Publicado em 2 comentários

10 frutas para fortalecer o sistema imunológico

Sistema imunológico fortalecido

Em tempos de gripes e resfriados, tudo o que queremos é proteger a nossa família garantindo que todos tenham um sistema imunológico fortalecido.

As frutas são uma ótima opção para ajudar a manter as pessoas longe de gripes e resfriados, pois muitas delas são ricas em vitamina C.

E a vitamina C é um nutriente que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia na absorção do ferro de outros alimentos, como os feijões e as verduras escuras.

O bacana das frutas é que são fáceis de serem consumidas por meio de sucos, geleias, saladas de frutas, sobremesas e outros preparos simples.

Mas, além dos tradicionais limão e laranja, existem outras frutas ricas em vitamina C que podem ser incorporadas na nossa alimentação e garantir um sistema imunológico fortalecido.

10 frutas para fortalecer o sistema imunológico

Selecionei abaixo 10 frutas ricas em vitamina C e outros nutrientes que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

As informações são baseadas no livro 101 Alimentos para Seu Filho Comer Antes de Crescer, da nutricionista Tatiana De Vuono.

Acerola
Possui 10 vezes mais vitamina C do que a laranja e a goiaba e quase 30 vezes mais do que o limão. Com apenas 10g de acerola, é possível atender a recomendação diária de vitamina C das crianças e adolescentes.

Dica: prepare sucos, picolés e geleias com a fruta. O suco de laranja com acerola fica bem saboroso!

Caju
Está no topo dos alimentos com vitamina C. Contribui para a proteção do sistema imunológico, além de fortalecer cabelos, pele e unhas. Também regula o metabolismo e ajuda na disposição.

Rico em minerais, como potássio e magnésio, além de compostos antioxidantes que previnem o envelhecimento das células.

Dica: prepare um sorvete com caju e coco.

Camu camu
Originada da Amazônia, é a fruta que contém mais vitamina C no mundo! Possui 20 vezes mais vitamina C do que a acerola e 100 vezes mais do que o limão.

Possui grandes concentrações de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes que ajudam a evitar e retardar diversas doenças.

Dica: pode ser encontrada em pó em lojas de produtos naturais.

Ciriguela
Fruta de cor amarela ou vermelha-escura, tem uma boa quantidade de zinco, mineral importante que aumenta a efetividade do sistema imunológico, evitando infecções respiratórias, diarreias e até pneumonia.

Dica: corte e ofereça fruta com casca para obter melhor benefício da fruta.

Goiaba
Fornece boa quantidade de vitaminas A e C, além de grande quantidade de licopeno, um antioxidante que combate radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam vários tipos de câncer.

Também ajuda a prevenir doenças coronarianas e fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo.

Dica: pode ser usada no preparo de molhos, substituindo tomates.

Kiwi
Contém altas taxas de vitamina C. Uma pesquisa com crianças em idade pré-escolar constatou que a fruta ajuda a reduzir pela metade a probabilidade de secreções e doenças semelhantes à gripe, diminuindo a falta de apetite, o mal-estar e a dor de cabeça.

Maçã
Possui nutrientes e compostos bioativos que exercem funções importantes no organismo pode ajudar nos sintomas de gripes e resfriados.

Dica: se a criança estiver com febre, ofereça uma maçã raladinha para auxiliar na redução da temperatura.

Então, aí vai outra dica: para as crianças com mais de 2 anos, a maçã cozida e misturada com mel ajuda a aliviar a tosse seca.

Mamão           
Rico em vitamina C, cálcio, potássio, fibras e minerais. Os carotenoides – betacaroteno e betacriptoxantina – presentes na fruta ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Dica: prepare vitaminas e combine o mamão com outras frutas para oferecer as crianças.

Manga
Fonte de proteínas, potássio e vitamina C, a manga ajuda na prevenção de problemas de visão, gripes, resfriados e até anemia. A manga do tipo palmer é a mais calórica e que tem mais vitamina C e potássio.

Dica: pode ser usada em bolos, compotas, geleias, mousses e molhos.

Tangerina
Fruta rica em vitamina C, protege contra resfriados e infecções, contribuindo para a absorção de ferro e a cicatrização. Possui carotenoides que funcionam como antioxidantes e protegem o organismo contra a deterioração das células.

Dica: prepare uma gelatina com a fruta.

Supersuco para sistema imunológico fortalecido

A acerola é versátil e pode ser combinada com outras frutas, como no caso dessa sugestão da jornalista Mariana Ferrão, em um livro que criou sobre sucos.

Para preparar o super suco é só bater todos os ingredientes no liquidificador:
– 1 pera
– 1 maçã verde
– 1 fatia de melão
– 1 polpa de acerola
– 8 cerejas
– 2 polpas de mirtilo (blueberry)
– 1 (colher) sopa de chia

Para a nutricionista Andreia Naves, que participa do livro, essa combinação pode melhorar o funcionamento do sistema imunológico, a saúde do fígado, da pele, dos ossos e ainda contribui para uma noite de sono mais tranquila.

Além disso, a pera e a maçã contêm fibras, que aumentam a saciedade, e outros nutrientes antioxidantes. O melão é fonte de vitamina A e potássio. A acerola tem muita vitamina C.

As frutas vermelhas, como a cereja e o mirtilo, combatem os radicais livres. Já a cereja também ajuda na formação da melatonina, o hormônio do sono.

A chia é fonte de fibras, proteínas, vitaminas, minerais e compostos bioativos. Por fim, a couve é um vegetal que reúne cálcio, fibras, vitaminas C, A e K.

Dica de mãe

Está com os filhos em casa sem ter o que fazer? Chame as crianças para a cozinha.

Peça para cada uma criar o seu super suco ou “suco maluco’! O que irão escolher? Que cor será o suco? Será docinho ou azedinho?

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse post com seus amigos e nos ajude a levar informação de qualidade para mais famílias.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fontes: Livros 101 Alimentos para Seu Filho Comer Antes de Crescer e Os Sucos da Mari.
Foto abertura: Freepik.com

2 comentários sobre “10 frutas para fortalecer o sistema imunológico

  1. Muito legal saber.
    Obrigada!

    1. Olá Lilian!

      Que bom que gostou do nosso post e dicas!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.