniciar o desfralde, é legal saber que existem diversos produtos no mercado que podem nos auxiliar nesse processo, tornando o momento mais agradável e tranquilo para os pequenos.

Penicos e troninhos são uma boa opção para começar a ensinar as crianças a usar o banheiro, pois são práticos e dão conforto às crianças, já que elas conseguem apoiar os pés no chão ao se sentarem. Pensando nisso, selecionei alguns modelos em parceria com a Burigotto Peg-Pérego. Todos possuem recipiente removível para limpeza e são fáceis de serem transportados, o que facilita na hora de viajar.

O modelo Home pode ser usado como troninho e como banquinho. O produto é antideslizante na parte inferior da base, para evitar que escorregue, e a abertura traseira facilita a limpeza.

O Toilet é um modelo 4 em 1, pois possui as funções de troninho, banquinho, redutor de assento e degrau. O assento tem formato ergonômico para oferecer mais conforto ao bebê.

Já o modelo Privacy é ainda mais versátil, pois reúne 5 funções em 1: troninho, banquinho, redutor de assento, degrau e apoio para os pés. A base e a superfície são antideslizantes, as bordas são de borracha para dar aderência ao piso do banheiro e o assento possui formato ergonômico.

O Troninho Degrau vem com um chip musical divertido e pode ser usado como troninho, banquinho e degrau. A base e a superfície são antiderrapantes, e vem como uma tampa protetora.

O troninho Pasha possui assento anatômico e um encosto mais alto para dar mais conforto às crianças. A parte frontal alta é proposicional para evitar os respingos de xixi dos meninos.

Passada a fase do penico, as crianças começam a usar o vaso sanitário da família (algumas vezes, as crianças preferem a privada desde o início do desfralde). Nesse caso, o ideal é usar um redutor de assento para que seu filho se sinta mais seguro e confortável.

O redutor Ergo pode ser usado na maioria dos vasos sanitários, sendo posicionado entre o vaso e a tampa.

Já o Pinguo Soft possui assento almofadado macio e duas alças para a criança se segurar. A parte almofadada pode ser retirada para limpeza. O redutor ainda possui borrachinhas antiderrapantes para evitar o deslocamento e sua parte frontal tem ângulo reto para evitar os respingos de xixi dos meninos.

Se você já está fazendo o desfralde aí na sua casa (ou vai começar), espero que essas informações e dicas de produtos sejam bastante úteis para a sua família. Tenha paciência e boa sorte!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fotos: Burigotto Peg-Pérego

 

Selo de Post Patrocinado

 

13 comentários sobre “7 produtos super úteis para fazer o desfralde com sucesso

  1. Ótimas dicas! Aqui em casa a luta é o desfraldada noturno que está caminhando.

    1. Boa sorte Bárbara, beijos, Fabi

  2. ótimo post, aqui esperei o tempo dele também para começar e quando achamos que era a hora fomos até aloja e deixamos ele escolher o peniquinho para tornar o momento mais agradável possível

    Bjs Mi Gobbato – http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    1. Legal Michele, envolver a criança nesse processo desde a escolha do penico também é uma ótima dica. Beijos, Fabi

  3. Felizmente o desfralde por aqui foi fácil e rápida.
    Usei um modelo bem parecido com esse último e foi muito importante por aqui.

    1. Que bom Cléo, obrigada pelo comentário! Beijos, Fabi

  4. Ótimas dicas sobre os sinais do desfralde.
    Adorei
    bjs
    Lele

  5. Eu até comprei um acento na época, mas não foi utilizado!
    O desfralde aconteceu de forma natural, a vezes acontecia algum acidente, mas nada é perfeito rsrs!
    Gostei do post!

  6. Muito legal o seu post com as dicas e os sinais de que as crianças estão prontas para o desfralde. Aqui em casa nós saímos das fraldas direto para o vaso sanitário com o adaptador.
    beijos
    Chris

    1. Que bom que gostou Chris. Obrigada pelo seu depoimento! Beijos, Mamãe Prática Fabi

  7. Nem me fale em desfralde que tenho uns 6 meses para me preparar p esta fase mais uma vez.

    Bjs

    Mi @diiirce
    http://www.diiirce.com.br

    1. Boa sorte Milene! Aqui também deve começar até o final do ano. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  8. Muito legal as dicas.
    Se alguém estiver a procura de um site para compra de troninhos, banquinhos e outros produtinhos para bebês eu indico a https://www.meuamorzinho.com.br/banquinhos-troninhos-redutores-cia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.