Publicado em 11 comentários

Pele do bebê: as 3 lesões comuns nos primeiros meses

pele do bebê

Olá amiga leitora! Já falamos aqui sobre temas relacionados à pele do bebê, como os cuidados com o coto umbilical e a dermatite atópica, assuntos esclarecidos pela nossa colunista, a dermatologista Tatiana Aline Steiner. Desta vez, a médica fala sobre três alterações (lesões) comuns na pele do bebê que podem acontecer nos primeiros meses de vida: a acne neonatal, as brotoejas e outra lesão de nome menos conhecido das mamães, a milia. Com a palavra, a Dra. Tatiana, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

Alterações na pele do bebê

Alguns problemas cutâneos podem surgir durante as primeiras quatro semanas de vida do bebê. Muitos deles são normais e transitórios, ou seja, surgem e desaparecem em alguns dias ou poucas semanas, sem necessidade de qualquer intervenção. Hoje vou abordar três lesões comuns de pele, mas que preocupam as mães e podem incomodar os bebês.

Acne neonatal

Isso mesmo: o recém-nascido pode ter um tipo de erupção facial que lembra o quadro clássico de espinhas em adolescentes! Embora a causa não seja completamente esclarecida, parece ser resultado de estímulo das glândulas sebáceas, que ainda não evoluíram para o seu estado infantil de imaturidade, e o gatilho geralmente é pelo excesso de hormônio da mãe. Elas aparecem por volta da terceira e quarta semana de vida e podem persistir por até 6 meses.

Sintomas:
As lesões se apresentam como pequenas lesões arredondadas, avermelhadas e com muita inflamação nas bochechas, no queixo, no nariz e na região frontal.

Tratamento:
• Em casos leves, não é necessário tratamento, somente uma limpeza diária com água e sabonete infantil. Lembre-se de secar delicadamente para não machucar a pele do bebê.
• Alguns produtos específicos podem ser recomendados por especialistas, como sabonetes antissépticos, agentes ceratolíticos, antibióticos e anti-inflamatórios tópicos.
• Se a acne neonatal for muito intensa e persistente, é preciso investigar quanto ao excesso de hormônios andrógenos.

Orientações às mamães:
• A transferência de hormônios da mãe para o bebê é natural!
• Tenha paciência, esta lesão não dói.
• É importante estar atenta e buscar orientação sempre que necessário.
• Não use medicamentos de farmácia sem indicação do pediatra ou do dermatologista.
• Não esfregue o local (acne neonatal não é causada por sujeira). Lavagem excessiva e atrito podem irritar mais ainda.
• Não aplique creme oleoso ou hidratante nas áreas de lesão.

Miliária (conhecida popularmente como “brotoeja”)

A miliária é uma erupção cutânea causada pela obstrução dos dutos por onde sai o suor (glândulas sudoríparas), devido à imaturidade destes canais. Sua incidência é maior nas primeiras semanas de vida por causa da relativa imaturidade dos dutos, o que favorece o fechamento dos poros e retenção do suor.

Sintomas:
O aumento do calor e da produção de suor obstrui o canal excretor da glândula provocando um processo inflamatório na pele. Caracteriza-se por “bolinhas avermelhadas” ou vesículas (bolhas pequenas) sobre a pele avermelhada. Ela tende a provocar coceira, que leva à escoriação e pequeninas crostas sobre as lesões, devido à ruptura das bolhas com o ato de coçar. É mais comum no tronco e na região do pescoço.

Tratamento:
• Refrescar a pele para aliviar o desconforto – através de ambiente fresco, ventilado, roupas leves e banhos frios.
• Pomadas calmantes.
• Casos graves, em que há infecção secundária e aparecimento de pus, exigem acompanhamento médico e uso de medicamentos como corticóides ou antibióticos.

Prevenção:
• Evitar o calor e a umidade em excesso;
• Usar roupas frescas de algodão;
• Dar banhos mornos no bebê;
• Proteger do calor e do sol, evitando o excesso de suor. Em dias muito quentes, o ar condicionado é um grande aliado (veja, neste outro post, sobre os cuidados na hora de usar o ar condicionado).

MILIA (milio)

Estas pequenas lesões são cistos de retenção que resultam de restos celulares e aparecem como minúsculas lesões arredondadas, de 1 a 2 mm, brancas ou amarelas. Local: face, principalmente nas bochechas, no nariz, no queixo e na testa. As lesões podem ser isoladas ou numerosas (agrupadas).

Tratamento:
Embora no recém-nascido possam ocorrer até o segundo ou terceiro mês de vida, seu desaparecimento é espontâneo durante as três a quatro primeiras semanas após o parto, e por isso não há necessidade de tratamento específico.

Quando de forma disseminada e em distribuição incomum, pode ser manifestação de síndrome atípica e é importante avaliação médica.

Dermatologista Tatiana Steiner
Com seu olhar de mãe e médica, a dermatologista Tatiana Aline Steiner participa do blog com conteúdos para ajudar nós, mamães, diante dos desafios da maternidade, como quando nossos pequenos ficam doentes. Tatiana é mãe da Lorena e do Bruno, além de diretora técnica da Clínica DSkin – Unidade de Tratamentos.  Site: www.denisesteiner.com.br

 

Meninas, espero que este novo post sobre a pele do bebê seja útil para vocês. Alguém passando por algum desses problemas com seu baby?

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: freeimaes.com/Vanessa Gallagher

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

11 comentários sobre “Pele do bebê: as 3 lesões comuns nos primeiros meses

  1. Que post maravilhoso a minha teve acne,
    no inicio não sabia o que fazer
    e fui orientada pelo pediatra que iria sumir
    realmente não precisa de tratamento
    bjs

  2. Os meus dois tiveram acne quando nasceram mas sumiram naturalmente…
    Ótimo post
    bjs
    Lele

  3. Eu só conhecia a brotoeja. Achei o post muito bacana e esclarecedor.

  4. Que post interessante! Eu não conhecia todos, como é bom aprender cada vez mais!

    Beijos, Laura
    http://www.maede2.com.br

  5. As minhas sofreram de brotoeja no verão, hoje em dia tem acne…

    Clau
    @AsPasseadeiras

  6. Nossa quanta informação legal.
    Davi teve acne e só fiquei sabendo agora.
    Felizmente tudo correu da melhor maneira possível.

  7. Adorei as informações!!!
    Não tinha idéia… O Caio Henrique teve umas brotoejas..

  8. Amei o post, super informativo eu não conhecia todos.

    1. obrigada querida! beijos, Fabi

  9. Muito bom esses posts com esclarecimentos e orientações. Nós mães ficamos assustadas com tudo quando nossos filhos são bebês. POsts assim ajudam bastante.
    beijos
    Chris

    1. Fico feliz que tenha gostado. Espero que seja útil para você e outras mamães! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.