Publicado em 18 comentários

Nos bastidores de O Show da Luna!

Inspirada na curiosidade da personagem Luna, uma garotinha que quer saber tudo, que pergunta sobre tudo e é apaixonada por ciência, fiquei curiosa sobre a animação da Discovery Kids que leva o nome dela: O Show da Luna!

No YouTube (www.youtube.com/OShowDaLuna), você também pode conferir alguns vídeos da série e a canção “Quero saber”, que é bem gostosa de cantar:

Quando eu soube que se trata de uma produção nacional, fiquei bem feliz! Por isso, fui atrás de mais informações sobre essa série que tem feito muito sucesso entre as crianças. Vejam o que eu descobri sobre a animação nesta entrevista com a criadora da série, Celia Catunda, fundadora da empresa de animação TV Pinguim.

A personagem Luna foi inspirada em uma criança?
A maior inspiração para a criação da Luna é a curiosidade natural das crianças, mas é claro que muitas características da personagem surgiram do convívio com crianças de 5 e 6 anos de idade, especialmente com a minha filha Alice, que sempre foi super agitada e curiosa.

Quantos anos tem a personagem? E por que o nome Luna?
Ela tem 6 anos. Escolhemos o nome Luna, porque além de ser um nome que funciona no mundo inteiro, está ligado ao espaço e à astronomia, uma das paixões da personagem.

Por que ela tem um irmão? Ele teria quantos anos? E por que Júpiter?
Júpiter tem 4 anos, achamos que seria muito importante que a Luna tivesse um irmão, para mostrar uma relação legal e positiva entre irmãos. Júpiter é também muito curioso e em seu relacionamento com a Luna podemos ver que, embora ela tenha apenas 6 anos, já sabe bastante coisa se comparada a ele. Júpiter é um nome único e também se relaciona à astronomia, como Luna.
O Show da Luna!

Como foi feita a música principal? Por que foram escolhidos “elementos” como melancia, gato e lua? Essas perguntas foram feitas por alguma criança de verdade que tenha inspirado vocês?
Na canção “Eu quero saber…” procuramos brincar com perguntas engraçadas. A música é um elemento fundamental da série, capaz de aproximar as crianças do tema de cada episódio, traduzindo de forma lúdica situações e informações acerca dos seres vivos, dos processos científicos e do mundo em que vivemos. André Abujamra, diretor musical da série, compôs cada uma das 52 canções da série, cada uma com um tema diferente. As perguntas, sim, foram baseadas em questões que crianças em fase pré-escolar fazem. Além disso, “O Show da Luna!” contou com a consultoria pedagógica de diversos especialistas, entre eles psicólogos, educadores, escritores, físicos, astrônomos e biólogos.

Há mais alguma curiosidade sobre a série?
A criação de cada episódio da série foi um processo muito envolvente e divertido também para toda a equipe. O fato de cada episódio ter um faz-de-conta e um teatrinho trouxe muitas possibilidades criativas para a série e tudo foi feito com muito carinho. Todo este envolvimento se reflete na série, que ficou delicada, fofa e divertida, sem perder o foco em ciências como conteúdo, levando as crianças à investigação científica de forma natural. Ao perseguir as respostas para suas perguntas, Luna conduz as crianças pelo processo de questionamento científico e, assim, o conhecimento vai sendo construído pela soma de pequenas descobertas e suas interconexões.

Mamães, vamos prestigiar nossa produção nacional! Também dá pra acompanhar a série no Facebook (www.facebook.com/OShowDaLuna)

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Fotos: Divulgação/TV Pinguim

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

18 comentários sobre “Nos bastidores de O Show da Luna!

  1. Aqui em casa todo dia tem Show da Luna, rsrsrs

    1. Oi Cintia! Legal conhecer um pouco mais sobre vocês! O Show da Luna está entre as animações preferidas da Manu 🙂 Beijo grande pra você e sua filha, Mamãe Prática Mari.

  2. Parabens!!!!
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a criação e o objetivo do desenho!!! Até para nós mamães conhecermos mais sobre a Luna, e sabermos explicar as vezes qdo fica alguma duvida no ar para nossos pequenos!!!
    Um grande bjo e abraço…
    Marcia, Gustavo e Theo

    1. Olá Marcia! Fico muito feliz que você gostou do nosso post! Pois é, eu também adoro a animação e a Luna realmente ensina muitas coisas bacanas e nos ajuda muito na fase dos “porquês”. Minha pequena está justamente nessa fase. É um “porque” atrás do outro kkk Beijos, Mamãe Prática Mari.

  3. Adorei saber mais sobre a Luna, minha bb assiste desde q teinha 4 meses, hj ela tem 9 meses e se chama Alice, o show da Luna é um espetáculo lá na nossa casa, é só ouvir a música que a minha Alice começa a dançar rsrsrs, até o toque do meu cel é com a musica da Luna, eu amo esse desenho. Só estou ma expectativa de novos episódios.

    1. Que legal Naira! Adorei saber o quanto você gosta da Luna! Também gostamos muito. Beijos, Mamãe Prática Mari.

  4. Quero saber quem são os dubladores ^^

    1. Olá Paula,

      Contatamos os produtores e soubemos que os nomes dos dubladores não são divulgados.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

    2. Queren Raquel dubla a Luna

  5. De quem é a voz da música Eu quero saber, aqui no Brasil? De quem é a voz da Luna?

    1. Oi José, tudo? Contamos os produtores e eles informaram que o nome dos dubladores não são divulgados… Abraços, Fabi

  6. Lista dos dubladores do desenho – http://issuu.com/telaviva/docs/cat__logo_festivaltelas2014/81

    😉

    1. Oi Fábio no endereço que vc compartilhou diz apenas que a dublagem e de “Mondo” mas não é divulgado o nome dos dubladores.

      1. Olá, Ana. Tem o nome dos dubladores, veja em “elenco”. Essa é a dubladora da Luna: https://www.facebook.com/querenraqueloficial/info/?entry_point=page_nav_about_item&tab=page_info

  7. Parabéns pelo desenho, sou enfermeira, atualmente estou cuidando de uma criança de 6 meses e ela para tudo para prestar atenção na música e às vezes no desenho. Para falar a verdade eu estou apaixonada pela Luna, Júpiter e o Cláudio.

  8. Minha neta tem quatro meses, quando abre o ‘berreiro’ é só colocar na musiquinha de abertura da Luna…neném nem pisca os olhos, começa fazer a maior festa!!!

  9. Parabéns pelo desenho !minha filha acabou de fazer um trabalho sobre a personagem luna !

    1. Que legal Tati! Obrigada por passar por aqui. Beijos, Fabi Fontainha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.