Publicado em 60 comentários

Trombose venosa: cuidados na gravidez e pós-parto

foto grávida

Olá meninas! Trombose venosa é um tema sério e, muitas vezes, evitamos falar, mas é importante estarmos atentas às suas causas e sintomas, principalmente porque a gravidez e o pós-parto são fatores de risco para essa problema circulatório.

Por isso, divido com vocês esse artigo super completo e explicativo que o médico Rogério Abdo Neser, especialista em cirurgia vascular e professor da Santa Casa de São Paulo, preparou especialmente para o nosso blog. Com a palavra, o Dr. Rogério:

Trombose venosa na gravidez (e após o parto)

Antes de mais nada, você sabe o que é trombose venosa?

Você já  deve ter ouvido falar e provavelmente se assusta com a palavra “trombose”. Antes de entrar propriamente no assunto relacionado à gravidez, cabem algumas considerações.

Todos sabem que nas veias e nas artérias circula o sangue (óbvio!!!), e nos seres vivos o sangue está numa fase fluida, ou seja, líquida. E tem que ser assim para que haja circulação e sejam realizadas as trocas de nutrientes e oxigênio com as células teciduais. Entretanto, no sangue existem proteínas e células (especificamente as plaquetas) que podem se aglutinar em determinadas condições, formando um coágulo, que podemos dizer que é o sangue em uma fase sólida.  Isto só deve acontecer quando ocorre um ferimento numa veia ou artéria, para evitar uma hemorragia.

Quando a formação do coágulo acontece dentro de um vaso sanguíneo e interrompe a circulação, chamamos trombose. Se ocorrer em uma veia, denomina-se de trombose venosa, caso ocorra em uma artéria, chamamos trombose arterial, e estas condições são muito diferentes e com consequências muito diversas.

Na grande maioria das vezes, aquilo que comumente é chamado de trombose relaciona-se à trombose venosa profunda, pois ocorre, como o próprio nome sugere, numa veia profunda, e em geral nos membros inferiores.

Existem várias condições que são consideradas fatores de risco para trombose venosa profunda, a gravidez é uma delas, pois ocorrem modificações hormonais e anatômicas  no organismo feminino nesta fase que elevam o risco da formação de coágulos nas veias.

Só para se ter uma ideia, na gravidez há um risco de trombose venosa 5 a 10 vezes maior que numa mulher nas mesmas condições de saúde e mesma faixa etária fora do período gestacional. No pós-parto a coisa é ainda pior, o risco aumenta 15 a 35 vezes. Esse risco só começa a cair após a sexta semana depois do parto e atinge os níveis pré-gestacionais lá pela 12ª semana.

“…o risco de trombose venosa é 5 a 10 vezes maior nas grávidas… e 15 a 35 vezes maior após o parto…”

Se você ficou chocada, calma, esses números podem parecer assustadores mas em valores absolutos não são tão graves assim. Estima-se que ocorra entre 0,5 a 2,2 casos de trombose venosa para cada 1000 partos, dependendo da população estudada, envolvendo desde casos simples (os mais comuns) até aqueles bem graves.

Por que se preocupar com a trombose venosa?

A trombose venosa profunda pode gerar complicações, por isso nos preocupamos com o diagnóstico e tratamento precoces e, principalmente, com a prevenção.

As duas principais complicações relacionadas ao evento, uma aguda e outra crônica, são respectivamente a embolia pulmonar e insuficiência venosa crônica.

Embolia pulmonar

A embolia pulmonar ocorre quando há o desprendimento de um fragmento do coágulo do local da trombose e esse trombo então se desloca pela circulação até se alojar nos pulmões. A embolia pode ser um evento sem sintomas, ou com sintomas muito leves, ou até levar a morte, dependendo da extensão do coágulo que se desprende.

Se ocorrer, isso geralmente acontece até o 14o. dia do início dos sintomas, o período mais crítico para a doença. Caso seja diagnosticada precocemente e adequadamente tratada, a trombose venosa tem uma evolução geralmente benigna, sem provocar embolia pulmonar. Já em alguns casos, o primeiro sintoma já é a embolia.

Insuficiência venosa crônica

A complicação crônica, aquela que ocorre tardiamente, não leva à morte, porém pode ser bastante desagradável e se manifestar pelo aumento de varizes na perna acometida (geralmente as tromboses venosas ocorrem nas pernas) e pode levar ao desenvolvimento de úlceras varicosas, aquelas feridas relacionadas às varizes.

Como prevenir a trombose na gravidez…

Como mencionei logo no início do artigo, a gravidez é um dos fatores de risco para a trombose venosa, e embora seja relativamente pouco frequente, algumas medidas devem ser tomadas para se minimizar a chance da ocorrência do problema.

Muitas vezes negligenciadas, atitudes simples são suficientes para a maioria das gestantes:

  • Mantenha-se no peso adequado para sua idade gestacional. Isso ajuda a circulação do sangue, especificamente nas veias, dos membros inferiores, e consequentemente pode diminuir a ocorrência da trombose.
  • Exercite-se (sempre sob orientação do seu obstetra), pois a movimentação das pernas faz um circulação venosa mais eficiente e também reduz a chance de desenvolver uma trombose
  • Usar meias elásticas não previne 100% dos casos de trombose, mas pode também ajudar a manter um maior fluxo sanguíneo para as veias profundas e ajudar a circulação venosa.
  • Procure não permanecer imóvel por longos períodos, sentada ou deitada, pois isso reduz a velocidade da circulação venosa nas pernas e favorece a trombose.

Se houver suspeita, a trombose deve ser pesquisada o mais breve possível, pois como foi mencionado, as primeiras duas semanas após o início dos sintomas são críticas, e se confirmado o diagnóstico o tratamento deve ser instituído imediatamente. A possibilidade da ocorrência da trombose venosa deve ser levantada sempre que houver dor na perna, sem melhora, e inchaço além do habitual. Estes sintomas em geral aparecem apenas em uma das pernas, dificilmente a trombose ocorre nas duas pernas ao mesmo tempo.

A confirmação é feita por um exame, o ultrassom com Doppler.

Tratamento da trombose venosa

O tratamento de escolha da trombose venosa é feito através da administração de anticoagulantes, medicamentos que reduzem a coagulabilidade do sangue, e que podem ser administrados de várias formas, endovenosa, injeções subcutâneas ou via oral, dependendo do caso e de acordo com a experiência de cada médico. O tempo de tratamento, em geral, é de 3 a 6 meses.

Desafios no tratamento da trombose durante a gravidez

Na opinião da maioria dos especialistas, e na minha também, medicamentos devem ser usados com muita cautela durante a gestação.

O tratamento da trombose em grávidas é um pouco mais complexo do que nas não grávidas, pois alguns medicamentos não podem ser administrados durante a gestação, existe um risco adicional caso ocorra um sangramento, e caso ocorra um trabalho de parto precoce o risco de hemorragia é maior.

Os anticoagulantes orais são contraindicados durante a gestação, assim por toda a gravidez devem ser administrados anticoagulantes injetáveis por via subcutânea. As preparações mais modernas já vêm prontas e montadas numa seringa e agulha descartáveis, e aquelas mulheres mais corajosas podem aplicar em si mesmas.

Habitualmente o parto dessas pacientes é cesárea e o anticoagulante deve ser interrompido 24h antes, e reiniciado de 12 a 24horas após.

Após o parto…

O período de 4 a 6 semanas após o parto é mais arriscado ainda do que o período gestacional no que se refere ao risco de desenvolvimento de trombose venosa. Esse risco diminui gradativamente e atinge os níveis pré-gestacionais por volta da 12a. semana. Portanto, o tempo de tratamento vai se estender até pelo menos a sexta semana e à partir daí o médico decidirá se o tratamento deve continuar e por quanto tempo. A boa notícia é que após dar à luz, os medicamentos orais já podem ser introduzidos.

Espero ter esclarecido o assunto. Tem alguma dúvida? Mande suas sugestões e comentários.

Rogerio Abdo NeserO médico Rogério Abdo Neser é especialista em cirurgia vascular e referência no tratamento das doenças vasculares. Também é professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e autor do site Varizes.net.br.
Meninas, adorei as orientações de prevenção da trombose venosa. Com certeza essas dicas servem para todas nós, mesmo quem já passou pela fase da gravidez e pós-parto!

Gostou do texto? Deixe seu comentário e compartilhe essas informações com as suas amigas também.

Veja também: “Varizes na gravidez: entenda as causas e como preveni-las”

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Nossos projetos ligados à alimentação infantil

Loja Mamãe Prática – marmitas, lancheiras, garrafinhas, cortadores e utensílios para lanchinhos e comidas divertidas
Criando AMORas – como fazer seu filho comer com prazer alimentos variados e saudáveis

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

60 comentários sobre “Trombose venosa: cuidados na gravidez e pós-parto

  1. Sou de Sobradinho Bahia .Tive uma trombose.nas duas.pernas antes e depois do parto cesariana.Até hoje tenho sequelas na perna esquerda depois de.12 anos

    1. Mesmo fazendo o tratamento vc teve trombose após o parto?

  2. Tive uma hemorragia com 13 dias pós Parto, não tive nenhum sintoma, apenas a hemorragia grave. Inicialmente retirei o utero e depois de 2 dias outra hemorragia tive que tirar trompas e ovários. Poderia ser uma trombose? Pois descobri a gravidez com 22 semanas e durante este tempo todo estava usando o anticoncepcional

    1. Oi Amanda, enviamos a sua dúvida para o Dr. Rogério Abdo Neser, especialista em cirurgia vascular e professor da Santa Casa de SP, que esclareceu o seguinte: “Hemorragia não é um sintoma usual de trombose venosa. Pelas informações que você está passando, não acredito que este seja seu problema, porém para que eu possa constatar adequadamente, sugiro que faça uma consulta presencial”.

  3. Trombose vascular…na minha gestação tive sérias dores e enchaso na perna esquerda e dês do começo achei k poderia ser trombose mais meu médico do pré natal disse k era normal . após meu parto de cesária dois dias fui diagnósticada que estava com trombose pós parto meu mundo desabol pois ainda tô no ospital internada a 5 dias com meu bebê …vcs teria como dar uma explicação melhor pra mim ???

    1. Olá Gessica, tudo bem? Imagino a sua angústia nesse momento tão delicado com um bebê recém-nascido e tantas mudanças. Mas tudo vai dar certo, estou torcendo pela sua recuperação para que possa estar logo na sua casa com seu filho.

      Enviei a sua dúvida para o Dr. Rogério Abdo Neser, especialista em cirurgia vascular e professor da Santa Casa de São Paulo, que respondeu o seguinte: “Gessica, o inchaço nas pernas é muito comum durante a gravidez, portanto na maioria das vezes não podemos caracterizar como trombose e apenas os médicos que estão fazendo o acompanhamento podem avaliar se é necessário um exame complementar. Já no período pós parto, a trombose é mais frequente ainda. Caso tenha sido constatado o diagnóstico de trombose, geralmente é necessário o tratamento imediato. Entretanto, se é necessária a permanência hospitalar ou não, só a equipe envolvida pode responder. Caso queira alguma outra opinião após a alta, sugiro marcar uma avaliação presencial”

      Boa sorte querida, beijos, da Mamãe Prática Fabi

      1. Estou com 15 dias pós parto Cesária ea 4 dias estou com muita dores na minha perna esquerda estou com medo oque possa ser

  4. Gostaria de saber se não tem a possibilidade de eu ter parto normal! Sou gestante de 25 semanas estou tratando de trombose e queria muito ter minha baby de parto normal! Posso tentar ou muito arriscado?

    1. Boa tarde Morgana,
      Não conheço seu caso, mas a trombose em tratamento é sim um fator limitante a se fazer um parto normal. Mais informações a respeito, só vendo seus exames e fazendo uma avaliação presencial.

      Tenho outras informações no blog: varizes.net.br

      Dr. Rogério Neser

    2. Boa tarde Morgana,
      Não conheço seu caso, mas a trombose em tratamento é sim um fator limitante a se fazer um parto normal. Mais informações a respeito, só vendo seus exames e fazendo uma avaliação presencial.

      Tenho outras informações no blog: varizes.net.br

      Dr. Rogério Neser

    3. Oi me chamo Jaqueline..tive trombose venosa 6 anos antes de engravidar …fiquei com muito medo mas a gestação foi tranquila usei clecxane dos 5 meses até o 9 mês e meias kendal…e tive parto normal tive uma hemorragia mas conseguiram conter …a recuperação foi ótima ..

      1. Oi Jaqueline, obrigada por compartilhar a sua experiência aqui com outras leitoras também. Beijos

  5. Olá
    Eu tive um coágulo cerebral no sétimo par à 5 anos atrás, depois de uma gestação difícil da qual não foi até o fim.
    Tive uma certa paralisia facial e membros.
    Não tive mais nada nesses 5 anos além de enxaquecas.
    Hj estou com 35 semanas de gestação e voltei a sentir dores de cabeça forte.
    Queria saber se posso ter um parto normal, se tem que ser Cesária, se corro algum risco?…
    Desde já obrigada.

    1. Olá Fernanda,
      A trombose venosa nas perna é algo muito diferente de um coágulo cerebral.
      Não posso afirmar sobre o risco de um parto normal sem conhecer as circunstâncias do seu problema de cinco anos atrás e seus exames da época.
      Sugiro conversar com a equipe neurológica que a assistiu na época e seu obstetra.

      Dr. Rogério Neser
      varizes.net.br

  6. Olá sou gerlane estou gravida de 5 meses e fui diagnosticada com trombosé venosa profunda na perna esquerda tenho 25 anos estou tomando anticuagolante clexsane meu maior medo e de embolia pulmonar .corro este risco?

  7. Olá Gerlane,
    De maneira geral, o risco de embolia vai diminuindo progressivamente com o tempo em função do tratamento. Porém para afirmar se você apresenta um risco de embolia, preciso de mais detalhes, que só podem ser efetivamente conhecidos em uma consulta médica. São importantes as informações sobre os fatores envolvidos na trombose, extensão da trombose, se o tratamento está adequado…

    Dr. Rogério Neser
    varizes.net.br

  8. Olá sou Elaine tive uma trambose a 5 dias só que ela já era antiga só que agora que tive o susto daí internada descobri que tô grávida de 7 semanas tô desesperada mas já tô tomando anticoagulante desde que fui pro hospital quais e o risco posso perder meu neném ?

    1. Olá Elaine, não podemos analisar seu caso sem uma avaliação médica. O ideal é que você procure um ginecologista/ obstetra, além do vascular, para fazer o acompanhamento de perto da gravidez, já que você acabou de ter um quadro de trombose e se trata de um quadro delicado. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  9. Olá. Tive trombose e embolia pumonar no final de 2014, pois usava anticoncepcional e imobilizei o pé devido a uma entorce. Estou com 34 anos e queria engravidar. Obrigatoriamente terei que tomar o anticoagulante durante a gravidez?

    1. Olá Jamile,

      A resposta à sua pergunta não é tão simples assim. Devem ser analisados vários fatores e somente uma consulta médica e talvez até exames complementares sejam necessários para esclarecer seu caso em particular.

      Att,

      Dr. Rogério Neser
      varizes.net.br

  10. Olá, tive trombose venosa cerebral em abril de 2017 e estava gravida de 3 meses. Tive alergia ao clexane, estou tomando fondaparinux, outro anticoagulante, e vou ganhar bebê daqui 15 dias. Tudo está tranquilo até o momento, porém estou com plaquetopenia, existe algum problema para cirurgia, minhas plaquetas estão em 132.000.000. Não tive nenhum sangramento na gravidez, estava com anemia, mas melhores da anemia. Ando preocupada com hemorragia, porém meu coagulograma esta normal. Tanto que a coagulação está abaixo do minimo que é 11, a minha é 10,80 seg. Dr Roger conhece esse anticoagulante?

    1. Olá Hissa,

      Conheço sim o fondaparinux, que é semelhante ao clexane. Seu médico possivelmente teve seus motivos para indicar o fondaparinux em detrimento a outros anticoagulantes.
      Suas dúvidas não são fáceis de serem esclarecidas sem uma consulta formal, entretanto procedimentos realizados com plaquetas acima de 80.000/mm3 não costumam trazer problemas ao paciente.
      Boa sorte.
      Att,

      Dr. Rogério Neser
      varizes.net.br

  11. Olá, tive tromboflebite nas duas pernas após o parto normal, ouvi dizer que parto cesárea têm mais chances de ter trombose, estou grávida novamente e estou querendo fazer cesárea para fazer ligadura, tenho muitas varizes até na virilha, qual o mais indicado normal ou cesárea?
    Posso fazer a cesárea?

    1. Olá Silvana,

      Realmente a cesárea está envolvida com uma maior chance de trombose, porém o aumento não é tão expressivo a ponto de ser uma contra-indicação absoluta ao procedimento.
      O mais indicado para você deve ser dito pelo seu médico.

      Att,

      Dr. Rogério Neser
      varizes.net.br

  12. Estou em tratamento de tvp na perna direita tomando equilis posso engravidar?

    1. Oi Keila, para responder a sua dúvida, o ideal é que você passe pela avaliação de um médico ginecologista/ obstetra, assim como um vascular, pois dependerá do seu quadro clínico e de saúde. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  13. Boa noite!
    Tive bebê a cinco dias atrás e desde o hospital comecei a inchar muito, não inchei assim nem na gestação. Dói muito os pés em cima e a panturrilha, hj comecei a sentir muita dor nas costelas, dói até pra respirar. Fiz cesárea, será que isso é normal?

    1. Oi Vanessa, o ideal é que você procure um médico para fazer uma avaliação o quanto antes (sei que não é fácil com um recém-nascido em casa…), pois é possível que você esteja com alguma reação à cirurgia ou do pós-parto mesmo. Boa sorte querida! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

      1. Se vc tiver uma dor mas perna como se fosse caimbra va pro hospital pois e trombose eu quase morri

  14. Tive embolia pulmonar em 2014, fiz tratamento por 7 meses e liberada pelo vascular e pelo pneumologista com tudo ok, e todos os exames ok, uso o Diu de Mirena, pretendo tirar para uma nova gravidez fui alertada pela médica do tratamento com Clexane durante toda a nova gestação, a minha dúvida é saber se o Risco de uma nova gravidez é muito alto .

    1. Oi Flávia! Enviamos a sua dúvida para o Dr. Rogério, mas ele informou que seria importante você passar por uma consulta, pois sem conhecer os detalhes do seu caso não é possível orientá-la.

  15. Olá meu nome é micheli ganhei meu bebê tem 5 dias e os meus pés estão bem inxado se, s era que posso ter desenvolvido a trombose confesso que estou com medo

    1. Oi Micheli, é normal termos bastante inchaço na gravidez e pós-parto, mas de qualquer forma seria importante você passar por uma avaliação médica. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  16. Ola sou andrea. Já tive trambose pós parto . É possível ter de novo nesta gestação? Obrigada!!!

  17. Olá sou Andréa. Tive trambose pós parto. Tenho probabilidade de ter novamente nesta gravidez? Obrigada

    1. Oi Andrea, o ideal é que você passe por uma avaliação médica para saber qual seria essa probabilidade, pois são muitos fatores envolvidos. De qualquer forma, como você já teve esse problema anteriormente, é preciso um cuidado especial e acompanhamento médico para tentar prevenir a doença. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  18. Boa noite, estou gestante de semanas..tenho um histórico complicado de varizes, já retirei as duas safenas e durante a gravidez tive uma aumento expressivo de varizes…meus pe esquerdo está toxo de tanta varizes e na coxa, verilha e genital saíram surgiram veias de calibre mais grosso…estou muito preocupada com o parto e pós-parto…no meu caso seria mais indicado uma cesariana??

    1. Oi Claudia, somente o médico para avaliar o seu caso com base nos exames clínicos, gestacionais, além de todo o seu histórico que você está relatando. Não sou médica, mas se a sua gravidez for considerada de risco é provável que seja indicado fazer uma cesariana. Boa sorte querida, beijos, da Mamãe Prática Fabi

  19. Oi tive minha bebê em Março e 20 dias depois descobri trombose venosa profunda fiquei internada 7 dias tomando clexane e daflon sai do hospital seguindo tomando clexane mas a secretaria da saúde não que mais me fornece tem algum outro tipo de medicamento para puerpera que amamenta a não ser clexane tenho mais dois meses de tratamento

    1. Oi Daiane, puxa imagino a sua dificuldade como recém-mãe com um quadro de trombose venosa. Espero que tudo fique bem. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  20. Estou gestante de 18 semanas tomo clexane, porém estou sentindo dores terríveis na perna e. Maio/2018 tive uma TVP com TEP, é possível desenvolver coagulos novos mesmo com medicação ? Estou super preocupada.

    1. Danielle, você precisa passar por uma avaliação médica para avaliar a causa dessas dores nas pernas e se têm relação com o seu histórico de TVP. Como você já teve esse problema o ideal é que sua gestação seja acompanhada por um especialista. Boa sorte querida, beijos, da Mamãe Prática Fabi

  21. Estou em tratamento de trombose dês do dia 23/08/2018
    Tomo xarelto e minha pergunta eh se Eu engravidar , tem risco de eu morrer ?

    1. Olá Silvia. Somente o seu médico para avaliar seu estado clínico e se é recomendável ou não engravidar, pois você está em tratamento fazendo uso desse medicamento… beijos, da Mamãe Prática Fabi

  22. Já tive uma troblofeblite em uma gestação a minha filha tem 4 anos e estou gravida com 18 semanas e com muito medo…por que da outra fiquei sem movimento das pernas do 6 mês ou 7 e ela nasceu de 8 meses e tenho medo nesta do pós parto…

    1. Oi Renata
      Imagino o sufoco e a sua preocupação, mas estou torcendo para dar tudo certo. É importante ter o acompanhamento médico 😉 bjs da Mamãe Prática Fabi

  23. Olá, estou grávida de 36 semanas tive muitas varizes principalmente na perna esquerda, a medica que me acompanhou disse no inicio da gestação que não tinha o que fazer só colocar aas pernas para cima porém outro Dr me passou o medicamento venovaz e o uso das meias kendal, ma já estava com 5 meses e com muitas varizes minhas pernas pioraram até agora fiz um doppler da perna esquerda e ainda não tinha nenhuma trombose mas o medico disse que não garantia que até o final da gestação não iria dar, me recomendou marcar uma cesariana o mais rápido possível e fazer muito repouso com as pernas elevadas e usar a meia, porém estou com muito medo pois estou lendo que o risco é maior após a cirurgia e nos 40 dias pós parto, o que devo fazer após o parto para diminuir as chances de ter trombose, minha medica disse que ira enfaixar minhas pernas no momento da cirurgia e 6 horas após ira me aplicar uma injeção que não me lembro o nome durante o período que estiver no hospital e o AAS.

    1. Oi Bianca, acredito que você já tenha tido o bebê e espero que tudo esteja correndo bem. Sei que o pós-parto é um período bem delicado, mas se possível o ideal é que você faça um acompanhamento com médico da área vascular. Mande notícia! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  24. Boa tarde estou grávida de 14 semanas,at a agora estou bem.Minha preocupação é que há 1 ano e 9 meses atrás tive tromboflebite no meu pós parto cesárea e tive que tomar clexane durante um mês.
    Quero saber quais os riscos e a probabilidade de ter um segundo quadro de trombose agora que estou grávida?

    1. Oi Wesllainey, diante do seu histórico seria interessante você fazer o acompanhamento da gravidez com um médico também da área vascular, dessa forma, o profissional poderá avaliar seu quadro clínico ao longo da gestação, os riscos e tratamentos, se necessário. Beijos, da Mamãe Prática Fabi.

  25. Ola a 6 anos atras tive trombose cerebral por causa do anticocepcinal nao tomo remedio anticoagulante e nunca mais senti nada.
    Eu quero engravida sera que tenho algum risco…?
    Moro fora fui ao ginicologista ele disse que poderia engravida sem problema, mas aera q nao e preciso tomar clexane?

    1. Oi Leticia
      Se possível, o ideal é que você faça uma avaliação com um médico da área vascular. Durante a gravidez também será interesse se puder fazer esse acompanhamento. Boa sorte:) beijos, da Mamãe Prática Fabi

  26. Gostaria de saber se posso fazer cirurgia. Pois tenho um bebê de uma ano e ele ainda mama.O fato dele mamar afeta algo no meu organismo? E o que vai ser utilizado de medicamentos no procedimento cirúrgico afeta em algo a ele?

    1. Oi Ana Alice, o ideal é que você passe pela consulta com um especialista que irá analisar o seu caso, pois algumas medicações não são indicadas quando estamos amamentando. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  27. Tive trombose na gestação perna esquerda . Faço uso clexane 60 12/12 horas .
    Vai diminuir no pós parto a dosagem ou mantém por qto tempo?

    1. Olá Souza, tudo bem? Infelizmente não conseguimos te ajudar com essa dúvida, pois somente um médico para avaliar o seu caso, principalmente após o parto. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.