Publicado em Deixe um comentário

7 dicas na hora de preparar os lanchinhos de crianças

lanchinhos de crianças

Se você precisa preparar todos os dias lanchinhos de crianças, sabe como é preciso ter muita criatividade para variar os lanchinhos de casa e as lancheiras da escola!

Segundo a chef e nutricionista Karin Paciulo, professora do Namu Cursos e especializada em Nutrição Funcional, uma lancheira saudável e bem preparada fornece a energia necessária para que as crianças possam estudar e brincar, além de ser fundamental para seu desenvolvimento.

A especialista dividiu com a gente 7 dicas para a hora de preparar os lanchinhos de crianças. Veja só que bacana:

7 dicas na hora de preparar os lanchinhos de crianças

  1. Prepare uma lancheira completa

Coloque 1 fonte de carboidrato (mandioca, barrinha de cereal, pão caseiro, frutas), 1 de proteína (queijos, carnes e ovos) e 1 de micronutrientes presentes nas verduras, legumes e frutas.

“O carboidrato garante a energia necessária para as atividades diárias, já a proteína fornece os aminoácidos essenciais para o desenvolvimento estrutural e cognitivo da criança. Os micronutrientes são ricos em vitaminas e sais minerais responsáveis pelo bom funcionamento dos órgãos e pelo desenvolvimento do sistema imunológico”, explica a nutricionista.

  1. Otimize seu tempo

Prepare os alimentos com antecedência e congele-os. Segundo a nutricionista, a maioria deles é possível resfriar ou congelar sem perder seus nutrientes essenciais. “Mas se certifique quais são possíveis ir para geladeira”, afirma ela.

  1. Varie os alimentos

A nutricionista explica que é importante oferecer nos lanchinhos de crianças diversas opções de alimentos para obter grande número de vitaminas e minerais, fornecendo sempre novos nutrientes.

  1. Invista em receitas práticas e criativas

É possível, por exemplo, fazer versões mais saudáveis dos salgadinhos de festa – uma opção que as crianças amam! “Utilize farinha integral, que são ricas em fibras, e aproveite a base da receita para diferentes recheios”, sugere.

  1. Selecione opções coringas ricas em nutrientes

“As pastas para recheios são fáceis de fazer e ricas em vitaminas e minerais”, diz Karin. Elas podem compor a lancheira acompanhadas de pães caseiros de beterraba ou mandioca, por exemplo.

  1. Substitua doces por frutas

As frutas podem ser boas substitutas para os doces industrializados, nos lanchinhos de crianças. Algumas crianças, porém, podem ter dificuldades para aceitá-las na dieta. “Invista em variações diferentes: cozidas, assadas ou até incrementadas em receitas”, diz.

Adicione versões mais saudáveis dos produtos. Por exemplo, dê preferência para o bolo feito em casa.

“Diferente das versões industrializadas – ricas em açúcar, gorduras e aditivos químicos, os caseiros podem ser feitos com ingredientes mais saudáveis e ser complementados com fibras, gorduras do bem e bons tipos de açúcares”, explica.

  1. Envolva seu filho na preparação

Inclua as crianças na preparação dos pratos dos lanchinhos de crianças. Ensine-os a cozinhar, preparar receitas simples e provar diferentes sabores enquanto se divertem na cozinha.

“É muito importante incentivar as crianças a apreciar a boa comida. Criança que come bem é criança saudável. E criança saudável é criança feliz”, finaliza Karin.

Amor e nutrição em cada lanchinho

E a hora do lanche também é um momento especial e uma forma de “estarmos juntos” com nossos filhos, mesmo de longe, como quando deixamos bilhetinhos.

Além disso, é uma oportunidade para inserirmos alimentos diferentes que as crianças poderão experimentar quando estiverem junto dos amigos.

“Escolher os alimentos certos e fazer as combinações adequadas garantem os nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais para o bom desenvolvimento dos órgãos e do sistema imunológico”, diz a chef e nutricionista Karin Paciulo

Ideias de combinações de lanchinhos de crianças

Você ainda pode apostar no lúdico e deixar os lanchinhos dos filhos ainda mais divertido! Veja abaixo algumas sugestões.

Utensílios desses lanchinhos/lancheiras (marmita, cortadores, guardanapos, garrafinhas etc) você encontra na nossa loja: www.lojamamaepratica.com.br.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Receita de nuggets de frango caseiro

nuggets caseiro

Ingredientes:

  • 500g de peito de frango moído
  • 5 colheres de aveia em flocos
  • 2 colheres de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de alho poro
  • 2 ovos
  • Sal
  • Farinha de milho para empanar
  • Azeite para untar

Modo de preparo:

  1. Misture o frango, alho poro e sal até ficar homogêneo.
    2. Acrescente a farinha de aveia, ovo e três colheres de chá da farinha de milho e misture.
    3. Deixe a massa na geladeira para descansar por 15 min.
    4. Triture a farinha de milho com as mãos.
    5. Molde os nuggets, no tamanho que você desejar, passe-os no ovo e depois na farinha.
    6. Coloque para assar em uma assadeira untada com azeite no forno pré-aquecido.
    7. Deixe dourar por 20 minutos de cada lado.

Gostou deste post? Compartilhe com outras famílias!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fonte: Namu Cursos
Fotos: Mamãe Prática (lancheiras), Namu Cursos (nuggets)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.