Publicado em Deixe um comentário

Fotos retratam como crianças comem ao redor do mundo

Gregg segal

Fotógrafo Gregg segal viaja pelo mundo fazendo um registro divertido do que as crianças gostam de comer

Se você fosse fotografar tudo o que seus filhos comem ao longo de uma semana, como seriam essas imagens? Divertidas e coloridas? Ou sem graça e sem cor?

O fotógrafo norte-americano Gregg Segal viajou pelo mundo durante três anos para fazer um registro de como a globalização altera a relação de diferentes comunidades com os alimentos, especialmente o público infantil.

Durante essa trajetória, Segal pediu para 18 crianças, de 9 países (Alemanha, Brasil, Emirados Árabes, EUA, França, Índia, Itália, Malásia e Senegal) manterem um diário sobre tudo o que comeram em uma semana.

Em seguida, fez um retrato de cada criança com a comida que consumiram ao redor delas.

“Fui encorajado a encontrar regiões e comunidades onde a comida local nunca será completamente substituída por junk food, onde as refeições caseiras são o alicerce da família e da cultura, onde o amor e o orgulho são sentidos nos aromas de caldos, guisados e temperos”, destaca Segal.

O resultado desse projeto está no livro “Daily Bread: What Kids Eat Around the World” (em tradução livre: “Pão Diário: O que as crianças comem ao redor do mundo”).

O que tem na mesa

Cenoura, brócolis, alface, tomate, batatas, kiwi, maçã, pães, biscoitos e pipoca são alguns dos alimentos que fazem parte da alimentação de Cooper Norman, de 12 anos, que vive nos Estados Unidos.

Enquanto isso, na Itália, o garoto Andrea Testa, de 9 anos, gosta de comer macarrão, pepino, cenoura, alface, tomatinho cereja, assim como pizza, biscoitos de chocolate e pão com creme de avelã.

Já no Brasil, Ademilson Francisco dos Santos, de 11 anos, gosta de arroz, feijão, frango, macarrão, batata-doce, cenoura, tomate, laranja, abacate, além de bolo, bolachas e outros alimentos.

Comida caseira

Ao observar as fotos, é interessante perceber que alimentos ultra processados como biscoitos e bolachas fazem parte da alimentação da maioria das crianças, mas não substituem a base das refeições, geralmente compostas por alimentos locais variados, como diferentes tipos de grãos, vegetais, frutas, proteínas e tubérculos.

“Quando a mão que mexe a panela é da mãe ou pai, avó ou avó, as crianças são mais saudáveis”, analisa Gregg Segal.

O fotógrafo destaca que o objetivo mais profundo do Daily Bread é ser um catalisador para a mudança, vinculando-se a uma comunidade crescente que está cada vez mais atenta ao que se come.

Mais crianças pelo mundo

Anchal Sahani, 10, Chembur, Mumbai, Índia
Greta Moeller, 7, Hamburgo, Alemanha
Kawakanih Yawalapiti, 9, Alto Xingu, Mato Grosso, Brasil
Beryl Oh Jynn, 8, Kuala Lumpur, Malásia
Meissa Ndiaye, 11, Dakar, Senegal
Siti Khaliesah Nataliea Muhamad Khairizal, 9 anos, Kuala Lumpur, Malásia
Yusuf Abdullah Al Muhairi, 9 anos, Mirdif, Dubai, Emirados Árabes Unidos
Junho Grosser, 8, Hamburgo, Alemanha
Frank Fadel Agbomenou, 8, Dakar, Senegal
Leona “Nona” Del Grosso Sands, 6, Glendale, Ca
Davi Ribeiro De Jesus, 12, Brasília, Brasil
Sira Cissokho (11 anos de idade) Dakar
John Hintze, 7, Hamburgo, Alemanha
Rosalie Durand, 10, Nice, França
Ágata, Sicília, Itália

Fotos de Gregg Segal nos deixam uma reflexão

Além de ser um projeto fotográfico original que mostra diferentes culturas, achei bem bacana a reflexão sobre o que as crianças estão comendo.

Assim como na nossa casa, crianças de várias partes do mundo e de diferentes realidades socioculturais adoram bata-frita, biscoitos, chocolate e outras guloseimas (quem não gosta?), mas é interessante notar como a comida caseira também faz parte da vida delas com alimentos mais saudáveis e variados.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fonte e fotos: Gregg Segal

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.