Publicado em 2 comentários

Histórias cantadas: aprenda a contar histórias com música para seu filho

histórias cantadas

Olá meninas! O post de hoje é para ser divertido! É pra a gente deixar as preocupações e os afazeres um pouco de lado e aproveitarmos mais o tempo de qualidade com nossos filhos com histórias cantadas! Para isso, quero dividir com vocês esse artigo super bacana que a professora de musicalização infantil Débora Munhoz Barboni enviou pra gente.

A ideia é contar historinhas de forma mais dinâmica e envolvente, utilizando a música nesse contexto. Mais do que divertir, histórias cantadas podem se tornar um momento único em família, além de promover o aprendizado e estimular a imaginação. Com a palavra, Débora Munhoz Barboni:


Contando história com canções para meu filho

Contar histórias é sem dúvida uma das formas de comunicação mais antigas que existem.  Boas histórias passam de geração em geração e são capazes de mostrar e guardar a cultura de uma nação e não deixar morrer conhecimentos e valores.

Apesar do avanço das tecnologias, contar histórias continua sendo uma das formas mais eficientes de promover a aprendizagem, a reflexão, a descoberta e também de conectar as pessoas. Quando unimos uma boa história com música, o estímulo é potencializado e extremamente atraente para a criança.

Todos nós podemos desenvolver a habilidade de contar histórias se praticarmos. E já que estamos afirmando que uma história tem o poder de estabelecer vínculos e ajudar no desenvolvimento, porque não utilizar essa arte com nossos filhos desde cedo?

Para te inspirar, apresento no vídeo abaixo canções do folclore utilizando uma história para tornar a proposta mais interessante.

Que tal aprender essa atividade para dedicar um tempo de qualidade com seu filho no próximo final de semana ou nas férias? Veja as letras das canções utilizadas neste vídeo:

1, 2, 3 indiozinhos (folclore)

1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote

Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré (ou algum elemento surpresa) se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase,  quase virou

Pom, pom, pom (folclore)

Pom, pom, pom
Quem será?
São os indiozinhos
Podem entrar
Ole, ole, ole
Ole, ole, olá
Oi indiozinhos? Oi Dona Mariquinha
Sejam bem-vindos!!!

O índio tocou seu tambor (folclore)

O índio (nome da criança) tocou o seu tambor (nome de um instrumento musical. Ex. chocalho)
Que força ele fez para tocar
Quando o índio tocou o seu tambor
Todo mundo se alegrou


debora_munhoz

 

Débora Munhoz Barboni é mãe da Ana Beatriz, de 9 anos, e professora de musicalização infantil. Também é formada em Música / Artes e possui pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil. É autora da página Cantinho Musical no Facebook e no YouTube.

 

Queridas, espero que tenham gostado das dicas da professora Débora! Aqui em casa já estou colocando em prática a ideia de contar histórias cantadas e o Serginho está amando!

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos e nos ajude a levar informações de qualidade para mais famílias!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Luciana Morassi 

Leia também (mais posts com a professora Débora):

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

2 comentários sobre “Histórias cantadas: aprenda a contar histórias com música para seu filho

  1. Oi por favor, estou procurando uma versão dessa musica do “índio tocou o seu tambor”, se puder me ajudar. preciso muito dela e não estou conseguindo achar. Obrigada!

    1. Olá, essa é a página da Profa. Débora Munhoz Barboni, talvez ela possa te ajudar: https://www.facebook.com/cantinhomusicalprofDebora/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.