Publicado em 13 comentários

Gripe, resfriado e rinite: entenda as diferenças

Resfriado, gripe e rinite: entenda as diferenças

Olá meninas, será que no frio ficamos mais gripados? E por que as crianças sofrem tanto no inverno? Neste artigo, a pediatra Jaqueline Toscano, especializada em Alergia e Imunologia e autora do perfil @alergiacomdrajaque, no Instagram, preparou pra gente um texto sobre as diferenças e causas da gripe, do resfriado e da rinite. Com a palavra, a nossa colunista, a Dra. Jaque:

O inverno chegou e com ele o aumento do número de intercorrências respiratórias. Hoje vamos falar um pouquinho sobre gripe, resfriado e rinite alérgica.

A rinite alérgica, como o próprio nome já diz, não é uma infecção e sim uma alergia. Ela ocorre pela exposição a diversos alérgenos, como poeira, cheiro forte, pelos de animais, poluição e fumaça de cigarro, entre outros. Seus sintomas são predominantemente nasais, com congestão nasal, coriza, espirros e coceira. Neste caso não há prostração nem febre, a não ser que o quadro evolua para complicações da rinite, como otite ou sinusite.

>> Também entrevistamos a Dra. Jaque só sobre rinite alérgica. Veja aqui!

Os sintomas do resfriado e da gripe são semelhantes, sendo que a gripe tem maior intensidade, ou seja, é “mais forte”.

O resfriado pode ser causado por vários vírus, dentre eles o rinovírus. Existem diversos tipos desses vírus, o que leva uma pessoa a ficar resfriada várias vezes durante a vida, principalmente na infância, quando o sistema imunológico ainda está em formação. Os sintomas são semelhantes ao da rinite, porém podendo evoluir com febre baixa e ardência na garganta. No resfriado, o indivíduo continua com estado geral bom.

A gripe é causada pelo vírus influenza (existem vários tipos dele), sendo o quadro clínico mais debilitante, com febre mais alta (podendo chegar a 40 graus) e queda importante do estado geral e dores no corpo. Pode levar à morte, diferentemente do resfriado e da rinite alérgica.

O que muitas mamães pensam é que o frio é o agente causador da gripe/resfriado. Porém, isto não é verdade. Os causadores são os vírus, como vimos acima. Qual o papel do frio então? Ele nos leva a frequentar menos os locais abertos e dar prioridades a ambientes fechados, consequentemente ficamos mais aglomerados, favorecendo a transmissão do vírus de pessoa a pessoa.

O tratamento dessas infecções virais se dá com repouso, hidratação intensa e sintomáticos, como analgésicos/antitérmicos e descongestionantes/antialérgicos.

Dra. Jaqueline Toscano:
Dra. Jaqueline Toscano

A pediatra Jaqueline Toscano, autora do perfil @alergiacomdrajaque no Instagram, conta que sempre foi apaixonada por crianças e com 12 anos já decidiu o que eu queria ser quando crescer: pediatra! Também especializada em Alergia e Imunologia, ela diz que é muito gratificante ajudar as crianças com imunodeficiência e acredita que os pais têm papel fundamental na melhoria da vida de seus filhos alérgicos. Por isso, aqui no blog, ela vai ajudar nós, mães e pais, a cuidarmos melhor de nossos filhos, sejam eles alérgicos ou não.

>> Veja também “8 dicas valiosas para quem tem filhos alérgicos” (como evitar crises no frio)

Foto: freeimages.com/Sebastian Smit

Nossos projetos ligados à alimentação infantil

Loja Mamãe Prática – marmitas, lancheiras, garrafinhas, cortadores e utensílios para lanchinhos e comidas divertidas
Criando AMORas – como fazer seu filho comer com prazer alimentos variados e saudáveis

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades

13 comentários sobre “Gripe, resfriado e rinite: entenda as diferenças

  1. Aqui em casa somos muito alérgicos e os cuidados duram o ano todo. Essa fase de outono/inverno é terrível. Adorei o post! Bjs

    1. Obrigada Bárbara! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  2. Muito bom esclarecer as diferenças. Por aqui estamos tratando uma sinusite daquelas… Bjs

    1. Boa sorte Tati, sinusite não é fácil não… Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  3. Ai, todos os três são ruins, quero que passem longe de nós. Mas é difícil no inverno ainda mais esse ano, que está bem rigoroso!

    Clau @AsPAsseadeiras

    1. O frio não ajuda mesmo Clau, beijos, da Mamãe Prática Fabi

  4. Sempre precisamos estar alertas para proteger nossos filhotes e nossa família.
    Gostei das informações.

    1. Obrigada Cléo! Beijinhos, da Mamãe Prática Fabi

  5. Oi, eu passei muito tempo achando que vivia gripada, até descobrir que tenho rinite alérgica…rsrs
    Acho que essa dúvida é geral.
    Ótimas explicações, vou conhecer o perfil da Dra.
    Bjus

  6. Realmente são bem diferentes e é importante saber para que seja feito o tratamento correto. Eu tenho sinusite e é bem difícil evitá-la já que onde moro e por onde passo sempre tem poluição e poeira. Mas mesmo assim faço o tratamento que me ajuda a aliviar esses terríveis sintomas.
    Beijinhos!

    1. Verdade Dulcinéia. É importante sabermos as diferenças para ficarmos mais atentas na hora de fazer o tratamento e tentar prevenir. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  7. Muito bom!
    Vou seguir o perfil da Dra Jaque
    bjs
    Lele

  8. Achei super bacana você trazer esse assunto como pauta. Muita gente confunde mas tem sim diferença. Ainda mais nessa época do ano, em que as crianças vivem com o nariz ruim…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.