Publicado em 4 comentários

Tosse em criança: o que você precisa saber pra cuidar melhor do seu filho

Criança com tosse

Olá meninas, criança pequena com tosse é a coisa mais normal do mundo, não é mesmo? E a gente sempre fica preocupada se é algo mais “ameno” ou mais sério, como quando a origem do problema é bacteriana. Outra dúvida que eu sempre tive: pode ou não lavar os cabelos dos nossos filhos se estes estiverem tossindo muito?

Eu sempre tive receio de lavar o cabelo da Manu nessas horas (coitada, acaba ficando com o cabelo sujinho mesmo até melhorar). Para tirar todas as nossas dúvidas, a pediatra Jaqueline Toscano, especializada em Alergia e Imunologia e autora do perfil @alergiacomdrajaque, no Instagram, preparou este artigo super esclarecedor. Com a palavra, a nossa colunista, a Dra. Jaque:

A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório, que surge como consequência de um processo irritativo. Ela tem várias causas, sendo as mais comuns: sinusite, asma, refluxo gastroesofágico, medicamentos para controle de hipertensão (como o captopril e o enalapril), gripes e resfriados, tabagismo ativo e passivo e tuberculose.

Os tipos de tosse

Uma diferença importante entre tosse alérgica e tosse de origem bacteriana é a COLORAÇÃO e a CONSISTÊNCIA da secreção. Na alérgica, a tosse geralmente é seca ou, se com secreção, é aquosa e clara. Já na tosse de origem bacteriana, a secreção tende a ser mais grossa e esverdeada, comum na sinusite e na pneumonia. Nos resfriados, a secreção pode ser semelhante a da alérgica, mas pode também adquirir a coloração amarelada, em decorrência da morte de células da mucosa nasal.

> Veja aqui as diferenças entre gripe, resfriado e rinite

O frio pode piorar as doenças respiratórias tanto pelo efeito danoso do frio sobre a mucosa da via aérea como pelo hábito de permanecer por mais tempo em ambientes fechados, aumentando o índice de infecções virais.

“Uma criança que permanece com tosse por mais de três semanas ou que apresente uma tosse com expectoração de secreção esverdeada deve ser levada ao seu pediatra, assistente ou a uma emergência”

Outros casos que isto deve ser feito são com aquelas crianças que apresentem tosse seca que não pára (laringite) ou tosse associada a esforço respiratório.

Como cuidar da criança 

É importante a criança beber bastante água, pois ela facilita a movimentação e a fluidificação do muco. A inalação pode ser feita, já que tende a fluidificar o muco, sendo este expelido mais facilmente e aliviando a tosse. Outras inalações podem ser feitas, dependendo da origem da tosse. Como exemplo, temos o fenoterol, usado na nebulização no caso de broncoespasmos.

“O cabelo das crianças pode ser lavado normalmente durante o período da tosse, porém eles devem ser secos imediatamente e nunca se deve deixar a criança dormir com eles molhados.”

Outra medida importante: deve-se evitar sair muito cedo ou muito tarde da noite quando o clima estiver muito frio e evitar tomar gelado.

> Veja aqui 8 dicas valiosas (da Dra. Jaque) pra quem tem filhos alérgicos

Dra. Jaqueline Toscano:
Dra. Jaqueline Toscano:

A pediatra Jaqueline Toscano, autora do perfil @alergiacomdrajaque no Instagram, conta que sempre foi apaixonada por crianças e com 12 anos já decidiu o que eu queria ser quando crescer: pediatra! Também especializada em Alergia e Imunologia, ela diz que é muito gratificante ajudar as crianças com imunodeficiência e acredita que os pais têm papel fundamental na melhoria da vida de seus filhos alérgicos. Por isso, aqui no blog, ela vai ajudar nós, mães e pais, a cuidarmos melhor de nossos filhos, sejam eles alérgicos ou não.

Foto: freeimages.com/Jenny Erickson

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades

4 comentários sobre “Tosse em criança: o que você precisa saber pra cuidar melhor do seu filho

  1. Gostaria de saber o que fazer com as alergias que surgem na pele, neste período de verão… Meus filhos são muito brancos e sofrem demais! Se quiser fotos podem entrar wm contato comigo por email.

    1. Oi Angela! Esse tema é super importante e agora com o calor as crianças ficam mais propensas à alergias na pele. Temos alguns posts no blog que aborda, de alguma foram, esse assunto. Fica a dica para você acessar. Beijos, Fabi Fontainha

      Dermatite atópica em bebês e crianças
      https://mamaepratica.com.br/2016/03/24/dermatite-atopica-em-bebes-e-criancas/

      Cuidados com a pele das crianças no verão
      https://mamaepratica.com.br/2013/11/19/cuidados-com-a-pele-das-criancas-no-verao/

      Crianças na praia: cuidados que toda mãe deve ter
      https://mamaepratica.com.br/2016/03/09/cuidadosnapraia/

      10 dicas para proteger as crianças do sol
      https://mamaepratica.com.br/2015/12/10/10-dicas-para-proteger-as-criancas-do-sol/

  2. Minha filha tem tosse alergiaca, já fiz de tudo, pra aliviar pois ela tosse mais no período da noite. No entanto percebi q houveram noites q ela tossiu bastante e já na noite seguinte não. E isso me intriga pois não sei o pq. Já dei prelone, melzinho de alho e hortelã, passo vick no peito e costas, ate a cebola já usei como chá e coloquei no quarto… Enfim tudooo mas náo obtive resultados ainda. O que poderia ser??

    1. Olá Marília! A orientação da Dra. Jaqueline Toscano é levar a sua filha para uma avaliação médica, pois são muitos fatores envolvidos que precisariam ser conversados com o médico especificamente. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.